Desde o início da era da televisão, as séries têm sido uma fonte inesgotável de entretenimento e escapismo para o público. Ao longo dos anos, os gêneros têm se diversificado e, atualmente, as séries distópicas estão conquistando cada vez mais espaço na programação. Com narrativas envolventes e cenários sombrios, essas produções exploram futuros distópicos onde a sociedade está à beira do colapso, despertando reflexões sobre questões políticas, sociais e ambientais.
Neste artigo, apresentamos uma lista de sete séries distópicas imperdíveis para assistir no momento!
1. Silo
Silo é uma série de drama e ficção científica baseada na trilogia homônima do autor norte-americano Hugh Howey. A produção se passa em um futuro pós-apocalíptico, tóxico e arruinado. Em um silo subterrâneo, os últimos dez mil sobreviventes da Terra tentam se manter protegidos contra o caos mortal do mundo lá fora. Porém, ninguém sabe quem ou porquê o abrigo foi criado, e toda vez que alguém tenta desvendar sua origem, acaba sofrendo consequências fatais. Quando alguns habitantes morrem de forma misteriosa, a engenheira Juliette (Rebecca Ferguson) inicia sua própria jornada para conseguir respostas, mas acaba encontrando ameaças maiores do que imaginava.
A série é criada por Graham Yost e estrelada por Rebecca Ferguson, David Oyelowo, Common e Tim Robbins1. A primeira temporada estreou em 5 de maio de 2023 na Apple TV+.
2. Black Mirror
Black Mirror é uma série de ficção científica, sátira e drama psicológico criada por Charlie Brooker. A série explora o lado obscuro da sociedade moderna e as consequências imprevistas das novas tecnologias. Cada episódio conta uma história diferente, em um presente alternativo ou em um futuro próximo.
A série teve suas duas primeiras temporadas transmitidas pelo canal Channel 4, no Reino Unido, em 2011 e 2013. Em 2015, a Netflix comprou a série e produziu mais três temporadas, de 2016 a 2019. A série também lançou um filme interativo chamado Bandersnatch, em 2018.
A série recebeu aclamação da crítica e vários prêmios, incluindo seis Emmys. A série também gerou debates sobre os temas abordados, como privacidade, manipulação, ética e vício.
A sexta temporada de Black Mirror está prevista para ser lançada em 2023 na Netflix.
3. Expresso do Amanhã
Expresso do Amanhã é uma série de televisão americana baseada no filme homônimo de 2013, dirigido por Bong Joon-ho, e na graphic novel francesa de 1982, Le Transperceneige. A série se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde a Terra foi congelada por um experimento fracassado para combater o aquecimento global. Os únicos sobreviventes vivem em um trem gigantesco chamado Snowpiercer, que circula pelo mundo sem parar. Dentro do trem, há uma rígida divisão de classes, que gera conflitos e revoltas entre os passageiros.
A série estreou em maio de 2020 no canal TNT nos Estados Unidos e na Netflix no resto do mundo. A série já foi renovada para uma quarta temporada. O elenco principal conta com Jennifer Connelly, Daveed Diggs, Sean Bean, Mickey Sumner, Alison Wright e Lena Hall.
4. Sweet Tooth
Sweet Tooth se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde um vírus mortal chamado Flagelo dizimou grande parte da humanidade e fez surgir uma nova geração de bebês híbridos, que possuem partes humanas e partes animais. Muitos humanos temem e caçam esses híbridos, acreditando que eles sejam a causa do Flagelo. A história acompanha Gus (Christian Convery), um menino-cervo que vive isolado na floresta com seu pai até que ele morre. Gus então decide sair em busca de sua mãe, que ele acredita estar viva em algum lugar do Colorado. No caminho, ele encontra Jepperd (Nonso Anozie), um ex-jogador de futebol que se tornou um viajante solitário e que promete ajudar Gus a encontrar sua mãe. Juntos, eles enfrentam os perigos de um mundo devastado e descobrem que existem outros híbridos como Gus.
5. The Handmaid’s Tale
The Handmaid’s Tale é uma série de televisão americana de drama e distopia criada por Bruce Miller para o serviço de streaming Hulu. A série é baseada no romance homônimo de 1985 da escritora canadense Margaret Atwood.
A série se passa em um futuro próximo, onde um atentado terrorista mata o presidente dos Estados Unidos e a maioria dos membros do Congresso. Uma facção fundamentalista cristã aproveita a oportunidade para tomar o poder e instaurar a República de Gilead, um regime teocrático e patriarcal que subjuga as mulheres e as priva de seus direitos. Devido à queda da fertilidade causada pela poluição e pelas doenças, as poucas mulheres férteis que restam são forçadas a se tornarem “aias” (handmaids), servas sexuais que devem gerar filhos para os comandantes da elite e suas esposas estéreis.
A série acompanha a história de June Osborne (Elisabeth Moss), uma das aias que é designada para a casa do comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes) e sua esposa Serena Joy (Yvonne Strahovski). June recebe o nome de Offred, que significa “of Fred” (de Fred), indicando que ela pertence ao seu comandante. Offred tenta sobreviver em um mundo opressivo e cruel, ao mesmo tempo que busca reencontrar sua filha Hannah, que foi tirada dela quando Gilead foi formada.
6. The Last of Us
The Last of Us é uma série de drama, aventura e terror baseada no jogo de videogame homônimo. A história se passa em um mundo pós-apocalíptico onde um vírus transformou a maior parte da humanidade em criaturas canibais chamadas de infectados. Os sobreviventes vivem em zonas de quarentena controladas pelo governo ou em grupos rebeldes que lutam pela liberdade. A série acompanha a jornada de Joel, um contrabandista que é contratado para escoltar Ellie, uma garota que pode ter a cura para o vírus em seu sangue, até um grupo rebelde chamado de Vaga-lumes. No caminho, eles enfrentam perigos, conflitos e emoções enquanto tentam sobreviver em um mundo hostil e desesperançoso.
A série é produzida pela HBO e tem como criadores Neil Druckmann, o diretor do jogo original, e Craig Mazin, o roteirista de Chernobyl. O elenco conta com Pedro Pascal como Joel, Bella Ramsey como Ellie, Anna Torv como Tess e Merle Dandrige como Marlene.
7. The Purge
The Purge é uma série de terror baseada na franquia de filmes homônima criada por James DeMonaco. A série acompanha um grupo de personagens aparentemente não relacionados que se cruzam em uma cidade dos Estados Unidos durante um período de 12 horas em que todo crime, incluindo assassinato, é legal.
A série tem duas temporadas e foi cancelada em 2019. A primeira temporada mostra como diferentes pessoas lidam com a noite do expurgo, enquanto a segunda temporada explora as consequências do expurgo ao longo do ano.