5 atores que Hollywood simplesmente não enjoa de colocar em seus filmes

Matheus Martins

Imagine que você está assistindo a um filme e vê esse ator. Você o conhece bem, ele sempre aparece nos filmes mais famosos, sempre posando como um vilão ou herói bastante conhecido, mais de uma ou duas, três vezes. Bate aquela sensação, aquele dejá-vu. Será que você já viu essa cena antes?

Acontece que isso não é um simples acaso. Hollywood tem um problema sério de escalar sempre os mesmos atores para papéis similares. Eles acham que não percebemos, mas esses mesmos profissionais continuam interpretando as mesmas personagens em diferentes filmes e já passou da hora de alguém apontar isso.

Na lista abaixo, confira 5 atores de Hollywood que estão inseridos nessa esquema!

1. Kurt Russell

Kurt Russel, de 72 anos, é praticamente um ator da casa. Ele estreou em clássicos como O Enigma de Outro Mundo (1982) e Elvis (1979), e continua interpretando grandes papéis nos dias de hoje.

Porém, de uns tempos pra cá, deu para perceber que Hollywood está forçando o ator no mesmo papel há anos. De alguma forma, ele é sempre o pai de algum herói com problemas de auto-confiança em si mesmo. Se não acredita em mim, é só assistir a Guardiões da Galáxia Vol. 2, onde ele interpreta Ego, e a Sky High: Super-Escola de Heróis, onde ele interpreta o pai do protagonista do filme (de novo).

Tudo bem que existe um intervalo enorme de tempo entre as duas atuações, mas em qualquer filme dos dias de hoje que você sintonizar com o ator, verá ele como uma figura paterna que é sempre admirável, mas com uma personalidade um pouco inconsistente. Nós notamos Hollywood e não vamos deixar passar em branco.

2. Jude Law

O próximo ator dessa lista é um caso um pouco mais escancarado. Jude Law, mais conhecido por interpretar em filmes como Closer – Perto Demais e Sherlock Holmes. O ator possui uma lista extensa de longas em seu currículo, mas em dois filmes recentes vemos ele atuar como um mocinho que se torna vilão: A Espiã que Sabia de Menos de 2015 e Capitã Marvel, de 2019.

Em ambos os filmes o ator engana as protagonista só para servir como saco de pancadas delas no final. Quando não está alternando entre os dois, vemos o ator interpretando vilões cada vez mais caricatos como em Rei Arthur e no mais recente Peter Pan e Wendy.

Em Animais Fantásticos, ele interpreta a versão mais jovem de Dumbledore que, apesar de não propriamente um vilão, é uma personagem cinzenta do mundo de Harry Potter com um passado inescrupuloso, o que o faz entrar para a conta.

Parece que o ator vive para ser essa fórmula de alternar entre bozinho e malvado, mas é algo que está se tornando cansativo de se ver.

3. Woody Harrelson

O ator Woody Harrelson é outro grande caso de cópias e cópias do mesmo personagem em filmes diferente. Em Truque de Mestre, Woody é um ilusionista de certa forma mais sábio que os outros mágicos da sua gangue. Já em Três Anúncios para um Crime, ele é um delegado de polícia respeitado; em Jogos Vorazes, um tutor respeitado, em Venom: Tempo de Carnificina, um vilão temido entre outros vilões já previamente estabelecidos.

A coisa se extendeu entre séries como True Detective onde, apesar de estar fenomenal, aparece novamente em Os Encanadores da Casa Branca. A semelhança é gritante e fica bem difícil de não perceber.

Onde quer que você olhe, Woody está com aquele sorrisinho de quem sempre sabe mais do que os outros, fazendo piadas e soltando frases sarcásticas que chamam atenção. Mas agora retiramos a sua máscara; ele está realmente vivendo o mesmo personagem em tudo que se propõe.

4. Matt Damon

Matt Damon é outro caso extremo de escalação desnecessária. Não tem nenhum outro ator para um filme sobre viagens fora da terra? Matt Damon. Um homem certinho que não concorda com as ações de personagens mais fora da lei? Matt Damon. Um agente bem blasé que não tem cara de nada e nenhuma expressão?

Matt Damon é o homem para o papel.

O ator chega a roubar trabalhos de figurantes várias vezes como fez em Thor; Amor e Trovão, como um asgardiano atuando como Loki, e de novo em Deadpool 2, como um caipira. Se pessoas ganhassem moedas cada vez que Matt entra em papéis cada vez mais parecidos, não seria muito, mas seria esquisito se isso acontecesse mais de uma vez.

5. Dwayne “The Rock” Johnson

Por último nessa lista, temos Dwayne “Johnson, o The Rock. O ator é sempre escalado para papéis do bombado num filme de ação e Hollywood não está tentando mais esconder. Mesmo em filmes como atua como um coadjuvante, parece que a necessidade é sempre que The Rock seja esse pilar da atuação não-versátil.

De vez em quando ele é uma pessoa diferente, mas é sempre esse espertalhão com habilidades de luta incríveis que só está esperando para aparecer na tela. A lista é extensa: Velozes e Furiosos, Jumanji, Rampage, Alerta Vermelho, G. I. Joe, Adão Negro, Hobbs & Shaw e assim por diante.

É justo dizer que, como antigo lutador de luta livre, o ator nasceu para isso. No entanto, saber que muitos atores que ficaram de fora dessa lista segue esse padrão nos faz questionar se a carreira de atuação de alguns atores nunca sobreviverá para ver dias de inovação.

Deixe um comentário