A greve de ambos os roteiristas e atores de Hollywood pode ter chegado ao fim com acordos justos para ambas as partes.
Porém antes de todas as reuniões da WGA e do SAG para entrarem num consenso com os grandes estúdios, muita confusão rolou envolvendo projetos pausados ou cancelados que sofreram com a paralisação.
Alguns desses projetos foram os Talk Shows, uma categoria da televisão norte-americana que é bem comum nos Estados Unidos. Por isso, programas como The Tonight Show Starring Jimmy Fallon tiveram que paralisar, já que boa parte das suas piadas ensaiadas são escritas por roteiristas por trás do programa.
Foi o caso da também atriz Drew Barrymore, que foi amplamente criticada pelos representantes dos dois sindicatos quando anunciou em seu Instagram que retomaria seu programa.
Na época (setembro) Barrymore argumentou que estava pensando em manter o emprego de boas partes dos seus funcionários, que também eram membros do WGA (Sindicato dos Escritores de Hollywood).
Apesar de ter sido bem firme quanto sua posição de voltar com o programa, após receber às duras críticas dos colegas artísticos, a atriz publicou um vídeo se retratando pela decisão. Infelizmente, Barrymore apagou o vídeo do seu feed no Instagram. As declarações permanecem:
Acredito que não há nada que eu possa fazer ou dizer agora para que tudo fique bem. Eu queria assumir uma decisão, para que não fosse uma situação protegida por relações públicas, e eu apenas assumisse total responsabilidade pelas minhas ações.
A atriz continuou:
Há tantos motivos pelos quais isso é tão complexo, e eu só quero que todos saibam que minhas intenções nunca foram perturbar ou machucar ninguém. Não sou assim… Peço desculpas profundamente aos escritores. Peço desculpas profundamente aos sindicatos. Peço desculpas profundamente.
Apesar do pronunciamento, Drew retornou com o programa uma semana após suas falas.
Embora de um ponto de vista prático a atriz não estivesse furando as greves para apresentar seu talk show, a participação de seus roteiristas que foram obrigados a retornar por medida contratual foi um furo na greve, já que não poderiam trabalhar na nova temporada.
Logo quando retornou com as gravações, o caso resultou numa grande confusão envolvendo grevistas fora e dentro do estúdio. Dois membros da plateia que usavam pins da WGA foram expulsos pela equipe do programa de Barrymore.
Um deles, Dominic Turiczek afirmou ter sido agredido verbalmente pelos produtores do show:
Fui para o Drew Barrymore Show após ganhar ingressos. Pegamos pins [na entrada do estúdio], entramos e fomos expulsos e agredidos verbalmente pela equipe [dela]. Está claro que eles não apoiam [a greve], escritores ou fãs! Então pegamos camisas e nos juntamos [aos protestos fora da CBS]. F*da-se isso. Para esclarecimentos: sabíamos da greve do WGA, mas não que eles estavam fazendo piquete no show de Drew. Até chegar lá dentro, não sabíamos que o programa dela tinha escritores do WGA, cruzando assim os piquetes ao começar de novo. Ganhamos os ingressos no último minuto e não fizemos pesquisas suficientes, é claro.
O The Drew Barrymore Show continua ao ar atualmente.
Via: Omelete