Por que o Twitter não migrou de vez para o ‘Threads’, nova rede social de Mark Zuckerberg?

Matheus Martins

Na quarta-feira (05) da semana passada, o Threads, rede social de Mark Zuckerberg parecida com o Twitter, finalmente veio à ativa em cem países.

Com zero anúncios de publicidade, a rede foi feita para ser uma concorrente da propriedade de Elon Musk, que recentemente vem enfrentando problemas de qualidade e escândalos sobre condições de trabalho.

No entanto, apesar de ter sido essa grande promessa, a rede não foi capaz de trazer todo o Twitter de uma vez, com a rede social ainda estando em alta com seus topic trends e tweets virais diários. Qual seria o motivo ou motivos que teriam sugerido essa decisão?

Remover o Threads significa também remover o ‘Instagram’

Threads é um serviço fornecido pelo Instagram e que os usuários podem “criar um perfil na nova rede social como parte da conta do Instagram”. Isso significa que as duas plataformas são vinculadas e que não é possível excluir só o Threads sem excluir também o Instagram.

Você pode desativar seu perfil do Threads a qualquer momento, o que esconde seu perfil e conteúdo, ou pode definir seu perfil como privado, ou pode deletar posts individuais – tudo sem deletar a sua conta do Instagram. Mas se você quiser excluir sua conta do Threads permanentemente, será necessário excluir por completo o perfil no Instagram.

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que está procurando uma forma de excluir a conta do Threads separadamente, mas por enquanto não há essa opção.

Esse motivo não é só apavorante para quem quer ter a liberdade de usar ambas as redes sociais separadamente, como também levanta debates sobre ética e privacidade.

Pesadelo da Privacidade

Com a polêmica de que não se pode excluir uma conta do aplicativo sem excluir a outra, muitos passaram a chamar a nova rede social de “Pesadelo da Privacidade”, já que não só repete as detentenções de direitos de usuários como qualquer outro aplicativo da Meta, como também insiste em continuar o polêmico roubo de dados que foi grande assunto nas eleições.

É quase como se o Threads quisesse amarrar novos usuários, ao invés de investir em brechas virtuais que violem menos os direitos de novos perfis que forem sendo criados na rede vinculada ao Instagram.

Os verificados

Outra questão que vem afastando usuários “raíz” do Threads são os perfis verificados. Alguns deles já eram do Twitter e não tinham exatamente uma fama das melhores por sempre aparecem na timeline de perfis que não os seguiam.

Quando novos usuários se depararam com posts genéricos de verificados no Threads também, a rede imediatamente afastou uma boa parcela de perfis do Twitter que começaram a reclamar no seu “antigo lar” como não estavam satisfeitos com a primeira experiência na rede de Zuckerberg:

Além de roubo de dados, falta de privacidade, incapacidade de excluir a rede social sem excluir também o Instagram, muitos perfis sentem que abandonar o Twitter, mesmo com as polêmicas que o envolvem, seria abrir mão de uma liberdade que o Threads não é capaz de conceder ainda.

Deixe um comentário