Nacionais vence o prêmio SET Universitário de Melhor Reportagem Digital!

Redator Pixel

Atualização: Nacionais foi o nome anterior deste projeto, atualmente chamado de Pixel Nerd.

No último fim de setembro eu fui avisado de que o resultado do 30° Prêmio SET Universitário havia saído e o meu nome estava na lista de vencedores, mas só agora recebi uma prova física atestando isso.

Nacionais e o prêmio Set pela reportagem de Hanzo

A produção multimídia “Igreja Nacionais de Hanzo prova como é fácil conseguir imunidade tributária no Brasil” foi escolhida como melhor reportagem digital em um dos principais prêmios de jornalismo universitário do país.

[aesop_document type=”image” src=”http://nacionais.net.br/wp-content/uploads/2017/10/set-universitário-premio-nacionais.jpg”]

O evento rolou em Porto Alegre e, como moro em Florianópolis e passagem de ônibus não é barato, não consegui buscar a estatueta para exibi-la com um sorriso de orgulho.

Para muita gente, algo do tipo é algo bastante insignificante, e eu também pensava assim antes da faculdade, mas os últimos meses me mostraram como é bom ter seu trabalho reconhecido.

A reportagem em questão, que mostra como a fiscalização na hora de abrir igrejas no Brasil é falha (o que abre portas para golpes) foi feita durante cerca de quatro meses de apuração, sendo finalizada em julho.

Durante a produção, tive a oportunidade de colocar em ação tudo o que aprendi nas aulas de jornalismo investigativo, webdesign e redação, sem contar, é claro, a experiência com games e internet, que auxiliaram na hora de espalhar a palavra de Hanzo.

[aesop_image imgwidth=”80%” img=”http://nacionais.net.br/wp-content/uploads/2017/10/Captura-de-Tela-2017-09-29-às-22.33.16-400×250.png” align=”left” lightbox=”off” captionposition=”left” revealfx=”fromleft” overlay_revealfx=”fromleft”]

Nas primeiras semanas, a Igreja Nacionais de Hanzo virou pauta em sites nacionais e internacionais, e além de mostrar a devoção existente dentro dos games, também levou o debate sobre religião e estado para diversos cantos da internet, desde caixas de comentários de sites de tecnologia até fóruns de games.

O trabalho de conclusão do semestre também me colocou no mapa da internet por alguns dias. Recebi mensagens de pessoas de vários lugares do mundo, participei de podcasts (conhece o AntiCast?) e dei entrevistas (olha eu falando com a Vice).

Também fui tema de um editorial do Portal Comunique-se, um dos veículos mais importantes na cobertura sobre mídia no país. Para quem só queria passar o semestre, isso tudo foi bem louco.

[aesop_image imgwidth=”100%” img=”http://nacionais.net.br/wp-content/uploads/2017/06/igreja-nacionais-de-hanzo-overwatch-reportagem_chamada.jpg” align=”center” lightbox=”off” captionposition=”left” revealfx=”frombelow” overlay_revealfx=”frombelow”]

Fiquem ligados no site!

Apesar de todo o auê por causa da Igreja de Hanzo, fiquei muito feliz com o reconhecimento jornalístico que recebi, afinal, isso é um sinal de que estou atuando na minha profissão de maneira correta e posso continuar mandando bala como jornalista.

E, agora que o Nacionais mostrou que é mais do que simples zoeira e muita gente comprovou que sabemos fazer jornalismo de verdade, vamos trazer mais conteúdos do tipo futuramente.

Eu, Mateus Mognon, e Neri Neto, os caras que fazem essa bagaça funcionar, estamos prestes a se formar como jornalistas pela UFSC, e estamos dedicando o nosso valioso tempo para trazer mais reportagens f*donas para toda a internet apreciar, junto com diversos conteúdos e opiniões sobre uma área que amamos: os games.

Se você ainda não conhece nosso trabalho, aproveite para dar uma passeada pelo blog e fuçar no nosso canal do Youtube atual para conhecer mais coisas que já fizemos.

E, como todo esse textão prova, jornalistas adoram quando o público lê, comenta e dissemina suas produções.

[aesop_video align=”center” src=”youtube” id=”aFRFh_DWvJw” disable_for_mobile=”off” loop=”off” autoplay=”off” controls=”on” viewstart=”off” viewend=”off” revealfx=”inplaceslow” overlay_revealfx=”inplaceslow”]

Então, não deixe de falar o que pensa nos comentários e espalhar o nosso conteúdo pela internet! Este é só o primeiro prêmio de Jornalismo que vencemos, e nós prometemos que não será o último.