10 coisas para entender sobre a reestruturação da DC de James Gunn e Peter Safran

Matheus Martins

A DC Studios agora é uma nova divisão da Warner Bros. Discovery que irá produzir filmes, séries, animações e jogos baseados nos personagens da DC Comics.

Esta nova versão criada em novembro de 2022 e é liderada por James Gunn e Peter Safran, dois nomes de peso no cinema de super-heróis, e foi apelidada de “reestruturação”, uma vez que a dupla está remontando do zero uma série de personagens e mídia já conhecida pelo público.

Mas o que isso significa para o futuro da DC nos cinemas e nas outras mídias? Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre essa nova fase:

1. Cadeia de Comando

James Gunn e Peter Safran têm controle criativo sobre a maioria dos projetos da DC Studios, se reportando diretamente ao presidente e CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav.

Eles trabalham em estreita colaboração com Mike De Luca e Pam Abdy, co-presidentes e CEOs do Warner Bros. Film Group.

2. A nova DC mais unida do que nunca

A DC Studios tem um plano de longo prazo para o universo da DC, que deve ser concretizado pelos próximos dois anos.

O plano envolve unificar todas as mídias, incluindo video games e animações, em uma história maior, dividida em “capítulos”. Cada capítulo terá um início, um meio e um fim, mas não será o fim definitivo do universo.

3. “Deuses e Monstros”

O primeiro capítulo se chama Gods and Monsters (Deuses e Monstros) e irá explorar figuras já conhecidas pelo público, como Superman e Batman, mas também equipes desconhecidas como a Creature Commandos e a The Authority (A Autoridade).

O estopim para esse capítulo será o filme Aquaman: O Reino Perdido, que chega aos cinemas em 20 de dezembro de 2023.

4. Plano a longo prazo

As pessoas já sabem que a Marvel apenas começa a investir naquilo que geralmente fornece lucros dentro da empresa. Se um filme com crossovers dá certo, é isso que os próximos projetos terão. Se um especial de natal deu certo, mais especiais teremos.

A DC Studios não está produzindo os filmes nessa linha mas sim seguindo um roteiro pré-estabelecido. James Gunn afirmou que os dois primeiros capítulos estão prontos e que ele será capaz de continuar mantendo o universo da DC nos cinemas vivo.

5. Um novo recomeço

Não espera que a empresa ignore os filmes anteriores da DC, mas também não espere que a empresa se prenda a eles. Segundo James Gunn, a ideia é aproveitar o que deu certo e descartar o que não funcionou, sem se preocupar com a continuidade ou a coerência.

Assim, alguns filmes como Besouro Azul farão parte do novo universo, mas filmes como Batman de Matt Reeves e Coringa de Todd Phillips serão potencialmente autônomos e pertence ao que é chamado de “DC Eleseworlds”.

6. Representatividade

Sem espaço para ódio – a DC irá apostar na diversidade e na representatividade, tanto na frente quanto atrás das câmeras.

James Gunn e Peter Safran afirmaram que querem trazer novas vozes e perspectivas para o universo da DC, dando espaço para diretores, roteiristas, atores e atrizes de diferentes origens, gêneros e orientações sexuais.

7. Diferentes tons, mesmo universo

A DC também irá explorar diferentes gêneros e estilos dentro do universo da DC, buscando agradar a diferentes públicos e faixas etárias.

Segundo James Gunn, a ideia é que cada filme, série, animação ou jogo tenha uma identidade própria, sem se limitar a uma fórmula ou a uma tonalidade.

8. Essência única

A DC Studios vai investir na qualidade e na originalidade dos seus projetos, sem se preocupar com a bilheteria ou com a crítica.

Segundo Gunn e Safran, disseram que o seu objetivo é fazer filmes que eles mesmos gostariam de assistir, sem se deixar influenciar por expectativas externas ou por comparações com a concorrência.

9. Suprindo às expectativas

O fato de Gunn ser ativo nas redes não é atoa.

O plano da DC é se unir com os fãs e com o público, buscando ouvir as suas opiniões e sugestões, mas sem se deixar manipular por elas.

A dupla afirma que irá respeitar e valorizar os fãs da DC, mas que não deixarão de valorizar a sua própria visão e criatividade, que nem sempre irá coincidir com a dos fãs.

10. “É só um filme”

O ponto principal da nova DC é se divertir com os personagens e as histórias da que o universo de heróis tem a proporcionar, sem se levar a sério demais.

Os novos responsáveis declararam que o seu principal objetivo é entreter e emocionar o público, sem se esquecer do humor e da aventura que fazem parte do universo da DC.

E aí, deu pra entender tudo sobre o que é a reestruturação da DC? Acha que Gunn e Safran farão um bom trabalho? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário