Crítica | “Dezesseis Facadas” usa e abusa do slasher

Matheus Martins

A Prime Video acaba de lançar um novo filme em seu catálogo que parece ter adentrado de vez na premissa do gênero slasher. Dezesseis Facadas – originalmente chamado Totally Killer – traz uma produção divertida, inventiva, ousada e bem emocionante.

Recheada de referências aos clássicos do slasher, o título é uma verdadeira viagem que usa e abusa do clichê ao seu favor e de uma maneira inteligente e boa.

Nós do Pixel Nerd já conferimos esse mais novo achado do streaming e temos a nossa crítica à respeito. Confira:

Dezesseis Facadas é um daqueles filmes que trazem diversão e emoção a toda vapor, com muito potencial para ser um fan favorite de sobra. Embora filmes do gênero embarquem sempre numa pegada investigativa – aquele whodunit que cansamos de ver – nessa nova adição da Prime Video é possível que você se sinta dentro de uma aventura.

Com direção da norte-americana Nahnatchka Khan e estrelado por Kiernan Shapka (O Mundo Sombrio de Sabrina), embarcamos em uma cidade marcada pelo incidente da morte de três adolescentes. Jamie, filha de uma mãe e pai atenciosos encontra dificuldade na hora de se conectar com eles. O motivo? Ela sofre do mal de uma nova geração que acha o clássico bem cringe e está disposta a cancelar qualquer um – inclusive os pais.

Em uma noite de Halloween após se desentender com a mãe, Pam, Jamie retorna para casa para descobrir que ela morreu, vítima de um assassino que a executou com dezesseis facadas… mesmo número de facadas que matou Tiffany, Marisa e outra jovem. De luto pela morte da mãe, sua melhor amiga cria uma máquina do tempo capaz de transporta-lá 35 anos antes no passado, quando sua mãe e as três jovens ainda eram vivas.

Por mais bizarro e abrupto que a ficção-científica seja introduzida na história, tudo é feito e explicado de maneira tão dinâmica que não choca a audiência ou a faz desistir; é o arco que uma heroína como Jamie precisa para resolver sua complicação e é bastante pertinente com sua personalidade – ela, sendo tão atual e preocupada com questões e piadas problemáticas é afrontada por uma série de pessoas de uma época que não se importam com isso.

A jovem Pam (interpretada por Olivia Holt de “Cruel Summer”) pode não ter grandes traços de atuação, mas sua versão mais velha feita por Julie Bowen entrega uma das sequências de perseguição mais emocionantes e incríveis já feitas antes em filmes do gênero.

Recheado de referências a filmes como Pânico, o humor que fãs da franquia da década de 90 tanto sentem em falta está em peso aqui, em sacadas do roteiro que por mais bobas que sejam, não são gratuitas e fazem parte da montagem de personagens e do mundo criado. É justo até dizer que com tanto potencial para uma mitologia, essa se torne uma franquia slasher que possa ser acoplada a tantas outras já feitas.

Em Pretty Little Liars: Um Novo Pecado, muitas pessoas reclamaram de uma personagem na série que apontava filmes e referências do mundo do horror o tempo todo. Quem for assistir Dezesseis Facadas vai ficar feliz em ver como a viagem no tempo não satura a personagem de Jamie, com Shapka trazendo o carisma necessário para que compadecemos com seu objetivo.

No fim das contas, o filme é uma baita viagem que promete surpreender e deixar feliz quem é amante do gênero.

Filme: Dezesseis Facadas/Totally Killer

Direção: Nahnatchka Khan

Elenco: Kiernan Shapka, Olivia Holt, Troy Leigh-Anne Johnson, Julie Bowen, Liana Liberato, Lochlyn Munro, Randall Park.

Nota: 8,00

Dezesseis Facadas está disponível na Prime Video.

Deixe um comentário