O Dia das Bruxas, ou Halloween, é uma data que desperta a imaginação de muitos, quando o macabro e o sobrenatural ganham vida nas telas.
Enquanto o gênero do terror é frequentemente dominado por títulos populares e franquias conhecidas, há algo de singular na descoberta de um filme menos badalado, mas igualmente aterrorizante. Com tramas envolventes, personagens cativantes e reviravoltas surpreendentes, a Prime Video acaba de adicionar ao seu catálogo um projeto obscurecido pelo grande público que tem o poder de ser um favorito cult de muita gente.
O filme é Dark Harvest, que aqui no brasil ganha o título que ninguém nunca ouviu falar, “Colheita Sombria”. A produção é norte-americana, e tem como diretor David Slade, que também é responsável por filmes como A Saga Crepúsculo: Eclipe (2010), Menina Má.com (2005) e o filme interativo para streaming da Netflix, Bandersnatch (2018), derivado da série Black Mirror.
Em uma pequena cidade do meio-oeste americano, um ritual anual e mortal se desenrola quando o pesadelo mítico, Sawtooth Jack, surge dos campos de milho e desafia os garotos adolescentes da cidade em uma sangrenta batalha pela sobrevivência.
Richie Shepard (Casey Likes) vive à sombra de seu irmão mais velho, que venceu o “Prêmio de Outubro” no ano passado e conseguiu sua passagem para sair da cidade. Para provar seu valor e se juntar ao seu irmão, Richie se alia a Kelly Haines, uma sonhadora inquieta que fará de tudo para escapar dessa cidade sem futuro.
No entanto, há algo de estranho na cidade, não somente na tradição. Após um membro da família ser campeão do Prêmio de Outubro, nenhum outro membro da sua família pode participar. Durante a noite, as mães prendem seus filhos e deixam com que eles passem fome e o xerife da cidade, Jerry Ricks, não deixa ninguém passar pela fronteira, assim como os pais que mal tocam no assunto.
Esse é um dos muitos segredos que faz com que Riche se alie a Kelly, uma nova garota na cidade acusada de ter feitos alguns atos criminais. Contra as regras e as probabilidades, eles decidem caçar o lendário pesadelo para vencer a Fuga e sua liberdade, juntos.
A atmosfera do filme é bem clássica, assim como a sua ambientação, com cinemas que remetem aos anos 70, meninos usando jaquetas de couro e o cenário de perfeita família feliz americana que só podia ser pintada por Norman Rockweel.
É quase como se todos os moradores estivessem presos em um transe para não estranharem o fato de uma criatura com cabeça de abóbora cruzar o milharal e matar dezenas de adolescentes todo ano. E esse é um dos fatos que tornam o filme um dos melhores para se ver com a temática.
No longa, não espere por rostinhos famosos além de Elizabeth Reaser de A Maldição da Residência Hill e Luke Kirby da aclamada série da Prime Video, Maravilhosa Ms. Maisel. Além desses dois, o resto do elenco é bem desconhecido.
O filme foi anunciado desde o final de 2021 e o começo de 2022, mas não se sbae porque acabou tendo seu lançamento destinado apenas ao streaming, já que sua premissa é pra lá de interessante.