Globo abre mão dos direitos do Oscar 2023 e não exibirá premiação

Matheus Martins

Nesta sexta-feira (03), a Globo, uma das principais emissoras de televisão do Brasil, decidiu não adquirir os direitos de transmissão do Oscar deste ano, deixando a cerimônia de premiação do cinema fora da sua programação neste ano.

Tanto na TV quanto no serviço de streaming Globoplay. No ano passado, a emissora já havia restrito a exibição do Oscar somente ao Globoplay, mas este ano optou por não transmiti-lo de forma alguma.

De acordo com relatórios, o Oscar tem perdido audiência a cada ano e em 2022, os produtores tentaram reverter essa situação, reduzindo o número de categorias com entrega de troféus e criando categorias de voto popular para atrair um público mais jovem.

Evento não passará nem na TV, nem no Globoplay

No entanto, a estratégia não obteve sucesso, levando a Globo e outras emissoras a desistirem da transmissão.

Ainda que a Globo não tenha exibido o Oscar na TV aberta há muitos anos, priorizando programas locais de maior audiência, o evento continua sendo aguardado por cinéfilos e admiradores da sétima arte. A transmissão da cerimônia ficará a cargo da TNT, e do serviço de streaming HBO Max, que disponibilizará a transmissão completa por três dias após a exibição ao vivo.

O Oscar 2022 está marcado para o dia 12 de março, a partir das 21h (horário de Brasília), e a TNT oferecerá cobertura completa, incluindo o tapete vermelho, entrevistas e bastidores da festa, com comentários de especialistas e analistas sobre a premiação.

Embora a decisão da Globo possa ter impactado alguns telespectadores, a cerimônia promete ser repleta de emoções, homenagens e apresentações inesquecíveis, celebrando o talento e a criatividade da indústria cinematográfica.