A última vez que falamos sobre a batalha entre Epic Games e Apple, uma estava processando a outar e esperando uma posição do tribunal.
Apple removeu a Epic do programa de desenvolvedores de aplicativos e a Epic entrou com outra ação para pedir a espera.
Agora, a Apple respondeu esta ação mostrando um e-mail datado de 30 de junho. A mensagem teria sido enviada por Tim Sweeney, CEO da Epic.
No texto, Sweeney pede aos executivos da Apple que deixem sua empresa contornar os sistemas de pagamento da empresa da maça.
Epic Games é a causadora de todo o problema
A Apple está acusando a Epic Games de todo o problema e transtorno gerado.
Isso por que a empresa atualizou Fortnite para que o sistema de pagamento fosse mais caro para quem comprasse itens através da loja Apple.
Contornar os sistemas de pagamento é uma uma violação das políticas do iOS.
RELACIONADOS:
Apple quer banir Epic Games do iOS e macOS definitivamente
Epic Games: Google obriga OnePlus a retirar Fortnite de seus celulares
Epic Games ganha apoio de Spotify na guerra contra Apple e Google #FreeFortnite
Em seguida, a Epic entrou com um mandado de segurança, seguido por um pedido para impedir a Apple de retirar seus produtos da loja.
O pedido de hoje da Apple atende ao pedido da Epic para o que o fabricante do dispositivo e do computador chama de “alívio de emergência”.
Ele começa com uma declaração argumentando que o problema que a Epic está tentando resolver é de sua própria responsabilidade, causado pela quebra deliberada de seus acordos com a Apple.
Todas as alegadas lesões para as quais a Epic indevidamente busca alívio de emergência podem desaparecer amanhã se a Epic resolver sua violação.
A Apple ofereceu à Epic a oportunidade de resolver o problema, de voltar ao status quo antes que instalasse seu “hotfix” que originou esta tremenda bagunça, e de ser bem-vinda de volta à App Store.
Tim Sweeney teria enviado um e-mail à Apple em junho deste ano, solicitando que sua empresa pudesse criar opções de pagamento exclusivas dentro da versão iOS do Fortnite e outros jogos. Do email:
Por causa das restrições impostas pela Apple, a Epic não pode fornecer aos consumidores certos recursos em nossos aplicativos iOS. Gostaríamos de oferecer aos consumidores os seguintes recursos:
1) Opções de processamento de pagamento que não sejam pagamentos da Apple, sem taxas da Apple, em Fortnite e outro software Epic Games distribuído por meio da iOS App Store;
2) Um aplicativo concorrente da Epic Games Store disponível por meio da iOS App Store e por meio de instalação direta que tem acesso igual aos recursos do sistema operacional subjacente para instalação e atualização de software que a própria iOS App Store tem, incluindo a capacidade de instalar e atualizar o software perfeitamente como a experiência da App Store do iOS.
A resposta de seis páginas por e-mail da Apple à mensagem de Sweeney, entregue em 10 de julho, é melhor resumida como “Hahahahahaha não”.
Sweeney expressou seu desapontamento com a resposta deles em 17 de julho, dando início a tudo que estamos acompanhando agora.
Epic Games não foi egoísta
A Epic Games, apesar de ter pedido os benefícios listados, também teria pedido o mesmo para outros desenvolvedores, segundo explica Tim Sweeney.
O e-mail original de Sweeney para a Apple contém uma linha mencionando outros desenvolvedores iOS:
“Esperamos que a Apple também torne essas opções igualmente disponíveis para todos os desenvolvedores iOS, a fim de tornar as vendas e distribuição de software na plataforma iOS tão abertas e competitivas quanto no computadores pessoais.”
Tim Sweeney acessou o Twitter após o arquivamento da Apple, apontando exatamente isso em uma resposta a Rod “Slasher” Breslau.
Resumindo, o e-mail original que a Apple utilizou para incriminar a Epic Games está público e mostra que a Epic realmente pediu que as mudanças fossem feitas para todos os desenvolvedores.
Via: Gamespot