Dia do Irmão: séries, filmes, jogos e animes com personagens e seus parentes

Matheus Martins

Hoje (05) é Dia do Irmão no Brasil e nada melhor do que comemorar esse dia relembrando alguns parentes de diversas produções tanto passadas quanto atuais.

Séries, filmes, jogos e animes – eles parecem estar em todo lugar, cada um com sua personalidade, do jeito que uma família tem que ser.

House of Dragon

Depois de três anos após o final de GOT, a série de sucesso da HBO finalmente voltou com tudo em House of Dragon, spin-off também baseado nas obras do escritor George R. R. Martin. Nesta nova história, somos apresentados ao mesmo universo de passado 172 anos antes de Daenerys Targaryen.

A nova série não desaponta nas já tradicionais intrigas familiares que tantos conhecemos. Antes do legado que rendeu oito temporadas, Rhaenyra Targaryen é eleita como sucessora do trono anos após as ações contra a coroa de Daemon Targaryen, o irmão do Rei Viserys, e a partir daí começa a ser questionada pelo treino se daria uma boa rainha.

O sangue entre parentes fala alto na série, desde a relação entre o pai de Rhaenyra indo ao trono no lugar da irmã Rhaenys Velaryon, que acaba ficando conhecida na série como A Rainha Que Nunca Foi. Seu marido tem planos de tomar a coroa a força devido a inatividade do Rei.

A própria Rhaenyra reflete essas relações ao demonstrar, já nos primeiros episódios da nova série, insegurança em perder seu título prometido para Aegon, o filho mais novo do rei. Apesar de não serem exatamente parentes, Rhaenyra também entra em conflito com Alicent Hightower, quem antes já foi sua amiga (e agora madrasta) devido a uma pressão da coroa em cima do Rei Viserys.

Stranger Things

Stranger Things foi uma das séries mais populares do ano devido a sua bem-sucedida nova temporada. O quarto ano da série quebrou o recorde de 1,26 bilhões de séries assistidas na plataforma Netflix.

Porém se tem uma coisa pela qual a série também ficou conhecida foi nas suas relações, não apenas pelo senso de família que une os personagens, mas como os laços sanguíneos se entrelaçam na produção. Quem aí não se lembra de Jonathan Byers, o irmão de Will que some na primeira temporada, em uma busca incessante pelo irmão até o Mundo Invertido?

Na segunda temporada, a relação dos irmãos se intensificou quando Will começou a sofrer bullying na escola quando alguns garotos da sua classe o chamaram de Garoto Zumbi. Na terceira, a relação até que decaiu, mas depois sobreviveu à quarta temporada onde Jonathan revelou de forma importante estar do lado do irmão ao ter conhecimento de sua sexualidade.

Além dos irmãos Byers, outros pares de irmãos fazem um contraste significativo na série, como as provocações de Mike e Nancy, Erica e Lucas, e Max e Billy que foram um ponto importante e chave para a personagem de Sadie Sink nesta quarta temporada.

Viúva Negra

Thor e Loki não são os únicos irmãos do MCU. Caso você não saiba, a 4ª Fase de filmes da Marvel ficou encarregada de nos apresentar mais uma personagem das HQs: Yelena Belova.

A personagem, até então apenas conhecida no background do Universo da Marvel, foi criada para ser uma assassina na Sala Vermelha do Departamento X ao lado de Natasha Romanoff, a Viúva Negra. Ao se encontrarem, mais velhas, as duas tem um rápido duelo antes de se unirem contra um plano que ameaça colocar a vida delas e de outras “Viúvas Negras” por aí.

Quando Yelena volta do “blip” causado pelo vilão Thanos, é apenas para a personagem descobrir que sua irmã está morta o que a faz sentir uma grande perda e um sentimento de vingança por Clint Barton, o Gavião Arqueiro, de quem acaba indo atrás na série de nome homônimo da Disney+.

Ela teria acabado executado seu plano perfeitamente não fosse por Kate Bishop, a fã do herói que também protagoniza a série.

Sandman

O relacionamento entre os Perpétuos é uma das peças-chaves para a série de adaptação da Netflix, Sandman.

Baseada nas histórias de Neil Gaiman, a produção começa quando um dos sete perpétuos, Morpheus, ou Sonho, é aprisionado no lugar de sua irmã Morte por um feiticeiro ganancioso. Centenas de anos após seu exílio, o personagem retorna em busca de seus artefatos para trazer equilíbrio e ordem para o mundo e para o seu reino.

Em um dos capítulos da série, Sandman encontra sua irmã e eles tem uma profunda conversa sobe vida e morte. Apesar de serem seres poderosos, ela demonstra preocupação com seu desaparecimento de uma forma bastante emocionante.

Além disso, é graças a ela que Morpheus reencontra um velho amigo seu, Hob Gadling. No entanto, Morte não é a única parente do personagem – Desejo, por exemplo, se alia a um plano de destruí-lo.

Euphoria

Em Euphoria, o relacionamento entre irmãs também é algo bastante forte e com certeza emocionante.

Logo desde sua primeira temporada, ficamos sabendo que Rue (interpretada por Zendaya) teve uma recaída em seu uso de opióides e que sua irmã Gia foi quem teve que chamar a ambulância para ela. A partir daí, a relação entre as duas fica um pouco conturbada quando Rue tenta impedí-la de usar maconha.

Mas, além das duas, Lexi e Cassie também possuem um relacionamento importante na segunda temporada quando Lexi acaba fazendo uma peça magoando os sentimentos da irmã que é um pouco mais madura. Elas brigam, Cassie ameaça bater nela, mas é Maddy (sua ex-melhor amiga) quem acaba dando uma surra na garota.

Em outro momento importante da segunda temporada, Fezco e seu irmão Ashtray também têm uma relação importante para a série quando o pequeno assassina duas pessoas e acaba complicando tudo para o amigo de Rue.

Uncharted

No mundo dos games, os relacioamentos familiares também não fogem muito do destaque.

Em Uncharted, por exemplo, o protagonista Nathan Drake acreditou por anos que seu irmão, Sam Drake, estava morto após uma missão feita para honrar a mãe deles, a arqueóloga Cassandra Morgan. Quando ele retorna, os dois partem para mais uma missão que conclui a saga de videogames da Naughty Dog.

O personagem acaba traindo Nathan, mas logo depois os dois se reconciliam e se tornam aliados por uma última vez.

Halloween

Eternos inimigos, a final girl Laurie Strode e Michael Myers chocaram os fãs da franquia de Halloween ao se revelarem irmãos no segundo filme da franquia.

O longa estrelado em 1981, Halloween – O Pesadelo Continua, ficou marcado com a conclusão que o filme obteve para explicar o motivo pelo qual o assassino de babás continuava indo atrás de Laurie.

A revelação, no entanto, não agradou muita gente e por essa razão no reboot de 2018 que desconsidera a cronologia dos filmes anteriores, exceto pelo primeiro, uma nova proposta foi feita apagando esse plot e dando outra motivação – ainda não exatamente revelada – do porque Michael continua matando.

Pânico 5

Mais um par de parentes no universo slasher são as irmãs Sam e Tara que protagonizam o novo capítulo da franquia de Pânico.

Estreado em janeiro desse ano, o longa volta para a cidade de Woodsboro com um novo mistério: quem é o assassino da vez? Quais as suas motivações?

No começo do filme, nos é apresentado Sara, cuja origem secreta é de que ela é filha de Billy Loomis, o primeiro killer original da franquia. Sara convive com esse segredo há anos, escondendo o fato até de sua irmã, Tara Carpenter.

Ao revelar para Tara, as duas brigam, mas acabam se reconciliando com Sam unindo o grupo de amigos da irmã para descobrir quem é o verdadeiro killer.

The Quarry

The Quarry é o novo jogo de terror da Supermassive Games, mesma desenvolvedora de Until Dawn que estreou em 4 de Agosto de 2015.

Bastante julgado por seu preço de mais de R$ 300, 00 reais, a história de The Quarry apresentou um mistério envolvendo os nove monitores de um acampamento de verão. Após um integrante sabotar a saída dos jovens para fora da área, uma série de mortes passam a ocorrer no lugar.

Enfim, após o gameplay, é revelado que o assassino é o filho de um dos irmãos Hackett e que na verdade se trata de uma vítima do vírus licantropo que transforma qualquer pessoa infectada num predador sanguinário.

Os irmãos Hackett, tanto o xerife quanto o dono do acampamento, são quem protagonizam o centro dessa história.

Martha is Dead

No caso de Martha is Dead, da LKA Studios, a trama ambientada em 1944 é totalmente centrada em duas irmãs que vivem as consequências da segunda guerra mundial.

Martha e Giulia tem uma relação aprofundada e íntima, pelo menos até o momento em que Martha é encontrada morta de uma maneira esquisita. A partir disso, Giulia decide roubar a identidade da irmã, que era surda, para resolver o mistério e descobrir o que realmente a matou: as consequências da guerra ou a família extremamente tóxica que acha que ela não está ouvindo.

A relação das duas é um fator importante já que é nos flashbacks entre elas e nas memórias que vivem as respostas para todas as perguntas de Giulia.

Inuyasha

Quem não se lembra dos dois irmãos youkais de Inuyasha estava vivendo errado esse tempo todo.

O anime era centrado na história de Inuyasha, um meio-youkai que se apaixonou pela humana Kikyou que o aprisionou.

No decorrer dos episódios, Sesshomaru, seu meio-irmão e youkai completo tenta assassiná-lo diversas vezes durante o anime já que o personagem odeia o lado humano do irmão.

Porém, depois que o personagem é salvo pela humana Rin, seu coração amolece e ele passa a ser um dos muitos aliados do irmão.

Cavaleiros do Zodiáco

Se você é fã de animes, é impossível não reconhecer uma das maiores duplas de Cavaleiros do Zodíaco.

Shun e Ikki, assim como vários jovens orfãos da Fundação Kido, foram enviados para diferentes lugares no mundo para se tornarem cavaleiros. Após anos, Shun é o único a retornar. Ikki, por outro lado, se corrompeu pelo poder e chega a roubar a Armadura Sagrada de Ouro de Sagitário, se tornando assim um dos primeiros vilões do anime.

Porém, após voltar para o lado do bem, o que não falta em todas as sagas é a costumeira entrada de Ikki que sempre aparece para salvar o mais novo dos apuros.

Ikki também é um ponto chave nos arcos mais para frente, quando se lembra que Pandora disse que Shun era o receptáculo prometido do Deus Hades.

Succession

Succession da HBO não é uma exceção.

A série de drama da HBO chegou a sua terceira temporada depois de construir um enredo fortíssimo, carismático e envolvente. A trama que tinha tudo para se tratar de um “Brothers & Sisters” versão gananciosa se aprofunda no estudo de personagens redondas, os filhos de Logan Roy: Connor, Kendall, Shiv e Roman.

Competindo por dinheiro e os negócios milionários do pai, eles irão passar por cima uns dos outros e são literalmente capazes de tudo nessa corrida.

Bridgerton

Na série da Netflix baseada nos livros de Julia Quinn, os Bridgertons são uma família da alta realeza de Londres centrada nos romances de época.

Cada temporada da série, assim como os livros, foca no romance de um irmão diferente e no amadurecimento de irmãos, como por exemplo Eloise que é o contrário de sua irmã Daphne, a “Diamante” prometida da Rainha no primeiro ano da série.

Atualmente, a produção conta com duas temporadas e uma terceira a caminho.

Encanto

O último item nessa lista é Encanto, animação musical da Disney.

O filme deu um show de representatividade em dezembro de 2021 ao lançar personagens com traços com os quais pessoas puderam se identificar e explorar a cultura de deslocamento colombiana.

O longa gira em torno da família Madrigal, mais precisamente Mirabel, a única integrante da sua família de primos que não possui poderes, as habilidades proporcionadas pela Casita.

Ao tentar solucionar um mistério envolvendo o seu perdido tio Bruno, Mirabel vive em brigas com a irmã Isabela, de quem se sente bem distante.

No final, as duas acabam resolvendo as diferenças chegando a um dilema sobre perfeição e pressão famiiar.

Bom, esses foram os parentes das produções que nós do Pixel Nerd resolvemos trazer por aqui hoje. Você conhece outros irmãos que valem a pena ter sido mencionado? Deixe a gente saber através dos comentários.