Crítica | Ahsoka 1×08 reinicia a história de Rebels

Matheus Martins

Atualizado em:

Depois de oito episódios, a série Ahsoka do Disney Plus encerrou mais um spin-off do universo de Star Wars. Com uma qualidade gráfica imensa, a equipe de som caprichou nos sons da nave e sabres de luz que compõem grande parte desse último capítulo.

Começamos exatamente onde o último episódio de Ahsoka acabou, com a Jedi, Sabine e Ezra movendo forças para impedir Thrawn de conseguir êxito em seu plano de chegar a Dathomir. O vilão ardiloso reconhece Ahsoka como a padawan de Anakin, portanto tenta prever cada movimento seu antecipando e planejando um sistema de ataque e recúo – algo que dá certo.

Em contrapartida a isso, Morgan Elsbeth finalmente ganha um protagonismo maior recebendo um “presente” das Irmãs da Noite; agora ela faz parte do culto sombrio das galáxias, com direito a uma arma ainda mais poderosa.

Mesmo sendo um episódio de “despedida”, os mais de quarenta e três minutos dedicados ao episódio se encarregam de dar um espaço maior ao combate, algo que já foi trabalhado no episódio 7, e também com menos importância, porém menos impacto, no 6. Aqui, no 8, os riscos são ainda maiores, não há como fugir de saídas pela tangente numa batalha onde ao menos um dos dois lados deve sair vitorioso. Ainda assim, é possível sentir um roteiro que tenta eliminar o menor número possível de danos, salvo alguns personagens que finalmente encontram seus últimos respiros.

Se você estiver assistindo Ahsoka até o momento para descobrir se o arco de Sabine como Jedi vai ter alguma conclusão, saiba que esse episódio é para você. A produção da série guardou o vindouro desenvolvimento da personagem para esse episódio em específico, com Sabine usando tanto técnicas Mandalorianas e Jedis quanto samurais e de luta para vencer inimigos e derrotar o grande obstáculo que é controlar a Força. O episódio até brinca num momento com a possibilidade de ela cair para o lado escuro da força, mas essa é só uma rápida brincadeira.

De certa forma, existem aqueles que vão julgar o episódio por ter um ritmo apressado e muito acelerado que não se conecta nenhum pouco com a calmaria e a sagacidade dos primeiros episódios. Bem, para os que vão fazer essa crítica, é bom entender que estão totalmente certos. Devido ao número de plots trabalhados em uma curta lista de episódios, o roteiro do episódio 8 se encarrega de fechar todos os pontos até o momento final… Algo que chega a conseguir, depois de muita perserverança e muito custo.

Boa parte das baixas que o roteiro não consegue salvar são os arcos de Shin Hati e Baylan Skol, que apesar de encontrarem seus caminhos, não dá para negar que tiveram ações completamente não condizentes com a realidade. Eles sâo inimigos e são poderosos e deveria ficar a cargo do roteiro trazer uma dinâmica de combate justa entre a dupla de Siths e o trio Jedi. No fim das contas, Shin se vê como uma aliada dos mercenários sem o menor desenvolvimento e Baylan finalmente se conecta a uma figura em Peridia – que, diga-se de passagem, promete deixar muitos fãs de Star Wars teorizando por semanas, o que é meio interessante comparado ao fato que o ator de Baylan morreu e não trará de volta mais o personagen… assim pensamos.

Há muito o que se pensar sobre a sequência finalnde Ahsoka. E não necessariamente, apenas coisas boas. É de conhecimento público que um retorno do ator Hayden Christensen foi algo muito aguardado pelos fãs. Mas trazer o personagem nos minutos finais é realmente uma intenção de ser condizente com a história de Ahsoka – que já o tinha sido nos episódios cinco e seis – ou as manobras já datadas da Disney em usar figuras importantes e nostálgicas da saga para atrair a atenção dos fãs? É algo a se pensar.

No fim das contas, Ahsoka conclui exatamente onde Star Rebels nos deixou, com Ezra agora salvo e são e seguro em casa enquanto Ahsoka e Sabine estão mais conectadas do que nunca. A série tinha tudo para ser uma adição grandiosa para a saga Star Wars, mas acabou sendo mais um capítulo interessante do que qualquer outra coisa.

Série: Ahsoka

Direção: Dave Filoni

Elenco: Rosario Dawnson, Natasha Liu Bordizzo, Mary Elizabeth, Ivanna Sakhno.

Nota: 8,00

A primeira temporada de Ahsoka está completa no Disney Plus.

Deixe um comentário