Resident Evil: nono título da franquia pode se chamar ‘Apocalypse’

Matheus Martins

A notícia oficial mais recente de Resident Evil poderia ser apenas a de que a nova DLC Shadows of Rose chega em Outubro ou que a expansão do Modo Mercenários, que deixa Chris Redfield, Karl Heisenberg e a icônica vilã que conquistou a fan-base, Lady Dimitrescu como personagens jogáveis, chegará no mesmo dia.

Porém, alguns fãs decidem ir atrás de rumores e – querendo ou não – eles acabam influenciando na forma como as notícias são compartilhadas.

O rumor mais recente que vem ganhando força é de que o próximo título do survival horror da Capcom pode se chamar Resident Evil: Apocalypse. Embora o rumor tenha alcançado várias redes ao lado, nossa equipe do DailyDev rastreou as informações diretamente de uma fonte anônima do site de fóruns 4chan.

Nela, o usuário @BOCOBOCACO listou alguns detalhes sobre o que pode ser o nono jogo da franquia, e que as fases da lua podem ser o tema central dessa nova trama.

RE9: As Nove Fases da Lua

Originalmente, na realidade, existem apenas 8 fases da lua: Lua Nova, Lua Crescente, Quarto Crescente, Crescente Gibosa, Lua Cheia, Minguante Gibosa, Quarto Minguante e Lua Minguante. Seguindo os vazamentos do 4chan, nesse caso, uma nona fase da lua significaria de alguma forma um Apocalipse, o que poderia ou não contribuir de alguma forma para o lore do game.

O tema central ainda continuaria como bioterrorismo, com armas biológicas e criaturas dominando ambientes como vilarejos e cidades, mas se analisarmos os títulos mais recentes da franquia que giraram em torno de Ethan Winters, vamos perceber que o folclore protagonizou boa parte da inspiração para vilões e criaturas, então é muito provável que o padrão se repita aqui.

Cavernas, rios e acampamentos serão introduzidos nos cenários do jogo, lembrando bastante o Village nesse quesito. Haverá um novo ambiente, uma zona fantasma sendo assombrada por acontecimentos inexplicáveis (o que provavelmente servirá de pano de fundo para o bioterrorismo) e que o lugar estaria ligado a uma investigação criminal em outras áreas da cidade.

Wendigos e possíveis inimigos

Anteriormente, no início de notícias e vazamentos sobre Resident Evil Village, o Dusk Golem (uma das principais fontes de leaks sobre informações de RE) vazou algumas informações sobre os inimigos no jogo e a descrição dessas criaturas lembravam muito Krampus, uma criatura mitológica que aparentava ser um homem com chifres, mas que lembrava também Wendigos, uma poderosa fera que devora humanos.

As informações da época anunciavam que teríamos um encontro com esses tipos de monstros durante um gameplay com a personagem Elena, mas que por algum motivo o trecho foi excluído do jogo e escolhido (segundo os rumores) para ser reutilizado no futuro nono jogo da franquia.

Esses Homens-Cabras, por assim dizer, serão deformados e possuirão a capacidade de imitar vozes humanas e até roubar a aparência de NPCs para enganar jogadores. Dessa forma, além de enfrentar essas criaturas, o game pode ter a difícil tarefa de fazer com que os players prestem bastante atenção em personagens com comportamentos suspeitos durante o jogo.

Além dos Wendigos, um dos primeiros inimigos de Apocalypse seria o Barghest, um cão gigante, negro e peludo com pouca inteligência e que lembre um pouco o Varcolac do jogo anterior. Já como inimigo principal, o informer listou uma personagem chamada Glaistig que usaria um vestido verde com ornamentos dourados e que seu design será bastante bonito, o que levanta a questão se a Capcom estaria investindo em uma nova Mãe Miranda ou até numa Lady Dimitrescu.

Jogabilidade

Na jogabilidade, ao adentrarem a cidade fantasma, os jogadores serão abordados por sons que indicarão chegadas de patas ou de criaturas se aproximando, mas quando na verdade se virarem, não encontrarão nada disso – reforçando aquela ideia de ilusão já explicada sobre os Wendigos serem capazes de enganar.

Em contrapartida a isso, será possível trancar portas ou levantar barricadas para deixar o combate contra criaturas mais dinâmicos.

Um detalhe bastante importante é a introdução de uma personagem chamada Hulder que ficará encarregada de te ajudar a conhecer mais sobre a história da cidade em troca de chaves ou peças de puzzle, o que pode lembrar bastante o conceito já apresentado com Mercador em Resident Evil 4 e o Duque do Village. A personagem, segundo as informações, será temida pelas criaturas do jogo e que isso servirá de explicação para que elas não entrem nas tais safe rooms onde Hulder poderá ser encontrada.

Além disso, Hulder também mostrará um conhecimento em combinações de ervas que causam efeitos, e no novo jogo irá nos apresentar pelo menos 7 tipos de ervas. É importante lembrar que até agora só foram apresentadas 4 tipos: verde, vermelha, azul e amarela.

Apesar de todas essas informações se tratarem de um rumor, é bom lembrar que se tratando de Resident Evil, alguns dos vazamentos sobre Resident Evil Village se concretizaram e até chegaram muito perto dos conceitos apresentados em sites que se dedicaram a trabalhar as ideias antes do lançamento. Contudo, até o desenvolvimento final do game, Apocalypse pode mudar bastante e mudar muitos desses conceitos que falamos por aqui.

Resident Evil Village está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC. A nova DLC Shadows of Rose, junto da expansão do Modo Mercenários, está com data prevista para 28 de outubro.

Deixe um comentário