Crítica: “Invasão Secreta” crítica do primeiro episódio

Matheus Martins

Invasão Secreta é a nova série do Disney+ planejada entre tantas outras da grade da Marvel. A produção promete focar em Nick Fury, membro importante do MCU por reunir os Vingadores. O personagem havia desaparecido após o blip e não havia retornado desde então.

Embora em Homem-Aranha: Longe de Casa o público havia sido enganado por uma aparição sua, que na verdade era um Skrull, raça alíenigena descoberta pela Capitã Marvel e Fury, e que juntos haviam prometido achar um novo planeta para eles. Quando essa prometa não se cumpre, os Skrulls se reúnem de volta para tomar a força o que acham serem deles por direito.

Para quem não sabe, Invasão Secreta não é só um nome para a série. É um arco dos quadrinhos onde os Skrulls passam a roubar a identidade de heróis conhecidos como a Elektra e a Mulher-Aranha. A invasão é tomada logo após os Illuminatis mandarem os Skrulls deixarem a terra longe da guerra entre eles e os Kree.

A série até que faz um bom paralelo, dessa vez colocando Carol Denvers e Fury como os tais responsáveis pela expulsão da raça do nosso planeta. No entanto, isso não funciona: muito pior, há uma divisão que parece estar harmônica, enquanto a outra está agindo nos becos e vielas da terra para conseguirem o que querem.

Quando a série rola seus primeiros momentos, é um pouco lamacento tentar entender o que está acontecendo. Passa a sensação que estamos assistindo a algo pego pela metade, como se faltasse um partícula, cenas ou uma personagem importante. Esse desfoque é intencional; Fury, que é o ponto principal de Invasão Secreta, apenas aparece depois de momentos planejados para criar tensão – o que chega a funcionar, mas com uma dúvida crescente que se estende até o meio do episódio e além disso.

Para falar a verdade, tudo isso é muito chato e é lamentável que a série não tenha se proposto a inovar no conceito de primeiros episódios de séries da Marvel. O começo é sempre misto, com um segundo episódio animador até um terceiro que prometa coisas. Essa é a fórmula da Marvel para os streamings e, pelo visto, deve se perpetuar em produções futuras. O que não seria um problema se fosse algo bem orquestrado. Não é o caso de Invasão Secreta que possui um roteiro desanimador e sem espiríto.

Um exemplo de bom roteiro é o filme Patrulha Canina: A Cidade da Aventura. Temos Chase, o cão-protagonista, que após correr riscos em uma missão no começo do filme começa a duvidar de si mesmo. A partir daí, o personagem entra em uma espiral de síndrome de impostor que o coloca fora da icônica equipe de série infantil. O filme termina com um bom ciclo, com ótimas lições e até com um arco de desenvolvimento de uma personagem-cão secundária.

Ao invés de ter um bom desenvolvimento para Fury, que está sofrendo com um trauma ainda mais sério que o de Chase, a série se preocupa em fazer piadas e trabalhar nas conexões de personagens que não conhecemos – algo que deveria ser feito ao longo dos episódios futuros, e não de cara quando precisamos aprender sobre o mundo de Invasão Secreta.

Falta uma ambientação sólida para os elementos que estão sendo tocados. Existe uma guerra, mas ela parece dispersa. Existem inimigos, mas qualquer um pode ser, o que é legal, mas caótico. Estamos revisitando a história de um personagem já conhecido, mas ele não parece com ninguém que conhecemos, nem mesmo uma sombra do Nick Fury badass dos filmes anterioes, nem mesmo o Nick que foi amigo de Carol Denvers anos atrás. O personagem está tão desconstruído que parece vazio, oco, um figurante no papel de protagonista.

Que ninguém me leve a mal. As atuações de Emilia Clarke, Olivia Colman, Ben-Adir, Ben Mendelsohn e Killian Scott estão ótimas, já que são todos atores exemplares de produções anteriores que são bastante aclamadas. Porém, pegar esse mesmo talento ao lado de um roteiro mal-produzido nos faz imaginar que não foi apenas a abertura da série que foi feita por uma inteligência artificial.

É esperado que que os próximos episódios sejam mais animadores e potentes ao ponto de prender um pouco mais a nossa atenção.

Série: Invasão Secreta

Criador: Ali Selim

Elenco: Samuel L. Jackson, Emilia Clarke, Colbie Smulders, Kingsley Ben-Adir, Ben Mendelsohn, Olivia Colman, Martin Freeman, Dermot Mulroney e Killian Scott

Nota: 3,00

Invasão Secreta estreia episódios novos todas às quarta-feiras.

Deixe um comentário