Na sexta-feira, dia 26, a Daedalic Entertainment juntou-se à lista das desenvolvedoras que lançam jogos com problemas, e em resposta à reação do público, emitiu um pedido de desculpas público. Em um comunicado divulgado no Twitter, a empresa expressou sinceras desculpas pelo estado em que lançou The Lord of the Rings: Gollum aos fãs de J.R.R. Tolkien.
O comunicado foi emitido em resposta à grande repercussão negativa que o lançamento do jogo teve em consoles e PC. Com uma pontuação de apenas 36 no Metacritic (versão de PS5), o projeto já está sendo considerado uma das piores produções do ano de acordo com as críticas.
Veja o comunicado oficial:
“Reconhecemos e nos arrependemos profundamente que o game não atendeu às expectativas que definimos para nós mesmos ou para nossa comunidade dedicada. Por favor aceitem nossas mais sinceras desculpas por qualquer desapontamento que isso possa ter causado (…)”
A equipe responsável por The Lord of the Rings: Gollum declara estar atenta ao feedback do público, analisando cuidadosamente as críticas construtivas e sugestões recebidas. Além disso, eles asseguram que estão trabalhando diligentemente para corrigir os bugs e problemas técnicos apontados por diversos jogadores.
Segundo observações de John Linneman, da Digital Foundry, o lançamento problemático desta semana não é algo incomum e faz parte de uma tendência infeliz na indústria de jogos. Jogos como Forspoken, Halo Infinite e Star Wars Jedi: Survivor também foram lançados com problemas técnicos que resultaram em pedidos de desculpas. Essa situação levanta questionamentos sobre a possibilidade de existir um mercado para a criação de mensagens desse tipo para as desenvolvedoras.
The Lord of the Rings: Gollum está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.