Death Note é uma obra que trata de temas como moralidade, justiça e destino, mostrando o conflito entre Light Yagami, um estudante que usa um caderno sobrenatural para matar criminosos, e L, um detetive genial que tenta capturá-lo.
A obra é bastante conhecida por suas cenas de violência e morte, além de ser muito brutal, mesmo sem demonstrar de forma explicíta como elas ocorrem. Mesmo assim, quando pensamos nesse anime, é praticamente uma surpresa quando descobrimos que o desenho praticamente “escondeu” um personagem com representatividade LGBTQIAP. Você sabe qual é ele? Continue lendo esse artigo para matar sua curiosidade!
REM é LGBT!
Isso pode ser um choque para algumas pessoas, mas Rem é uma shinigami do gênero feminino. Aqui no Brasil, sua voz é bastante masculina, mas isso porque seus dubladores em inglês e japônes são homens. Apesar dessa confusão, o anime referencia a personagem como uma Shinigami feminina, razão pela qual ela tem uma aparência mais feminina do que os outros shinigamis.
Para quem não se lembra, Rem é bastante importante para a trajetória do anime. Rem é uma Shinigami que deu a Misa Amane um dos Death Notes que a moça tem. Ela tem uma aparência esquelética, com braços longos e pele óssea, além de cabelos e marcas no rosto azuis ou roxas. Durante o anime, Rem vê a maioria dos humanos com desprezo, mas se importa muito com Misa. Porém ela não gosta de Light e chega a ameaçar o personagem de morte se ele fizer mal a garota.
A confirmação da “afeição” de Rem por Misa é demonstrada desde o momento em que ela entrega o Death Note a ela, após o Shinigami Gelus se sacrificar para salvar a vida de Misa. Rem explica a Misa que ela herdou os olhos de Shinigami de Gelus e que ela pode matar um Shinigami se fizer com que ele mate alguém para salvar outra pessoa que ele favorece. Rem também é a responsável por revelar a Misa o segredo para matar o Kira original, que é Light Yagami.
Rem protege Misa de várias formas, como apagando suas memórias do Death Note quando ela é capturada e se sacrificando para matar L e Watari quando Light coloca Misa em perigo.
Apesar dessas provas de amor incondicional, Misa nunca pôde corresponder os sentimentos da shinigami porque se apaixonou por Light Yagami e é vista como o interesse amoroso principal do personagem, mesmo apesar de ele chegar a ser infiel a ela.
Como não se apaixonar por Misa?
Misa é uma personagem de Death Note que é uma modelo, cantora e atriz famosa. Ela se apaixonou por Light Yagami, o primeiro Kira, depois que ele matou os assassinos dos seus pais. Ela também possui um Death Note e se torna o segundo Kira para ajudar Light. Ela é muito extrovertida e hiperativa, mas também inteligente e leal. Ela costuma se referir a si mesma na terceira pessoa como “Misa-Misa” e gosta de usar roupas góticas.
Apesar de estar perdidamente apaixonada por Light – e, por essa razão, não poder corresponder os sentimentos de Rem – o relacionamento entre Misa e Light é muito problemático e unilateral. Light se aproveita diversas vezes dos poderes de Misa e a usa como sua namorada e aliada, mas não tem sentimentos reais por ela. Ele até a faz fazer o acordo dos olhos de Shinigami duas vezes, reduzindo sua vida pela metade novamente.
É um relacionamento muito abusivo e triste e muitos fãs teorizam até hoje que a personagem se matou depois da morte de Light. Light, no entanto, enquanto era vivo só se importou com seu plano de se tornar o Deus do novo mundo.