Avatar 2: Dev imagina jogo de mundo aberto baseado na sequência

Matheus Martins

Um dev imaginou Avatar 2 na Unreal Engine 5 como jogo de mundo aberto. O projeto é uma recriação de Teaserplay, youtuber que vem “atiçando” os fãs com demos-não-jogáveis que imaginam personagens como Super-Man, Hulk, Pantera Negra, Wolverine, John Wick dentre outros personagens da cultura-pop com jogos próprios.

Usando da Unreal Engine 5, motor gráfico da Epic Games, Teaserplay fez um pequeno trailer de conceito que imagina como o jogo funcionaria com a mecânica de mundo aberto utilizada em títulos como GTA e Red Dead Redemption. Confira o vídeo:

Na demonstração de 2 minutos e 12 segundos, somos levados para Pandora, o planeta-lar dos Na’vi – a incrível raça alienígena de Avatar. Pandora é explorada de forma livre por Jake, protagonista do filme que, após perder os movimento das pernas, é colocado como um infiltrado em uma pesquisa feita pelo seu irmão gêmeo. Uma vez infiltrado na incrível terra dos Na’vi, ele se apaixona por Neytiri e sua cultura ao passo que também se converte. No segundo filme da franquia, Jake e Neytiri (uma na’vi real) possuem filhos e são uma família que juntos precisam enfrentar as dificuldades unidos.

Na recriação feita por Teaserplay, a vegetação acompanha a maior parte do vídeo com a fauna e a flora em destaque. Montanhas, aranhas gigantes, dinossauros e os Banshees – as incríveis criaturas aladas que possuem uma forte conexão aos guerreiros na’vi – percorrem o mundo pacificamente enquanto naves humanas sobrevoam o planeta de Pandora.

Um jogo imaginado nesse universo provavelmente levaria a categoria de aventura, com missões e quests para finalizar e uma história baseada no segundo filme da franquia lançado em dezembro do ano passado, que focou mais nas partes aquáticas do incrível planeta. Com um orçamento parecido com o do filme, o possível jogo poderia facilmente ser um AA ou AAA – nível de qualidade dedicado a jogos com grande investimento e promoção.

Captura de tela: Teaserplay
Captura de tela: Teaserplay
Captura de tela: Teaserplay
Captura de tela: Teaserplay
Captura de tela: Teaserplay

É visível o uso de Lumen e Ray Tracing em vários momentos do vídeo; a luz indireta em cantos mais escuros da floresta como no começo do vídeo para depois, quando ele começa a adentrar ainda mais debaixo da luz do sol. Cada detalhe é incrível e lembra bastante a famosa demo em Unreal Engine 5 Forest Walk, embora trabalhada de maneira modesta aqui. Apesar da ótima qualidade, alguns glitches nas samambaias passam discretamente no segundo 17 do vídeo e mais evidente quando nos aproximamos delas no segundo 31.

Um uso do Metahuman seria apreciado aqui na demo, tornando as coisas mais interessantes, mas o dev se limita a deixar o personagem de costas para nos dar sempre o ponto de vista em terceira pessoa. A famosa criatura Banshee dos filmes aqui parece mais um dragão do que um pássaro, mas é compreenssível que o nível de imaginação não poderia ir tão longe. E por último, mas não menos importante: a água. Apesar de ser a parte mais importante dessa nova trama de Avatar, ela mal aparece, a não ser no final quando Jake sobrevoa pela terra abastada do planeta. De qualquer forma, essa não é a intenção de Teaserplay que busca meramente imaginar como jogos confirmados ou não seriam recriados, então temos que dar os créditos a ele por tentar.

Sequência do filme de 2009 de James Cameron, a Ubisoft atualmente está desenvolvendo um game baseado na franquia, Avatar: Frontiers of Pandora com data de lançamento prevista ainda para 2023. O jogo explorará a região oeste de Pandora, área ainda inabitada dos filmes, com uma jogabilidade em primeira pessoa.

Avatar já possui um jogo: Avatar: The Game (embora não na categoria mundo aberto) disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo DS e PC.

Deixe um comentário