10 maiores traições em House of Dragon

Matheus Martins

House of Dragon finalmente chegou ao final da sua primeira temporada.

A série de fantasia medieval baseada no livro Fogo & Sangue de George R. R. Martin é uma derivada de Game of Thrones e reconta a história 200 anos antes da série original.

Com um foco enorme nos dragões e na linhagem Targaryen, a série abordou em seus 10 capítulos a luta pela sucessão do Trono de Ferro pela princesa Rhaenyra, filha mais velha direta do Rei Viserys, e a casa Hightower representada pelos “Verdes”

Agora que os acontecimentos do último episódio deram início a famosa “Dança dos Dragões” que remete aos grandes eventos contados pelo livro, nós do Pixel Nerd resolvemos repetir a nossa tradição e contar quais foram as 10 maiores traições em A Casa do Dragão até o momento.

Vem conferir!

Atenção! A lista a seguir CONTÉM SPOILERS da primeira temporada de A Casa do Dragão!

10. A Reivindicação de Daemon

Logo após a morte da Rainha Aemma Arryn, assim também do primeiro primogênito homem de Viserys, Porto Real é coberta por luto e uma sensação de amargura, mas logo aprendemos que esse não é um sentimento muito bem compartilhado.

No primeiro episódio, Daemon Targaryen, irmão do rei, se declara como o herdeiro ao trono por uma noite em um bordel cheio de soldados da Tropa Dourada. A informação não demora a chegar até Viserys, que, tomado pela fúria, considera a reivindicação de Daemon como uma traição e passa a nomear Rhaenyra, sua filha, como a herdeira do trono.

A decisão deixa Daemon furioso ao ponto de que o princípe passa a conspirar contra a família se aliando a Corlys Velaryon em uma luta contra o Engorda Caranguejo logo em seguida.

9. O Plano de Otto Hightower, A Mão do Rei

Em Game of Thrones, nós conhecemos diversos personagens como Ned Stark e Tyrion Lannister, que se tornaram “A Mão”, um título-cargo de confiança dado aos Lordes em Westeros que os deixam como segundo poder no reino.

Embora Otto Hightower tenha jurado fidelidade a três Reis da linhagem Targaryen, ambos Jaehaerys I e Viserys I o removeram do cargo duas vezes e na série descobrimos muito bem o motivo dessa ordem acatada: é que Otto sempre agiu com interesse, manipulando acontecimentos e situações para deixar sua linhagem o mais perto da coroa.

A prova disso é quando ele estimula Alicent Hightower, sua filha, a se envolver emocionalmente com o Rei Viserys como um golpe para gerar filhos dele e trair a vontade de Sua Majestade ao nomear seus descendentes como sucessores ao trono.

É por causa de Otto que vários acontecimentos e mortes da série acontecem, como a grandiosa Dança dos Dragões.

8. A Conspiração dos Meistres (e Otto)

Como se não bastasse manipular o rei a se casar com a filha, uma das muitas teorias compartilhadas por fãs é a de que Otto, assim como os Meistres em Westeros, teriam envenenado o Rei Viserys no lugar de tratar sua doença.

Apesar da confirmação feita pelor ator Paddy Considine de que o personagem teria lepra, alguns apontaram para a insistência leite de papoula no tratamento terminal da doença ou para a falta de uma cauterização na ferida, apontada por meistre mais novo.

E não vamos esquecer que a série principal confirmou que a extinção dos Dragões no universo da série se deu pela conspiração dos Meistres e que melhor maneira de começar isso eliminando seus descendentes?

7. Daemon e sua esposa

Depois de ser exilado da posição de comandante da Patrulha Real, obrigado a deixar sua amante Mysaria e o posto em Pedra do Dragão, para assim retornar a sua esposa Rhea Royce em Runestone Daemon sabia que seria difícil conseguir qualquer dignidade para conquistar as terras da qual tinha direito.

Isso porque a relação do irmão do Rei com sua esposa, Rhea, nunca foi realmente estabelecida, com ambos vivendo separadamente.

No episódio cinco, quando Daemon volta para Runestone, é apenas para presenciar Rhea cair de seu cavalo e a mata-lá em seguida para finalmente reivindicar a terra por direito.

Essa é uma traição considerada grande, tanto ao seu juramento quando se casou, quanto a seu irmão Viserys.

6. O Plano de Rhaenyra e Daemon

Após a morte de Laena Velaryon, Rhaenyra sente que precisa deixar sua posição de sucessora do reino mais forte casando com seu tio Daemon Targaryen. Porém, isso não pode acontecer enquanto Laenor Velaryon, seu marido, estiver vivo.

Então colocando seu plano em ação, Daemon paga o amante de Laenor, Sor Quarl, para dar ao princípe uma “morte rápida e indolor” lhe oferecendo dinheiro o suficiente para que ele suma no mapa logo depois disso.

Essa é uma traição enorme não somente aos aliados da casa Velaryon como também ao juramento de Rhaneyra para com o seu casamento.

No entanto, como aprendemos depois, Rhaenyra não é a única a trair seus votos já que Laenor acaba na verdade vivo com seu amante e fingindo sua morte para seus pais.

5. A morte de Vaemond Velaryon

Essa talvez seja uma das formas de traições mais diretas nessa lista – isso porque não envolve qualquer ação feita por debaixo dos panos como as outras.

O ato de traição ocorre quando Vaemond Velaryon, irmão de Corlys Velaryon, fica revoltado com as atitudes de Viserys que toma favor da filha chamando seus filhos de bastardo e usando palavras de baixo calão para se referir a Rhaenyra.

Em seguida, Vaemond tem sua cabeça cortada por Daemon, assim como nos livros. Esse é o único ato de traição pago com a morte em toda a série – e certamente um dos mais chocantes.

4. A Linhagem de Rhaenyra

A linhagem de Rhaenyra talvez seja uma das traições mais polêmicas de House of Dragon. Assim como em Game of Thrones, bastardos assumindo o posto de herdeiros do trono tem sido um dos plots centrais da história como Joffrey Baratheon, o filho do affair secreto entre Cersei e seu irmão, Jaime.

Aqui em A Casa do Dragão, Rhaenyra mantinha as aparências com Laenor Velaryon quando, na verdade, teve três filhos com Sor Harwin Strong, seu campeão.

O segredo – que não era bem um segredo para qualquer pessoa no reino – resultou em brigas entre as crianças e entre as motivações de Alicent, que sempre soube da traição de Rhaenyra e sua linhagem.

3. Sor Criston Cole

A traição de Criston Cole também é bastante semelhante a uma razão passional. Ele e a princesa Rhaenyra, quando mais nova, se deitaram juntos descumprindo assim a honra da filha do rei e do seu voto de apenas protegê-la como cavaleiro da guarda real.

A relação dos dois, mais tarde, resultou em uma briga sobre valores entre os dois: Rhaenyra jamais abandonaria a posição de princesa para ficar com Cole, o que o deixou revoltado. Em seu casamento, ele matou o amante de Laenor Valeryon.

Mais tarde, Cole também se aliou a Rainha Alicent nas conspirações que usurpariam o direito de Rhaenyra ao trono.

2. O Plano de Alicent

Após Viserys tomar partido das decisões em prol de Rhaenyra mais uma vez, Alicent se revolta e é acalentada por Larys Strong, que oferece uma maneira inusitada de fazê-la ganhar “mais voz” dentro do conselho.

O que ela não sabia era que o plano de Larys envolvia a morte de seu próprio pai e de seu irmão, Harwin. Dessa forma, com A Mão do rei morta, Alicent foi capaz de ludibrirar o rei a aceitar seu pai de volta para o conselho.

Como Lyonel Strong, assim como sua casa, sempre foram fiéis ao rei, essa é considerada uma traição além de mais um esquema dos verdes para se garantirem no poder.

1. O Casamento de Alicent e Viserys

De uma forma simbólica, essa é a maior traição de toda a série em House of Dragon. Afinal de contas, é deixado bem claro que Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower se amavam muito.

Embora o enredo deixe bem claro que nunca foi intuito das duas se distanciarem dessa forma, fica claro que quando Rhaenyra e Alicent se tornam mais velhas, elas precisam se posicionar de uma maneira que garanta a segurança de seus filhos.

Porém, é a pressão de Otto para que Alicent se case com Viserys e a pressão de Viserys para que Rhaenyra arrume logo um pretendente que culmina para o caminho infortúnio de inimizade a ódio entre as duas Rainhas. Elas brigam e armas umas para as outras em meio a conseguirem o que querem.

E a traição de uma amizade mostra como pode ser a pior forma de traição em uma série que fala sobre amor e poder.

Para nós, essas são as 10 maiores traições em House of Dragon. Você concorda? Acha que ficou faltando mais algum momento importante? Deixe nos comentários!