A Fase 5 da Marvel deveria ser a abertura para a continuação do UCM (Universo Cinematográfico Marvel) que, após tantos anos, teve o maior crossover de todos os tempos, convidando heróis de todos os filmes antes de 2019 a se juntarem contra um inimigo perigoso e comum.
Como esperado, as próximas fases da Marvel já deviam estar preparando o terreno para o próximo algoz (e, por que não, algozes?) que devemos ver o grupo de heróis enfrentando nos próximos filmes. E muito embora o universo dos filmes esteja acertando isso em alguns lugares (estou falando com você, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre), quando falamos de consistência, é preciso que ela crie espaço nas telonas para que vejamos esse plano ganhar forma. Ou seja: aqui está teoria, mas onde está a prática?
Uma cena em particular do mais recente filme da Marvel tem deixado os fãs com vergonha alheia – ou, até mesmo, facepalm (mão na cara) se você preferir.
Depois de tantas sequências de ação, tantas viagens no mundo quântico e reviravoltas envolvendo quem é Kang, o que ele quer, o que ele fez (colado a isso, o que Janet Van Dyne esconde) somos apresentados uma resolução de um combate envolvendo o vilão M.O.D.O.K que meio que resume exatamente tudo o que você precisa saber da Marvel agora.
Após ser derrotado e estar rendido no chão, o personagem vivido por Corey Stoll recorre a Cassie Lang, a filha do Homem-Formiga. Seu arco de redenção começa quando a garota pede que ele simplesmente pare de ser “um babaca”.
O diálogo, que não era nem para estar ali, continua com Modok respondendo que já era tarde demais para ele deixar de ser babaca, ressignificando que seu personagem não tinha jeito. Estava bom, estava ótimo e estava de bom tamanho. Mas a coisa simplesmente degringolou para algo mais quando Cassie disse “Darren, nunca é tarde para ser babaca”.
Pronto. A genialidade da Marvel em criar um diálogo desses para um filme que deveria ser o marco zero para a próxima fase logo virou alvo das reações mais engraçadas, com a cena sendo citada de forma irônica em várias páginas do Facebook.
Confira algumas reações de internautas que assistiram a cena nos cinemas:
Como se não bastasse a zueira, muitos comentaram o quanto o visual de Modok lembrava bastante o do Senhor Eletro, vilão do clássico Sharkboy e Lavagirl, já que seu rosto está na única parte do corpo do personagem como no filme infantil.
Esse é o pior jeito de começar uma nova fase
Embora seja engraçadada, a cena resume muito o que o universo Marvel têm se tornado para os fãs recentemente. Ao não conseguir repetir o feito de grandes produções que culminam para um crossover, a Marvel está investindo na pluralidade: séries de humor, especiais de natal e Halloween – o que não chega a ser ruim, mas passa a ser demais.
Com certeza, havia tanta coisa para adaptar e ser feita que alguém não foi amigo o suficiente de Kevin Feige para questionar ao empresário se aquela cena realmente deveria ir ao ar. Com todos os seus problemas, não tem como não acabar o elegendo como o pior jeito de começar uma nova fase para um universo tão ambicioso como esse.