Samsung anuncia segunda geração do Galaxy SmartTag

Matheus Martins

A Samsung apresentou nessa quinta-feira (05) a mais nova geração do Galaxy SmartTag, o dispositivo com funcionalidade de rastrear objetos perdidos.

A nova versão conta com melhorias na função de rastreamento, com bateria mais durável e localização mais precisa. O aparelho que deve chegar ao Brasil em breve ganhou um novo formato, dessa vez circular com um furo no meio, o que ajuda a encaixar melhor em pertences pessoais como um chaveiro.

Por enquanto, as cores do SmartTag2 estão disponíveis em preto e branco e podem ser acopladas em objetos do seu dia a dia como mochilas, malas, bicicletas, chaves e até mesmo o seu automóvel.

A proposta é prender, localizar e achar o que for perdido com essa mais nova tecnologia da Samsung.

A bateria: o Galaxy SmartTag2 promete uma autonomia de até 700 dias no modo de economia de energia, enquanto no modo normal dura até cerca de 500 dias. A bateria é do tipo CR2032 e pode ser facilmente trocada pelo usuário.

A tecnologia: o Galaxy SmartTag2 usa a combinação de Bluetooth Low Energy (BLE) e Ultra-wideband (UWB) para rastrear os objetos com mais precisão e alcance. O UWB permite localizar o rastreador em um raio de até 120 metros, usando realidade aumentada (AR) para mostrar a direção e a distância do objeto na tela do celular. O Galaxy SmartTag usa apenas o BLE, que tem um alcance menor e depende da rede de aparelhos da Samsung para enviar a localização do rastreador.

A compatibilidade: o Galaxy SmartTag2 requer um celular da Samsung com chip UWB, que por enquanto são apenas os modelos mais caros da linha Galaxy S21, S22 e S23, Z Fold 2, 3 e 4, e Note 20. O Galaxy SmartTag é compatível com qualquer celular ou tablet Galaxy que tenha o aplicativo SmartThings instalado.

A empresa vinha desenvolvendo o novo modelo há algum tempo e finalmente revelou um dispositivo consideravelmente mais poderoso. Contudo, infelizmente o SmartTag 2 ainda está restrito ao funcionamento exclusivo em smartphones da marca Samsung.

O novo aparelho “bússola” da Samsung tem recursos com visualização de setas e um senso de direção aprimorada. Porém, para quem quiser degustar dessa inovação, apenas os usuários de smartphones compatíveis com a tecnologia Ultra Wide Band (UWB) poderão usufruir do recurso, que é mais comum em celulares premiums.

A Samsung também aproveitou para atualizar seu aplicativo que pode ser sincronizado com o SmartTag 2, o SmartThings Find, que agora pode continuar o pareamento entre dispositivos mesmo quando você mudar de celular.

Com ele, será possível perceber tags desconhecidas ao seu redor para o caso de alguém estar tentando usar o dispositivo para rastrear seus passos sem o seu conhecimento.

Por fim, a nova geração tem certificado IP67 que o torna resistente a água e poeira.

A data de lançamento do aparelho é no dia 11 de outubro no preço de US$ 30 (cerca de R$ 150 na conversão atual).

Deixe um comentário