Conforme já divulgado anteriormente aqui pelo Pixel Nerd, o PlayStation Portal, novo console da Sony que permite jogar jogos de forma remota, precisa de uma internet 15 Mbps uma melhor experiência do usuário, de acordo com informações lançadas nesta segunda-feira (28).
Servindo como um Nintendo Switch, porém com design e funcionalidades bem diferenciados, a bateria do game já havia sido revelada com a mesma duração do Dual Sense 5, tendo entre 5 a 12 horas de durabilidade.
O dispositivo serve como uma extensão do seu PlayStation 5, no entanto apenas rodando jogos do mesmo aparelho e não permitindo que novos jogos sejam baixados nele. Para tal função, no entanto, é necessário que o PlayStation Portal esteja conectado à mesma rede Wi-Fi que o PlayStation 5.
A informação causou críticas de muitos lados, tendo em fato a impossibilidade de levar o Portal para viagens ou até mesmo para uma escola e trabalho.
O requisito foi revelado em uma FAQ disponível no site oficial da Sony, onde eles atestaram a necessidade adequada para uma conexão mais estável. Já o número mínimo de velocidade que o game PODE rodar é de 5 Mbps, porém com o risco de não satifazer exigências.
Confira a resposta tirada do site oficial:
Embora a sua rede Wi-Fi residencial represente uma ótima opção para utilizar o PlayStation Portal™ Remote Player, pois você tem controle sobre a qualidade da sua própria rede Wi-Fi em casa, isso não é obrigatório. O PlayStation Portal™ Remote Player também pode ser usado onde quer que você tenha acesso a uma conexão Wi-Fi de internet banda larga com pelo menos 5 Mbps para uso. Para uma experiência de jogo melhor, é recomendada uma conexão de alta velocidade de pelo menos 15 Mbps. Se você estiver usando uma rede Wi-Fi pública, esteja ciente de que a qualidade da conexão à internet pode estar fora do seu controle e pode afetar a qualidade da sua experiência de jogo.
Sony esclarece dúvidas relacionadas ao novo console
A Sony não parou por aí e deu mais algumas respostas que podem sanar as dúvidas de grandes partes de usuários em potenciais do PlayStation Portal em uma página exclusiva. Confira algumas das informações:
Quanto custará o PlayStation Portal?
O preço sugerido do PlayStation Portal é de US$ 199,99 nos EUA. No Brasil, o valor do console só ficará disponível na pré-venda. Para quem for comprar de fora, pode ser que o preço mínimo chegue a R$ 970,00 reais.
Vale lembrar que, considerando a mais nova lei de impostos atuais para produtos exportados aqui no Brasil, o valor do PlayStation Portal deve chegar na média de 1.999, 99.
Quando o PlayStation Portal será lançado?
A data programada para o lançamento ainda não está definida, mas a Sony já confirmou uma janela de estreia ainda para 2023.
Qual a compatibilidade do PlayStation Portal?
O PS Portal terá compatibilidade com todos os jogos instalados no seu PS5. Infelizmente, a modalidade ao PS VR2 não existirá nesse aparelho.
Tela e resolução
Sobre a tela, o Portal entrega uma tela de LCD e contém 8 polegadas Full HD, com resolução de 1080p com frames de 60 p/ segundo.
E se alguém precisar usar a TV?
Apesar de ser conectado ao seu PS5, a Sony promete que ter outra pessoa mexendo na televisão enquanto você joga não irá interferir o seu acesso.
Apenas o Wi-Fi de casa será aceito?
O PlayStation Portal se conecta a qualquer rede Wi-Fi no mundo, contanto que ele atenda aos requisitos de velocidade de rede divulgados pela Sony (15 Mpbs).
DNA do Dual Sense
O PS Portal irá carregar várias das mecânicas presentes no DNA do Dual Sense, desde gatilhos adaptáveis ao feedback tátil. Ambos até mesmo possuem a mesma duração de bateria.
Será necessário assinar o PS Plus?
Não será necessário ter uma assinatura no PS Plus para ter acesso a todos os recursos do PlayStation Portal. No entanto, caso um jogo precise estar conectado ao serviço para o modo multiplayer, será preciso de uma inscrição na ocasião.
Jogos via streaming funcionam no PlayStation Portal?
Não, os jogos disponíveis por assinatura não ficarão disponíveis no PlayStation Portal. Somente os jogos baixados no SSD do PlayStation 5 poderão ser acessados pelo dispositivo.