O bastão mágico de Goku é um item icônico em Dragon Ball, e ele é originalmente encontrado pelo protagonista em sua juventude, enquanto ele estava procurando pelas Esferas do Dragão. Um item poderoso, capaz de se estender e se contrair em comprimento a pedido do usuário. Ele é um item muito útil para o combate, pois pode ser usado para atacar inimigos à distância ou como uma arma de combate corpo a corpo.
Ao longo da série Dragon Ball, o bastão mágico de Goku sofre várias transformações. No início da série, o bastão é simplesmente uma vara de madeira comum, mas depois é revelado que ele é feito a partir de um pedaço de madeira mágica chamado de “lágrima de dragão”. Mais tarde no anime, o bastão é quebrado durante a luta de Goku contra o vilão Piccolo, mas é eventualmente restaurado pelo personagem Kami.
Ainda um pouco mais tarde na série, o bastão é substituído pela nuvem voadora de Goku como seu principal meio de transporte, mas ele ainda é usado ocasionalmente em batalhas. Em Dragon Ball Super, Goku não usa mais o bastão mágico, preferindo se concentrar em suas habilidades de luta. Então, no geral, o bastão mágico de Goku é um item importante na série Dragon Ball, mas eventualmente é substituído por outras habilidades e itens à medida que Goku se torna mais forte.
O bastão é mencionado na saga Z e GT?
Embora o bastão mágico de Goku tenha desempenhado um papel importante na saga Dragon Ball original, ele é menos enfatizado nas sagas Z e GT do anime.
Na saga Z, Goku é visto usando o bastão mágico em algumas ocasiões, mas geralmente ele usa suas técnicas de artes marciais e seus poderes de Super Saiyajin para lutar. O bastão mágico é frequentemente deixado de lado à medida que a série se concentra em outras armas e poderes dos personagens, como o kamehameha e a espada de Trunks.
Na saga GT, o bastão mágico é ainda menos enfatizado, com Goku e seus amigos preferindo usar outras habilidades e poderes para combater os inimigos. Embora o bastão mágico ainda seja uma parte importante da história de Goku, ele não é mais tão central à medida que a série evolui para ameaças que precisam ser derrotadas com habilidades mais poderosas.
Modo Sayajin também pode ser grande parte do motivo
Assim que adentramos a Saga Z, onde Goku está mais velho e mais forte, o anime decide focar nas transformações do personagem no Modo Sayajin, que passa a ser o grande foco do desenho.
As variações da transformação (Super Sayajin, Super Sayajin 2, Super Sayajin 3, Super Sayajin 4, Macaco Gigante) tanto para Goku, Vegeta, Freeza, Cell, Majin Boo entre outros parece ser o grande motivo para o bastão mágico e a nuvem mágica terem sido deixados de lado, visto que o interesse da audiência se deu cada vez mais e mais em ver o quanto essas personagens podem alcançar o poder.
A mudança também tem grande sentido com os inimigos e adversários de Goku e seus amigos. O bastão, por exemplo, jamais faria sentido em uma luta contra os Androides, uma vez que foram criados pelo Dr. Maki Gero para serem mais fortes do que os Sayajins. Outros fortes inimigos, além dos vilões principais, são os dragões de cada esfera do dragão apresentados na Saga GT, e que possuem habilidades e poderes distintas que precisam ser derrotadas pelo esforço e evolução de cada personagem.
De certa forma, o bastão mágico é uma marca registrada do anime, sendo vendida em diversos produtos colecionáveis e seria interessante para alguns ver essa arma ser explorada de outras formas mais interessantes (assim como as transformações), mas a grande verdade é que ao longo do desenho, a arma passa a ser um recurso um pouco obsoleto no quesito combate, visto que Goku se torna cada vez mais poderoso.
E quem sabe seja melhor assim. Lembrar do bastão mágico pode ser algo nostálgico, que remeta aos primeiros anos do anime e de uma época em que Dragon Ball falava sobre os primeiros dias de inocência, ingenuidade e pureza do Son Goku.