Crítica: “Enxame” é a série perfeita para quem gosta de Slasher

Matheus Martins

Nesse ano, a Amazon Prime Video lançou sua nova série Swarm/Enxame de humor ácido. Produzida por Donald Glover de Atlanta e Janine Nabers de Watchmen, a série que foca na parte tóxica de fandoms nasceu em meio a revelações chocantes de que teria sido baseada em fatos reais – algo que atesta logo no início dos seus capítulos.

Nós do Pixel Nerd já conferimos a série toda e trouxemos uma análise crítica sobre o que achamos da produção estrelada por Dominique Fishblack. Continue lendo para conferir!

Dominique Fishblack brilha como a serial killer “Dre” em Swarm

Para começo de conversa, uma das coisas mais importantes a saber sobre Swarm (ou Enxame, para quem quiser) é que a série, bem como o seu título, faz referência à “Behive” (Colmeia), nome dado ao fandom da cantora pop mundialmente conhecida, Beyoncé Knowles Carter. Essa pode parecer uma referência pequena, mas é de grande suma importante para o contexto geral da série, bem como tudo que acontece no universo dela.

Dre (Fishblack), uma jovem que faz parte do “Enxame”, é devota não a Beyoncé, mas a Ni’jah, uma cantora pop afro norte-americana que lembra bastante Beyoncé em vários aspectos. Quando dizemos que Dre é devota a Ni’jah, isso não é um eufemismo, visto que uma das primeiras ações impulsivas da personagem envolvem ela gastando todo o seu salário em ingressos para ver o show da cantora.

Dré não está sozinha na sua obsessão – pelo menos, no começo. Marissa (vivida por Chloe Bailey) também é louca pela cantora, embora um pouco mais contida e mais pé no chão nessa obsessão por Ni’jah. Ela reclama com Dre e chega a surtar quando descobre que a amiga gastou todo o dinheiro que deveria ajudar a pagar o aluguel em ingressos. É só uma questão de tempo para que a raiva de Marissa passe a ser a nosa também quando percebemos que a jovem não é uma fã comum. Afinal de contas, ela ameaça, mata, desgosta e está preparada para tirar do caminho quem quer que abre a boca para falar mal de Ni’jah. E, sim, isso inclui literalmente a morte.

A desculpa de Dre para todas as suas ações é a de que ela sente que tem uma forte conexão com Ni’jah e vemos isso durante vários momentos da série quando um clipe dela aparece na televisão e Dre fica hipnotizada com a música e com o que está vendo, não importando se está sozinha no quarto de um hotel ou em super-mercado onde todos podem vê-la. O amor de Dre pela cantora é inatural e esse é só o começo da sua personalidade.

Num contexto geral, a série é muito boa para quem está afundando agora nessa onda de slashers. Além de não ser genérica, a produção de Glover e Nabers torna Swarm uma viagem que se torna interessante a cada capítulo. Seu ritmo não é lento, nem rápido, mas preciso e decisivo para a narrativa que é fascinante e que contrasta com a natureza ousada da série. Se no primeiro capitulo estamos acompanhando a vida de Dre, no segundo acompanhamos ela começar em uma nova cidade como uma dançarina de boate, só para no terceiro vermos que ela desistiu dessa vida para se infiltrar em um condomínio de casas ricas cheia de famosos. É como uma aventura, um On The Road pela narrativa do cara mau – ou garota má, nesse caso.

E claro, o que não falta é sangue. Dre deixa sua marca para todo lado, dando tiros, facadas, apunhaladas e mortes de todo o tipo, mas se prepare para ser pego de surpresa porque quando achar que sabe qual será o seu próximo passo, a jovem irá fazer algo completamente oposto do esperado.

Um dos episódios mais impressionantes – e o meu favorito de todos, é o episódio 6, onde a série desvia o foco de Dre para Loretta Greene, uma detetive que decide investigar a trilha de corpos deixadas por Dre em toda a série. Exatamente como o comentado episódio 8 da terceira temporada de Twin Peaks, esse é o coração de Enxame que é carregado e recheado de metalinguagem, humor e sátira do começo ao fim. É muito engraçado ver Loretta tentando reunir todas as peças de cada um dos acontecimentos que vimos na série e, certamente, é como um grande aceno final dado pela equipe criativa do show antes do verdadeiro finale que, apesar de ser ambíguo, é tão grandioso quanto.

Fica na espera que os comentários da produção sobre uma possível 2ª Temporada deixem de serem abertos para uma renovação mesmo de fato, visto que a série interessa ao ponto de querermos morrer para saber não só como Dre continuará sua história após tudo que aconteceu, mas como a série irá abordar uma possível continuação.

Série: Swarm (Enxame)

Direção: Adamma Ebo; Ibra Ake; Donald Glover; Stephen Glover

Elenco: Dominique Fishback, Chloe Bailey, Billie Eilish, Damson Idris, Rickey Thompson e Heather Simms

Nota: 10

Swarm está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.