“Sangue & Queijo”: conheça o arco mais sanguinário do livro de George R. R. Martin que será adaptado na segunda temporada de A Casa do Dragão

Matheus Martins

A história de Sangue e Queijo é um exemplo da brutalidade e da violência da Dança dos Dragões, uma guerra que quase destruiu a dinastia Targaryen e que deixou marcas profundas na história de Westeros.

Além de tudo isso, o relato contado pelos Meistres também mostra como a vingança pode ser um motivo poderoso, mas também perigoso, para os personagens do universo de GOT, que muitas vezes agem por impulsos e paixões, sem medir as consequências de seus atos.

A história será adaptada na segunda temporada de A Casa do Dragão, e se você quiser saber tudo sobre o que irá acontecer sem medo dos spoilers, continue lendo abaixo.

Atenção! Cuidado com os spoilers!

Sangue e Queijo: Uma Vingança Sangrenta na Dança dos Dragões

A história de Sangue e Queijo é uma das mais cruéis e chocantes de Fogo e Sangue, o livro de George R. R. Martin que narra a história dos Targaryen desde a conquista de Aegon até a regência de Aegon III. Ela se passa durante a Dança dos Dragões, a guerra civil que dividiu a dinastia Targaryen em dois lados: os Verdes, liderados por Aegon II, e os Negros, liderados por Rhaenyra.

A guerra começou após a morte do rei Viserys I, que havia nomeado sua filha Rhaenyra como sua herdeira, mas sua segunda esposa, Alicent Hightower, e seu filho mais velho, Aegon, contestaram a sucessão e se coroaram reis na Fortaleza Vermelha. Um dos primeiros atos de Aegon II foi enviar seu irmão, o príncipe Aemond, montado no dragão Vhagar, para matar o príncipe Lucerys, o filho mais velho de Rhaenyra, que estava a caminho de Pedra do Dragão para buscar apoio. Aemond e Vhagar encontraram Lucerys e seu dragão Arrax sobre a Baía da Água Negra e os abateram sem piedade, fazendo com que Lucerys caísse no mar e fosse devorado por tubarões.

A notícia da morte de Lucerys chegou aos ouvidos de seu tio, o príncipe Daemon, o marido de Rhaenyra e o comandante dos Negros. Daemon era um homem ambicioso, astuto e implacável, que havia sido o Príncipe da Cidade por muitos anos e que possuía uma rede de espiões e assassinos. Ele jurou vingança pela morte de seu sobrinho e planejou um ataque surpresa à Fortaleza Vermelha, onde Aegon II e sua família estavam refugiados.

Para isso, ele contratou dois homens brutais e sanguinários, conhecidos como Sangue e Queijo. Sangue era um ex-sargento da Patrulha da Cidade, que havia sido expulso por Daemon por sua crueldade. Queijo era um caçador de ratos, que conhecia todos os túneis e passagens secretas da Fortaleza Vermelha. Eles receberam a ordem de sequestrar a rainha Alicent e matar um de seus filhos, como forma de pagar pelo sangue de Lucerys.

Sangue e Queijo entraram na Fortaleza Vermelha disfarçados de guardas e conseguiram chegar aos aposentos da rainha Alicent, onde a renderam e a amarraram. Em seguida, eles esperaram pela chegada da princesa Helaena, a esposa de Aegon II, que costumava visitar sua mãe todas as noites. Helaena era uma mulher bela e gentil, que amava seus três filhos gêmeos: Jaehaerys, Jaehaera e Maelor. Ela também era uma domadora de dragões, que montava o dragão Sonhador, um dos menores e mais dóceis da linhagem Targaryen.

Quando Helaena chegou aos aposentos de Alicent, acompanhada de seus filhos e de um guarda, ela foi surpreendida por Sangue e Queijo, que mataram o guarda e a cercaram. Eles então lhe fizeram uma proposta terrível: ela deveria escolher qual dos seus filhos eles iriam matar, caso contrário, eles iriam estuprar e matar os três. Helaena ficou horrorizada com a escolha e implorou por sua vida e pela vida de seus filhos, mas Sangue e Queijo não se comoveram. Eles lhe deram um prazo para decidir, enquanto zombavam e insultavam ela e sua mãe.

Helaena, desesperada, tentou escolher o filho mais fraco, Maelor, que era prematuro e tinha poucas chances de sobreviver. Ela esperava que, assim, eles poupassem seus outros dois filhos, que eram mais fortes e saudáveis. Mas Sangue e Queijo tinham outra intenção: eles queriam causar o máximo de dor e sofrimento possível à Helaena e aos Verdes. Por isso, eles ignoraram sua escolha e mataram o príncipe Jaehaerys, o filho mais velho e mais amado de Helaena, cortando-lhe a garganta na frente de sua mãe e de seus irmãos.

Em seguida, eles fugiram da Fortaleza Vermelha, levando consigo a cabeça de Jaehaerys, que eles jogaram no fosso dos dragões, onde foi devorada pelo dragão Tessarion, o montante do príncipe Daeron, o filho mais novo de Aegon II. Eles também deixaram uma mensagem escrita com sangue na parede: “Vingança pelo sangue de Lucerys”.

O ato de Sangue e Queijo teve consequências terríveis para ambos os lados da guerra. Helaena ficou tão traumatizada com a morte de seu filho que entrou em uma profunda depressão, perdendo o interesse pela vida e pelo seu dragão Sonhador, que ficou cada vez mais fraco e doente. Aegon II ficou furioso com o assassinato de seu filho e ordenou uma caçada aos culpados, mas eles nunca foram encontrados. Ele também se tornou mais cruel e vingativo, ordenando execuções e torturas de seus inimigos.

Os Verdes e os Negros se odiaram ainda mais e se envolveram em batalhas sangrentas, que custaram a vida de muitos homens, mulheres, crianças e dragões.

A segunda temporada de House of Dragon chega no verão norte-americano – isto é, entre junho e agosto de 2024.

Deixe um comentário