A empreitada da Netflix está dando o que falar. Inspirado em um dos maiores doramas de sucesso da plataforma, Round 6: O Desafio se inspira na série com participantes reais lutando por um prêmio em torno de US$ 5 milhões de dólares.
A produção, co-produzida pela Studio Lambert, foi dividida em duas partes, com a primeira sendo lançada no dia 22 de novembro, retorna ainda esta semana, na quarta-feira 29, totalizando 10 episódios no total.
Vale lembrar que easa não é uma segunda temporada da série original, e sim uma produção com pessoas reais, sem os efeitos danosos da produção sul-coreana, onde pessoas morrem.
Embora seja um projeto considerado “ambicioso” pelo streaming, as críticas ao projeto não foram poucas.
Em nota crítica, o The Hollywood Reporter não poupou críticas à competição, afirmando que:
Foi um exemplo extremo da desumanização do capitalismo… O Desafio baseia-se nos aspectos mais superficiais de Round 6 enquanto abandona – ou, na verdade, enfraquece – o mais profundo.
Da parte da Netflix, os produtores não deixaram barato. Stephen Lambert, Tim Harcourt e John Hay, produtores executivos do show, rebateram os comentários negativos.
O bem-estar e a segurança são obviamente fundamentais para nós. E tomamos medidas apropriadas para cuidar das pessoas. Foi uma filmagem grande e complicada, foi um dia frio e demorou bastante. Mas todos estavam preparados para isso e bem cuidados. Antecipamos e testamos tudo exaustivamente com antecedência e garantimos que tomamos todas as medidas adequadas. Embora tivesse momentos bastante difíceis, […] foi muito melhor e mais fácil do que um uma enorme quantidade de programas improvisados – em comparação com alguns dos programas de sobrevivência que foram feitos, ou em comparação com um monte de programas de sucesso nos Estados Unidos e no resto do mundo. Isso não é mais difícil do que isso e em muitos programas você às vezes tem pessoas tratadas por queixas leves, que foi o que aconteceu naquele jogo em particular.
Lambert até mesmo aproveitou para ressaltar que como eles estão distribuindo o “maior prêmio da história da tv” então não vai ser como “dar uma voltinha no parque”.
Vale lembrar que participantes do primeiro episódio do reality, “Batatinha Frita, 1, 2, 3” já deram processos à série, após se ferirem durante as gravações.
O reality está disponível na Netflix.