Post atualizado: Elon Musk, o bilionário excêntrico, revelou todos os detalhes sobre o implante da Neuralinknesta sexta-feira (28) – você pode conferir o que ele disse nesta outra notícia. Também deixo abaixo o link para a apresentação completa:
Post original: Elon Musk disse que a Neuralink, sua empresa de neurotecnologia, demonstrará um “dispositivo” funcional às 19h de sexta-feira.
Para quem nunca ouviu falar da empresa, pode parecer algo simples que não merece atenção, mas Musk tem grandes promessas para esta companhia.
A expectativa é de que uma interface que conecta cérebro e máquina seja apresentada.
O bilionário já falou diversas vezes de como a tecnologia robótica pode ajudar humanos a acompanhar a IA, complementando nossa capacidade cerebral.
Agora, seu objetivo é muito mais simples: criar um dispositivo implantável que permita às pessoas controlar telefones ou computadores com a mente.
A maior revolução após o touchscreen.
O que a Neuralink de Elon Musk vai apresentar?
Musk anunciou inicialmente a “atualização do progresso” de 28 de agosto em julho, e agora oferece mais detalhes sobre o que será mostrado.
Ele diz que a atualização incluirá a revelação de um robô projetado para conectar a tecnologia da empresa ao cérebro.
Além disso, ele promete demonstrar o funcionamento de neurônios funcionando em tempo real, embora não esteja claro exatamente o que isso significa.
Mesmo em comparação com outros empreendimentos de Musk, como Tesla e SpaceX, este parece ainda mais ambicioso.
A empresa quer se conectar ao cérebro usando eletrodos flexíveis mais finos do que um fio de cabelo humano.
A tecnologia mais recente deste tipo atualmente utiliza fios que são capazes de danificar o órgão, então será interessante ver o que será apresentado.
De qualquer forma, tá aí um gadget que não vale a pena ser um early adopter.
Inserir eletrodos flexíveis não é uma tarefa fácil, é algo extremamente desafiador, sensível.
Justamente por isso que Musk está nessa, ele pretende construir uma máquina capaz de executar este trabalho com perfeição.
RELACIONADOS:
Elon Musk critica concorrente da SpaceX: “um desperdício total de dinheiro do contribuinte”
Filho de Elon Musk com Grimes é o sexto do bilionário
A ideia é fazer a instalação de dispositivos Neuralink sem precisar de anestesia geral, o que ainda assim exigiria profissionais extremamente qualificados para a tarefa.
Seja para acompanhar o processo, ou até mesmo para configurar as etapas, enfim.
Mas isso ainda não está pronto para ser exibido, de acordo com Musk.
Devemos ver alguma demonstração surpreendente, mas não ao ponto de acompanharmos uma implementação em plena execução.
Muitos cientistas deram as boas-vindas ao envolvimento de Musk neste campo médico, por causa do enorme potencial que este tipo de estudo tem para curar pessoas paralisadas ou com distúrbios neurológicos.
Outros alertaram que suas afirmações sobre a utilidade futura desses dispositivos estão longe de ser comprovadas, e seus prazos para o progresso são excessivamente otimistas.
A Neuralink disse no ano passado que iniciaria os testes clínicos até o final de 2020, mas não deu nenhuma atualização sobre essa meta.
A Neuralink ainda não anunciou oficialmente como você poderá assistir ao evento de sexta-feira, mas ficar de olho no canal da empresa no YouTube parece uma aposta segura.
Como assistir à apresentação?
O canal oficial da Neuralink fará a transmissão mostrando o dispositivo misterioso de Elon Musk, assista abaixo: (estava prevista para começar às 19h no horário de Brasília, mas atrasou).
Via: 4gnews