A Unity Technologies, fabricante do Unity, um dos motores de jogo mais utilizados da atualidade, anunciou recentemente uma mudança em sua estratégia de negócios. A partir de janeiro do próximo ano, a empresa começará a cobrar alguns centavos de dólar por instalação de jogos de sucesso desenvolvidos com seu produto.
Essa mudança pegou muitos desenvolvedores de surpresa e pode resultar em alterações significativas no mercado de jogos.
O Unity é um dos motores de jogo mais populares da indústria de games e é utilizado por cerca de 230 mil desenvolvedores, que lançaram mais de 750 mil jogos com o motor. Alguns jogos famosos feitos em Unity incluem “Pokémon GO”, “Free Fire”, “Genshin Impact”, “Hearthstone”, “Among Us”, “Fall Guys” e “Hollow Knight”.
Essa mudança na estratégia de negócios da Unity pode ter vários impactos no mercado de jogos pode levar a adiamentos e debandada de empresas que estão insatisfeitas com essa nova política.
Veja também:
- Unity: entenda por que o motor gráfico surpreende ao mudar política de preços
- Estúdio de ‘Cult of the Lamb’ toma decisão drástica após mudanças da Unity
Empresas que estão no início do desenvolvimento de um jogo e que não concordam com a nova política da Unity podem optar por mudar para outro motor de jogo. Essa mudança pode ocorrer porque a nova política de cobrança pode aumentar os custos de desenvolvimento e reduzir a lucratividade dos jogos. Além disso, algumas empresas podem considerar que a nova política é injusta ou desfavorável aos desenvolvedores independentes.
A debandada também pode ocorrer entre empresas que já utilizam o Unity como motor de jogo. Essas empresas podem decidir migrar para outros motores de jogo que não cobram por instalação de jogos como o Unreal Engine ou o Godot, que oferecem mais flexibilidade e transparência nas licenças.
E há quem pense que isso será problema para as desenvolvedoras? Os jogos feitos em Unity também podem ficar mais caros para os consumidores, já que as elas podem repassar o custo das taxas para os preços dos jogos ou das microtransações.
As plataformas de serviço, como o Game Pass ou o PS Plus, podem ter que pagar uma comissão à Unity cada vez que um novo jogador fizer o download de um jogo Unity, o que pode afetar a rentabilidade desses serviços ou a disponibilidade dos jogos Unity neles.
A Unity pode perder competitividade e inovação no mercado de jogos, já que a mudança pode desestimular os desenvolvedores a criarem jogos originais e de sucesso com o motor da empresa.
Essas são apenas algumas hipóteses baseadas nas informações dadas pela empresa.
No momento, a Unity ainda não anunciou oficialmente como vai aplicar a nova política de taxas, e disse que está ouvindo o feedback dos desenvolvedores e que pode fazer ajustes na proposta.