Perguntamos a uma IA por que ela é uma coisa boa

Matheus Martins

As IA (Inteligências Artificiais) têm sido motivo para uma onda de polêmica nos últimos meses.

Desde o uso de ferramentas como o Artbreeder que cria rostos e artes, ao Falatron, que dá vida a vozes que simulam de outras pessoas (como foi o caso de um cover da cantora Lady Gaga para uma música da Lana Del Rey), muitos se perguntam qual será o futuro para a sociedade com o avanço dessas tecnologias cada vez mais aprimoradas.

A preocupação é a mesma. Esses avanços tecnológicos, tão avançados, serão tão sofisticados um dia a ponto de nos substituir?

Enquanto a pergunta serve bem melhor para um livro de auto-ajuda com autores especializados no tema, nós do Pixel Nerd resolvemos testar uma dessas AI; mais precisamente, o Chat GPT.

Com a interface de um “chat”, a ferramenta já disponível no Brasil responde a perguntas feitas pelos usuários com base em pesquisas feitas por um software avançado e inteligente que une serviços de busca similares ao Google. Mas diferente do que se espera, as respostas da IA são tão articuladas e precisas que, para quem é pego de surpresa por não saber que se trata de uma tecnologia, pode acabar acreditando que está falando com uma pessoa ao invés desse sofisiticado assistente virtual.

Por que a IA é uma coisa boa? Veja as respostas do Chat GPT

Perguntamos a interface do Chat GPT por que as tecnologias IA são importantes. E, como era de se esperar, o Chat GPT nos surpreendeu com uma resposta bastante elaborada e precisa.

Separadas por cinco partes, as respostas às perguntas feitas viajaram entre temas desde auxílios a área da saúde a improvisos na entrega de produtividade e auxílio de empresas no atendimento e entrega de informações. Leia abaixo a resposta da IA para nossa pergunta:

“Inteligência Artifical (IA) é considerada uma coisa boa porque possui o potencial de improvar de forma graciosa na vida das pessoas e tornar várias tarefas mais fáceis, eficietes e menos consumidoras do tempo. Alguns dos benefícios da IA incluem:

1. Melhorar Assistência Médica: A IA pode ajudar médicos a diagnosticarem doenças de forma mais precisa e rápida, levando a melhora de pacientes.

2. Aumentar Produtividade: A IA pode automatizar tarefas repetidas, deixando mais livre o tempo de trabalhadores para que eles foquem em tarefas mais criativas e significativas.

3. Melhorar Atendimento ao Cliente: Os poderosos robôs chats da AI podem lidar com atendimento ao cliente de forma rápida e eficiente, permitindo a empresas providenciarem um serviço de suporte melhorar para o cliente.

4. Aprimorar Segurança: IA pode ser usada em campos de trabalho como transportação e segurança para prever acidentes e tornar sistemas mais seguros.

5. Improvisar Criação de Decisões: IA pode processar e analisar um amontoado de datas para ajudar negócios e organizações a tomarem decisões pensadas com informações.”

No fim das respostas, a IA achou importante informar que o uso irresponsável das tecnologias como ela podem impactar a sociedade de forma negativa.

Isso mostra que a própria Inteligência Artificial reconhece suas vantagens e desvantagens para uma sociedade, e que é um pouco incrível o quanto ela também é capaz de enxergar as problemáticas (embora não exatamente bem descritas) que podem resultar na sociedade se não forem usadas com responsabilidade. Agora só resta saber se as empresas e contratantes de serviços, independentes ou não, terão a mesma capacidade de enxergar a visualização desses problemas.

A visão do Brasil atráves do Chat GPT

Foto/Reprodução: MundoConectado

Depois dessa perguntas, nós resolvemos continuar testando a capacidade do Chat GPT em outras funções como criar histórias, poemas e artigos. Como o site é todo em inglês, pedimos se a IA poderia fazer uma versão brasileira em português brasileiro de todas essas coisas. E o que recebemos como resposta foi uma visão norte-americana dos Estados Unidos sobre o Brasil.

Desde palavras como “cabanas”, “selva” e outros elementos na escrita, deu para notar que a visão do Brasil lá fora continua a de que não passamos de nativos de um país tropical, vivendo no mata e na selva ou em ambientes com ondas e sol o tempo todo.

Isso não quer dizer que somos visto apenas dessa forma – afinal de contas, como já mencionado antes, o Chat apenas junta a ferramenta de busca a uma interface de atendimento. E, querendo ou não, somos mesmo conhecidos por ter a Amazônia como a maior floresta tropical do mundo, seja lá fora ou na internet.

Como usar o Chat GPT?

Usar o Chat GPT é bastante fácil. No entanto, para acessar a plataforma e começar a brincar com ela, você deve criar uma conta seja do Google, da Microsoft ou outra. É só clicar em “Try Chat” e começar o processo de cadastro e verificação de uma conta de e-mail e número de celular.

O Chat GPT é gratuito, mas devido ao acesso massivo de usuários, o serviço às vezes pode sofrer algumas instabilidades durante o uso.

Existe também a versão paga da IA com planos pagos que equivale aproximadamente ao valorr de R$ 100 reais, mais impostos. Esse upgrade dá vantagem a qum quer ter um acesso prioritário do algoritmo usado pelo Chat, mesmo em momentos nos quais a plataforma sofre com um grande número de acessos.

Deixe um comentário