Project Winter me chamou a atenção com seus gráficos cartunizados e violência na neve, mas até agora não consegui experimentar seu gameplay por um simples motivo: meus amigos não possuem o título e as partidas são escassas.
Produzir um jogo 100% online pode ser uma boa para times independentes, afinal, é uma chance de monetizar com a venda de itens, quem sabe se tornar um viral ao estilo Fortnite e até chamar a atenção de gente poderosa.
O problema, porém, é a dependência ininterrupta de jogadores.
Como não consegui jogar o indie social de sobrevivência, o que me restou foi opinar sobre o que deu pra acessar: o Menu Inicial.
Por causa disso, vou opinar aqui sobre o que eu consegui aproveitar do jogo: o seu Menu Inicial, que me fez pensar mais do que nunca na importância do single-player no mundo dos games.
Projetct Winter: menu bonito, menu formoso
Assim como acontece nos trailers, o menu de Project Winter também chama a atenção pelos belos gráficos cartunizados.
A paisagem de neve, com montanhas e uma cabana, servem como pano de fundo para as opções principais: criar um novo jogo ou entrar em uma partida.
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O tempo de resposta é preciso, mas como a busca por oito jogadores é demorada, resolvi explorar as opções extras para trazer mais conteúdo e uma opinião embasada sobre as configurações do game.
Na página dos gráficos, o pessoal da Other Ocean Interactive fez um bom trabalho e trouxe opções suficientes para nenhum PC Gamer botar defeito.
Outro ponto positivo é a interface em português brasileiro, algo a gente não encontra nem mesmo em blockbusters como Kingdom Hearts 3.
As configurações escolhidas automaticamente supriram minhas necessidades visuais e, após fazer o tour das specs, descobri que também existe um mini-game que pode ser acessado durante a espera.
Sim, enquanto você busca mais pessoas para jogar, dá para ficar jogando bolas de neve e caminhando no limitado cenário.
Uma boa forma de distrair o jogador, mas que ainda perde pontos quando lembramos de um recurso de desenvolvimento antigo conhecido como campanha single-player.
Muito multi, pouco player
Project Winter chegou na Steam em fevereiro com uma proposta 100% multiplayer: você se reúne com oito pessoas para sobreviver em uma nevasca e todos precisam trabalhar em equipe para sobreviver.
O problema, porém, é que existe um traidor entre a galera.
A proposta é incrível: interação social à nível de jogos de tabuleiro em uma experiência mortal, imersiva, com recusos inteligentes e 100% online.
Só falta o basicão: os usuários.
Na época de seu lançamento, o game até fez um barulho graças a campanha de lançamento feita pelo pessoal da Terminals.io, que fechou grandes parcerias com youtubers de sucesso.
Manter o ritmo, porém, é outra história.
As críticas positivas de quem conseguiu jogar são unânimes, a experiência de jogo é top, mas achar com quem jogar é bem complicado.
Ou você convence meia dúzia de amigos a desembolsarem quase quarenta reais e todo mundo compra o jogo, ou você faz como eu, e fica esperando no menu a ponto de conseguir analisar a fluidez dos movimentos do ponteiro do mouse (que é bem bonitinho, inclusive).
Project Winter ainda está em acesso antecipado e deve ficar assim por pelo menos seis meses.
Até seu lançamento final, o time da Other Ocean Interactive ainda tem tempo de pensar em mais formas de aumentar a comunidade do game mundialmente, inclusive no Brasil, que já tem servidores dedicados para o game.
Uma pequena experiência single-player além das bolas de neve seria uma ótima adição também, afinal, sempre é bom ter algo pra passar o tempo enquanto você está no jogo e não está…jogando.
Você pode conferir mais informações sobre Project Winter em sua página na Steam.