O gênero RPG é amplamente reconhecido como um dos mais populares na indústria de jogos, com uma base de fãs extensa e global. Inicialmente originado em jogos de tabuleiro, onde os jogadores se reuniam em torno de uma mesa para compartilhar experiências, o RPG evoluiu e se adaptou aos videogames, adquirindo características únicas e distintas nessa nova forma de entretenimento.
RPG é a sigla para “Role-Playing Game”, que em português significa “Jogo de Interpretação de Papéis”. É um gênero de jogo em que os jogadores assumem o papel de personagens fictícios e participam de uma narrativa, tomando decisões e realizando ações de acordo com as características e habilidades desses personagens. Os RPGs podem ocorrer em diferentes formatos, como jogos de tabuleiro, videogames, jogos de mesa ou até mesmo em sessões de interpretação ao vivo.
No RPG, a história e as ações dos personagens são conduzidas por meio da imaginação e da interação entre os jogadores. Geralmente, um dos participantes assume o papel de “mestre do jogo” ou “game master” e é responsável por criar e conduzir o enredo, além de descrever o ambiente e os desafios encontrados pelos personagens.
Existem diferentes formas de RPG, como jogos de mesa, jogos de videogame e até mesmo sessões de interpretação ao vivo. Os RPGs podem ser baseados em diversos universos e estilos, como fantasia medieval, ficção científica, horror ou até mesmo histórias contemporâneas. O objetivo principal é a imersão no mundo fictício, a tomada de decisões e a exploração das interações entre os personagens e o ambiente.
Antes de uma partida de RPG, é preciso preparar o jogo com alguns elementos essenciais. Segundo alguns sites que encontrei, você precisa de:
- Dados: eles são usados para determinar o sucesso ou fracasso das ações dos personagens. Existem diferentes tipos de dados, como os de 4, 6, 8, 10, 12, 20 ou 100 faces. O tipo de dado usado depende do sistema de jogo escolhido.
- Ficha de personagem: ela contém as informações sobre o seu personagem, como nome, raça, classe, habilidades, equipamentos, história e outros. A ficha de personagem varia conforme o sistema de jogo e pode ser encontrada em livros ou na internet.
- Sistema de jogo: ele é o conjunto de regras que define como o jogo funciona. Existem vários sistemas de jogo, como Dungeons and Dragons, GURPS, Vampiro: A Máscara, Call of Cthulhu e outros. Cada sistema tem suas próprias características e ambientações.
- Aventura: ela é a história que os jogadores vão participar. A aventura pode ser criada pelo mestre do jogo ou usar uma pronta. A aventura deve ter um cenário, um conflito, alguns locais, alguns NPCs (personagens não jogadores) e alguns desafios.
- Mestre do jogo: ele é o responsável por narrar a aventura e conduzir o jogo. O mestre do jogo cria e interpreta os NPCs, descreve os cenários, aplica as regras e arbitra as situações. O mestre do jogo deve ser criativo, imparcial e flexível.
- Jogadores: eles são as pessoas que vão jogar o RPG. Cada jogador cria e interpreta um personagem que faz parte da aventura. Os jogadores devem cooperar entre si e com o mestre do jogo para que o jogo seja divertido e interessante.
Quais são as 12 classes principais do RPG?
No RPG, as classes são arquétipos ou tipos de personagens que possuem habilidades, características e papéis distintos na aventura. Embora possam variar dependendo do sistema de RPG específico, aqui estão algumas das classes mais comuns encontradas nos jogos de RPG:
- Guerreiro (ou Cavaleiro): Focado em combate corpo a corpo, habilidades de defesa e resistência.
- Mago (ou Feiticeiro): Especializado em magia e lançamento de feitiços ofensivos e defensivos.
- Ladino (ou Ladrão): Especialista em furtividade, habilidades de roubo e ataques sorrateiros.
- Clérigo (ou Sacerdote): Dedicado a divindades ou crenças religiosas, possui habilidades de cura e magias divinas.
- Arqueiro (ou Atirador): Especializado no uso de arcos e ataques à distância com alta precisão.
- Bárbaro: Feroz e brutal, possui grande força física e habilidades de combate corpo a corpo.
- Paladino: Guerreiro sagrado, combina habilidades de combate com poderes divinos e de cura.
- Druida: Possui conexão com a natureza, habilidades mágicas relacionadas a animais e manipulação dos elementos.
- Bruxo: Obtém poder de entidades sobrenaturais e possui habilidades mágicas peculiares.
- Monge: Especializado em artes marciais e disciplina, com habilidades físicas e espirituais.
- Necromante: Dominador da magia das trevas, capaz de controlar os mortos e lançar maldições.
- Artesão (ou Mestre de Ofícios): Focado em habilidades não combativas, como criação de itens, alquimia ou habilidades sociais.
Referência em filmes e séries
Stranger Things faz referência a Dungeons and Dragons de várias maneiras. Além de mostrar os personagens jogando o jogo de mesa e usando nomes de monstros como Demogorgon e Mind Flayer, a série também usa elementos narrativos e temáticos do RPG. Por exemplo, Eleven tem poderes semelhantes aos de um mago, a Scoops Troop se reúne em uma sorveteria como se fosse uma taverna, e os heróis enfrentam perigos em um laboratório subterrâneo como se fosse uma masmorra.
Na quarta temporada da série, Vecna é o nome do novo vilão de Stranger Things. Ele é uma criatura do Mundo Invertido que tem origem humana. Seu nome verdadeiro é Henry Creel, que foi o primeiro paciente do laboratório de Hawkins e recebeu o número 001. Ele tinha poderes psíquicos semelhantes aos de Eleven, mas os usou para matar sua família e depois escapar do laboratório. Ele foi parar no Mundo Invertido, onde se transformou em Vecna e se aliou ao Devorador de Mentes.
Já o Vecna de Dungeons & Dragons era um mago poderoso que se tornou um lich, uma criatura imortal que preserva sua alma em um objeto. Ele foi destruído por seu traidor servo Kas, mas sua mão esquerda e seu olho esquerdo sobreviveram como artefatos mágicos e malignos. Ele busca recuperar seu corpo e se tornar um deus, tendo já conseguido isso em algumas versões do jogo. Ele é o deus dos mortos-vivos, da necromancia e dos segredos, e seus seguidores devem ocultar tudo o que sabem e conspirar contra as outras divindades.
O filme Dungeons and Dragons: Honra Entre Rebeldes faz referência ao RPG de várias formas também. Além de se passar no mundo de Forgotten Realms, um dos cenários mais populares do jogo, o filme também mostra os personagens usando classes, raças, magias e itens típicos do RPG.
Por exemplo, temos um bardo que usa canções para encantar os inimigos, uma druida que se transforma em um urso-coruja, um paladino que usa uma espada sagrada e um feiticeiro que lança bolas de fogo. O filme também faz referência a outros jogos de RPG, como Baldur’s Gate e Watergate, que são citados pelos personagens em algumas falas.
Além disso, o filme tem várias referências ao desenho Caverna do Dragão, que também é baseado no RPG. Os personagens do desenho aparecem no filme como prisioneiros de Revel’s End, uma prisão de segurança máxima. O filme também mostra monstros clássicos do RPG, como o Devorador de Intelecto, uma criatura que se alimenta da mente das vítimas.