Greve pode chegar até os atores da indústria de games também

Matheus Martins

O sindicato de atores dos Estados Unidos, conhecido como SAG-AFTRA, está considerando a possibilidade de iniciar uma greve em relação às principais empresas desenvolvedoras de videogames.

Na última sexta-feira (01), a organização aprovou a realização de uma votação entre seus membros, após não conseguir resolver suas divergências com empresas renomadas como Take-Two, Activision e Insomniac.

Os atores norte-americanos estão pleiteando um aumento salarial de 11%, o mesmo percentual que estão buscando para a indústria do cinema e televisão. Além disso, o sindicato está pressionando por medidas de proteção contra o uso crescente da inteligência artificial, que é considerada uma ameaça aos artistas no setor.

Em um alerta, o negociador da SAG, Duncan Crabtree-Ireland, falou sobre a ameaça eminente da IA que desprotege atores de todo ramo:

A Inteligência Artificial de captura de voz e movimento já está entre os usos mais avançados: a ameaça está aqui e é real. Sem proteções contratuais, os empregadores estão pedindo aos artistas que participem, sem saber, na extinção de seu talento artístico e de seus meios de subsistência.

Atualmente, as negociações abrangem algumas das maiores empresas de desenvolvimento e distribuição no cenário dos videogames. Entre as gigantes envolvidas, podemos citar nomes como Activision, Disney, Electronic Arts (EA), Epic Games, Take-Two e Insomniac Games, esta última atualmente empenhada no desenvolvimento de Spider-Man 2.

Atores de videogame entrarão em greve?

Ainda não foi tomada uma decisão definitiva sobre a possível greve dos atores de videogames, no entanto, a votação para determinar se o movimento será iniciado está agendada para ocorrer entre os dias 5 e 25 de setembro deste ano.

Caso uma greve seja aprovada, é provável que vários títulos em processo de desenvolvimento, que dependem da tecnologia de captura de movimento, enfrentem a possibilidade de atrasos, semelhantes aos observados na indústria cinematográfica de Hollywood.

Em declaração à BBC, Audrey Cooling, porta-voz das desenvolvedoras, afirmou que estão em busca de um “acordo equitativo”. Ela destacou que as negociações estão sendo conduzidas de forma transparente e com a expectativa de alcançar um acordo mutuamente vantajoso o mais prontamente possível.

Deixe um comentário