Isso poderia ser uma piada ou, no maior dos casos, uma esquete de algum reality show de comédia, mas o empresário atual do “X”, Elon Musk, já foi casado com uma estrela pop de música indie bastante aclamada.
Claire Elise Boucher, ou simplesmente “Grimes”, é uma cantora canadense responsável por alguns trabalhos do dream pop que marcou uma geração de fãs do gênero alternativo do pop. Ela tem apenas 35 anos e três filhos com Musk e uma carreira cercada por space operas como Duna e trabalhos com artistas independentes.
Grimes é considerada uma das artistas mais inovadoras e influentes da música contemporânea, tendo sido elogiada por sua originalidade, versatilidade e visão artística, mas também sem deixar de ser conhecida por sua personalidade excêntrica e suas opiniões sobre vários assuntos, como feminismo, veganismo, tecnologia e espiritualidade.
Carreira musical
A carreira de Grimes começou em Montreal, onde ela estudava eletroacústica na Universidade McGill. Ela lançou seus dois primeiros álbuns, Geidi Primes e Halfaxa, em 2010, pela gravadora Arbutus Records. Em 2012, ela assinou com a 4AD e ganhou destaque com o lançamento de seu terceiro álbum, Visions, que inclui os singles “Genesis” e “Oblivion”. Visions recebeu o prêmio Juno de Álbum Eletrônico do Ano e foi aclamado pela crítica.
Em 2015, ela lançou seu quarto álbum, Art Angels, que também recebeu elogios da crítica e foi considerado por várias publicações como o melhor álbum do ano. Art Angels contém os singles “Flesh Without Blood”, “Kill V. Maim” e “California”.
Em 2020, ela lançou seu quinto álbum, Miss Anthropocene, que aborda temas como mudança climática, inteligência artificial e guerra nuclear. Miss Anthropocene contém os singles “Violence”, “So Heavy I Fell Through the Earth” e “Delete Forever”.
Além da música, Grimes também se envolveu em outras atividades artísticas, como direção de videoclipes, arte visual e atuação. Ela dirigiu e editou a maioria de seus próprios videoclipes, que são conhecidos por sua estética criativa e surreal. Grimes também criou as capas de seus álbuns e colaborou com outros artistas visuais, como Mac Boucher, seu irmão, e Hana Pestle, sua amiga.
Até tu, Zeca?
Até um dos jornalistas mais primorosos da Rede Globo reconhece a artiscidade de Grimes, sendo um fã assíduo. Recentemente, Zeca afirmou que seu álbum favorito da cantora é o Art Angels.
Duna e seu amor por Geidi Primes
Em uma entrevista à Vanity Fair, Grimes revelou que é uma grande fã dos livros de Frank Herbert “Duna” e que sonhava em dirigir uma adaptação cinematográfica da obra. Ela também mencionou que sua visão para o filme teria “os elementos colonialistas mais problemáticos removidos”.
No entanto, ela não teve a oportunidade de dirigir o filme e acabou sendo demitida como “influenciadora” do projeto. Grimes também falou sobre como o personagem Paul, interpretado por Timothée Chalamet no filme de Denis Villeneuve, lembra seu filho X Æ A-12.
Seu primeiro álbum de estúdio, Geidi Primes, de 2010 inclusive é um trabalho conceitual baseado no romance de ficção científica de Frank Herbert e é nomeado após o planeta Giedi Prime da série. Cada faixa do álbum é intitulada com referências a personagens e lugares do universo Duna, como “Caladan”, “Sardaukar Levenbrech” e “Feyd Rautha Dark Heart”.
O álbum foi lançado pela Arbutus Records e mais tarde pela No Pain in Pop Records no Reino Unido.
The Game Awards
Dos livros, para o Brasil e agora até os games. Grimes, a cantora canadense, se apresentou no The Game Awards em 2019, onde cantou sua música “4ÆM” ao vivo.
A apresentação foi acompanhada por um videoclipe inspirado no mundo de Cyberpunk 2077, um jogo de RPG de ação em mundo aberto da CD PROJEKT RED.
Grimes também dubla a personagem Lizzy Wizzy no jogo.
Elon Musk
Grimes e Elon Musk tiveram um relacionamento que durou cerca de três anos. Eles se separaram em 2021, mas mantêm uma relação amigável e saudável por conta do filho do casal, o pequeno X Æ A-Xii Musk, de apenas um ano. Recentemente, foi revelado que eles tiveram um terceiro filho juntos, cujo nome é Techno Mechanicus.
O nome do primeiro filho de Grimes e Elon Musk, X Æ A-Xii Musk, gerou muita curiosidade e confusão na internet. Muitos usuários questionaram a pronúncia correta do nome, bem como o significado dos símbolos que o compõem.
Grimes explicou em seu Twitter que o nome é composto por “X, a variável desconhecida”, Æ, minha ortografia élfica para Ai (amor e/ou inteligência artificial) e A-12, precursora da SR-17 (nossa aeronave favorita). Sem armas, sem defesas, apenas velocidade. Ótima em batalha, mas não violenta. A = Archangel, minha música favorita. Ela também forneceu uma possível pronúncia para o nome: “Ecks Ai Archangel”.
No entanto, a lei da Califórnia, onde o casal reside, determina que nomes de registro não podem incluir ideogramas, símbolos gráficos que representam palavras ou conceitos abstratos, nem numerais. Por essa razão, X Æ A-12 não é o nome de registro da criança.
Em maio de 2020, Grimes revelou que o nome do filho havia sido alterado para “X Æ A-Xii”.
Azealia Banks
Grimes e Azealia Banks tiveram uma relação conturbada nos últimos anos, que remonta a 2018. Naquele ano, Banks voou para Los Angeles para se encontrar com Grimes na casa que ela dividia com Elon Musk.
No entanto, foi um momento turbulento na casa de Grimes/Musk. Musk havia tweetado informações que fizeram os investidores da Tesla perderem dinheiro, e Banks afirmou que Grimes havia lhe contado sobre a situação – algo que Musk não ficou nada satisfeito (via The Things). Banks então foi ao Instagram para afirmar que Musk havia tomado ácido e o descreveu como “estressado e vermelho no rosto… Nada bonito pessoalmente.”
No entanto, Musk negou que esses eventos tenham ocorrido, afirmando que nunca havia se encontrado ou se comunicado com Banks de qualquer maneira, e a situação acabou escalando para o ponto em que foram para a justiça. Textos entre Banks e Grimes (que a primeira postou no Instagram) continham informações financeiras, então quando os investidores entraram com um processo contra Musk, os textos apareceram.