Poderia Stray (o jogo do gato) ter encontrado seu substituto para o ano? Ou no melhor dos casos, um concorrente saudável?
É algo que Squirrel with a Gun (o jogo do esquilo) nos fez questionar na semana passada ao apresentar seu gameplay pela primeira vez em um trailer de 1 minuto e 45 segundos. O game apresenta o bichano alucinado andando pelas ruas, ameaçando pessoas, fugindo de engravatados, dando uma de Matrix e até… segurando uma arma?
Desenvolvido pelo dev independente Daniel DeEntremont, Squirrel é um jogo Sandbox focado em exploração e tiro. Seguindo o legado de jogos bizarros como Goat Simulator (onde os jogadores podem controlar uma cabra bugada ao longo do gameplay) agora um esquilo é quem sai aterrorizando por aí.
Ao melhor estilo “Os Sem-Floresta” o game colocará o animal perigoso em uma vizinhança onde será perseguido por agentes secretos O motivo? O roedor acabou entrando um dispositivo secreto bastante importante para uma oganização secreta e agora para sobreviver terá que conversar com vizinhos em trocas de recompensas para eliminar os inimigos, o que inclui armas como uma Mack-10 e skins como boinas e suéteres.
Em meio a isso, o personagem visitará lugares extraordinários como na cena do trailer abaixo, onde por exemplo podemos ver Squirrel caindo em um rio de lava ou visitando a instalação ultra-secreta.
Todas essas informações vêm acompanhadas de um enredo que ao tudo indica é engraçado e carismático – algo que foge bastante da proposta profunda que Stray teve, por exemplo. No entanto, os dois jogos se aproximam bastante da mesma premissa quando as habilidades do animal servirão de base para várias ações como escalar mastros, saltar e apertar botões, bater nos adversários e realizar manobras em pleno ar.
O jogo está disponível na Steam, ainda sem data definida para chegar ao Brasil ou em qualquer lugar – nos detalhes de informações do jogo é possível ler “Boa pergunta!” no lugar da data de lançamento. Bem antes disso, no entanto, o game em si já causava um rebuliço na comunidade gamer por dois motivos.
O primeiro é a qualidade gráfica com que o game foi feito. Rodado na Unreal Engine 5, é impossível não perceber o trabalho empenhado e densidade nos detalhes feito pelos devs. Além do tradicional ray tracing e a mecânica do chaos aplicada a cenas de ação, Squirrel tem uma mecânica avançada onde a arma te dá opções de movimento. Estamos torcendo para que a versão de lançamento do jogo saia tão bonita quanto no trailer.
Já o segundo motivo é que um vídeo de três meses atrás com o esquilo alucinado foi o motivo para a repercussão bombástica do jogo. Tudo começou com uma demo feita para mostrar a capacidade da Unreal Engine 5 e após a explosão de views no Twitter, Daniel dedicou seu tempo para fazer da ideia bizarra um game de verdade. O resultado é o que temos hoje com o jogo anunciado na Steam nesse mês.
Lembrando que Squirrel with a Gun ainda não tem data prevista nem aqui nem em qualquer lugar. O jeito é aguardar!