Crítica: “Ahsoka” 1×07 chega na reta final com Thrawn no comando

Matheus Martins

Apesar de se reencontrar com Ezra Bridger, Sabine e seu amigo há muito tempo perdido se encontram em perigo com os Mercenários ordenados por Thrawn e Morgan Elsbeth avançam juntos dos Clones para um ataque.

O sétimo episódio de Ahsoka deixa o reencontro entre a padawan de Anakin e o Grande Almirante Thrawn cada vez mais perto. O vilão, sentindo que Ahsoka se aproxima, tenta estar dois passos a frente dela antes de cada investida, forçando seu pouso no planeta Perídea.

Do outro lado, Sabine e Ezra têm seu reencontro interrompido pelas investidas de Mercenários, Nightropers e os siths Shin e Baylan Skoll, que se aproximam do seu encalço. A guerra entre o Lado Sombrio e o Lado do Bem da Força parece prestes a alcançar o ápice, enquanto Thrawn parece cada vez mais próximo de concluir seu plano de deixar a galáctica.

Não falta muito para a série acabar, portanto o ritmo do sétimo episódio levanta uma série de dúvidas sobre como Ahsoka irá fechar todos os arcos – e mistérios – que trouxe consigo nesse mais novo spin-off de Star Wars.

Nos últimos episódios entendemos bem o quanto é importante rever Anakin, Thrawn, Ezra Bridger mais uma vez, no entanto só até um certo nível de nostalgia protege a produção de fazer com que nos perguntamos o que vamos fazer com isso agora. Para um episódio tão curto, a correria para conseguir salvar Ezra acontece muito devagar, sempre com belas sequências de ação, mas pouco desenvolvimento da história em si; parece que a série quer nos distrair para que tenha tempo de nos bolar para o que está guardando para o final e podia ter feito tantas abordagens diferentes; ao invés de um ciclo repetitivo de duelos já vistos previamente, por que não entregar os tão aguardados frutos do treinamento de Sabine com Ahsoka?

Mesmo para uma personagem com seu treinamento incompleto, é frustrante constatar que ela continua lutando mais como uma mandaloriana do que como uma Jedi.

Em termos de comparação com outros espisódios, o sexto é um capítulo lento em ritmo com provocações que chegam a encostar em assuntos que os fãs de Star Wars mais teorizam como o antigo jedi zeffoniano caído para o lado da força, Kujet, ou Abeloth, a mãe das duas entidades de Mortis.

Mas se for para brincar com alguma teoria, os fãs devem se voltar para Baylan Skoll, que se tornava cada vez mais confuso e mistério em suas palavras enigmáticas que voltam a aparecer em uma conversa com Shin Hati, e que também tomam formas de ações quando ele decide não intervir na luta entre os Mercenários e os Clones.

Com apenas mais um episódio para concluir a série, fica a torcida por finais que não tentem amarrar tudo de uma só vez e que acabem por demolir a bela construção que os primeiros episódios foram capazes de construir.

Série: Ahsoka

Direção: Dave Filoni

Elenco: Rosario Dawnson, Natasha Liu Bordizzo, Mary Elizabeth, Ivanna Sakhno.

Nota: 7,00

Novos episódios de Ahsoka chegam ao Disney Plus todas às terças-feiras.

Deixe um comentário