Você já se perguntou por que aquele anúncio da sua tela tem notícias tão tendenciosas? Ou por que aquele vídeo intromissivo promete revelar um segredo incrível, mas nunca chega ao ponto?
Esses são exemplos de clickbait, uma técnica usada para atrair a atenção dos usuários da internet e fazê-los clicar em um link ou conteúdo. Mas você sabia que o clickbait também pode ser usado por hackers para espionar pessoas?
Neste artigo, vamos explicar como o clickbait funciona, quais são os seus riscos e como se proteger dessa prática maliciosa.
O que é Clickbait?
Clickbait é uma técnica de Internet que promete conteúdos enganosos ou sensacionalistas para atrair cliques. O termo em inglês significa “isca de cliques” ou “caça-cliques”. Muitas vezes, o clickbait cria uma expectativa falsa no usuário, que se decepciona ao acessar o conteúdo que não corresponde ao que foi anunciado. ¹²
Os hackers podem usar o clickbait para espionar as pessoas de várias formas. Por exemplo, a criação de sites falsos que imitam páginas populares, mas que contêm vírus ou malwares capazes de roubar dados pessoais, senhas ou informações bancárias.
É possível também enviar e-mails ou mensagens com links que parecem interessantes, mas que na verdade levam a páginas que instalam programas espiões no computador ou no celular da vítima.
Para evitar cair no clickbait e ser espionado por hackers, é preciso ter cuidado com os conteúdos que se acessa na Internet. Siga algumas das nossas dicas:
- Desconfiar de títulos muito chamativos, que prometem soluções milagrosas, segredos incríveis ou revelações bombásticas;
- Verificar a fonte do conteúdo, se é um site confiável, se tem autoridade no assunto e se tem boa reputação;
- Checar a data de publicação do conteúdo, se é atual ou se é antigo e pode estar desatualizado;
- NÃO CLICAR em links desconhecidos ou suspeitos que chegam por e-mail ou por redes sociais, sem antes verificar a procedência e a veracidade;
- Usar um antivírus atualizado e um navegador seguro, que bloqueie sites maliciosos e alerte sobre possíveis ameaças.
O que significa “Clickbait“?
As palavras “click” e “bait” são termos em inglês que significam, respectivamente, “clique” e “isca”. Juntas, elas formam a expressão “clickbait”, que pode ser traduzida como “isca de clique” ou “caça-clique”.
Sendo assim, os clickbaits não são mais do que meras iscas para os descuidados da internet.
Apenas hackers podem usar o Clickbait?
Não, hackers não são os únicos que podem usar clickbait. Na verdade, muitos produtores de conteúdo, sites, blogs, canais de YouTube e redes sociais usam clickbait para atrair mais audiência e gerar mais tráfego online.
Além disso, o clickbait pode afetar negativamente o ranqueamento do site nos mecanismos de busca, como o Bing, que levam em conta a qualidade e a relevância do conteúdo para o usuário.
Existem outras formas de criar títulos e chamadas atraentes, sem enganar ou mentir para o usuário, como usar palavras-chaves, tags e formas bem mais simples que não apelam para o Clickbait.
Exemplos da vida real de Clickbaits
Clickbaits são títulos ou imagens que tentam atrair a atenção do leitor com promessas exageradas ou falsas, mas que não entregam o que prometem. Em essência, eles são usados para gerar tráfego online, mas podem prejudicar a credibilidade e a reputação de quem os usa.
Alguns exemplos de clickbaits que você pode encontrar na internet são:
- “A solução definitiva para os problemas de…”
- “Você não vai acreditar no que ela fez para alcançar a fama”
- “O segredo dos milionários do Vale do Silício, finalmente revelado”
- “Como o que quiser sem engordar usando esse dica mágica”
- “Ela fez a dieta durante X dias e os resultados são inacreditáveis”
- “Saiba de uma vez por todas como perder X quilos”
- “O produto mais desejado na atualidade com 50% de desconto”
- “A fórmula que está intrigando pesquisadores do mundo todo”
Esses são alguns exemplos de clickbaits que podem enganar ou frustrar o leitor, pois não cumprem o que anunciam.
O ideal é evitar esse tipo de prática e criar títulos que sejam honestos, relevantes e interessantes para o seu público. Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você e te deixe mais alerta acerca dos perigosos clickbaits. 👍