Telltale Games: o que sabemos sobre a falência e o futuro dos games da empresa

Telltale Games: o que sabemos sobre a falência e o futuro dos games da empresa

Update: A Telltale Games anunciou que realmente vai fechar. Confira o comunicado oficial e o que deve acontecer com os games da companhia. Veja nossa cobertura completa do caso abaixo:

A Telltale Games, famosa desenvolvedora por trás de jogos narrativos como The Walking Dead, está praticamente morta. De acordo com informações de grandes sites da mídia internacional, a companhia perdeu praticamente toda sua equipe, cancelou seus projetos e manterá apenas um pequeno time para terminar The Walking Dead: The Final Season.

Os boatos começaram após uma publicação do Gamasutra, que chegou a cair com tantos acessos por causa da notícia. O site de games disse que diversos posts em redes sociais vindos de funcionários da empresa indicavam um fechamento iminente.

De 250 funcionários, sobraram apenas 25 pessoas

Logo após, o The Verge trouxe mais informações e revelou que o estúdio não vai fechar, mas também não está nada bem. De acordo com o site, a empresa manterá um time de 25 pessoas para encerrar The Walking Dead: The Final Season, que está sendo lançado atualmente pela companhia. O estúdio tinha uma equipe de 250 pessoas.

Os projetos futuros, porém, podem estar cancelados. O site USGamer aponta que a empresa teria entrado com um pedido de falência e, com isso, cancelado seus futuros games, que incluem The Wolf Among Us 2 e um jogo de Stranger Things.

A Telltale Games ainda não confirmou as informações, mas se olharmos para cenários anteriores, é possível que a empresa acabe fechando as portas. No ano passado, a empresa demitiu um quarto de seus funcionários.

No meio de 2018, a empresa anunciou uma grande mudança estrutural: a companhia abandonou sua engine, utilizada em seus jogos por mais de 10 anos, foi substituído pela Unity. A última temporada de The Walking Dead seria o último game feito na Telltale Tool.

Aparentemente, só sobrou TWD

De acordo com Joe Parklock, que escreve para o Polygon e possui fontes próximas da Telltale, apenas a primeira temporada de The Walking Dead, que ganhou prêmio de Jogo do Ano há seis anos, foi o jogo que mais deu lucro para a companhia. Batman, por exemplo, teria sido “uma das piores falhas comerciais da Telltale”.

Segundo uma fonte, apenas o primeiro The
Walking Dead realmente deu dinheiro

Os projetos seguintes, inclusives as próximas temporadas de Walking Dead, acabaram não dando o lucro esperado pelos acionistas da empresa. O jornalista disse que a empresa “quase não passou do outono”, mas o acordo com a Netflix para fazer Stranger Things acabou salvando a empresa.

Uma das esperanças para os títulos já anunciados pela companhia é que eles sejam adotados por alguma outra grande empresa do mundo dos games.

Comunicado da Telltale

Na noite do dia 21, a Telltale Games finalmente se pronunciou sobre o assunto e confirmou os rumores. A empresa realmente vai fechar e, temporariamente, ficará com apenas 25 funcionários para “cumprir com as obrigações com o conselho e os parceiros”.

O CEO da Telltale, Pete Hawley, disse que a empresa fez jogos que tiveram uma recepção muito positiva da crítica, mas infelizmente não fizeram sucesso em vendas.

O futuro dos games da companhia ainda é incerto

“Foi um ano incrivelmente difícil para a Telltale enquanto nós trabalhamos para colocar a companhia em um novo caminho”, explicou o executivo. “Lançamos alguns dos nossos melhores conteúdos este ano e recebemos uma grande quantidade de opiniões positivas, mas no fim, isso não se traduziu em vendas”.

A empresa não revelou qual será o futuro de seus games, bem como o que vai acontecer com os jogos atuais da companhia. Vamos esperar por mais novidades vindas da companhia.

Ajude o Nacionais e concorra a Life is Strange 2

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.