Crítica | “Percy Jackson e os Olimpianos” 1×08: A Profecia Se Cumpre

Matheus Martins

O Disney Plus lançou nesta terça-feira (30) o último episódio da primeira temporada de Percy Jackson e os Olimpianos. A série, produzida por ninguém menos que Rick Riordan, autor dos livros, chega ao fim no oitavo capítulo onde vemos Percy se dirigir ao Olimpo para provar sua inocência e revelar o plano ambicioso de Cronos, que prepara suas forças para derrotá-lo.

Com muitos acontecimentos para um episódio tão curto, a série adaptou os últimls capítulos do livro Ladrão de Raios, onde Percy finalmente confronta os deuses e descobre a verdade.

Já conferimos o novo e último episódio e temos a nossa crítica sobre ele. Confira:

Depois de correr de harpias, minotauros, enfrentar a Medusa, Equidna, os próprios Ares, Hermes e Hades, Percy precisa chegar ao Olimpo antes que seja tarde demais e impedir que Zeus dê inicio a uma guerra. Para isso, ele, Grover e Annabeth se dirigem até Ares, o Deus da Guerra – e quem está por trás de tudo – para confrontá-lo sobre seu envolvimento no roubo do Raio Mestre de Zeus. Após descobrir que o deus era uma mera marionente do verdadeiro vilão da série, Percy o desafia para um duelo onde ele ficará com o Elmo de Hades caso faça Ares sangrar.

Com quarenta minutos de duração, o mais novo episódio é o ápice de todas as narrativas construídas até o momento, revelando plots e acontecimentos aguardados pelo público, como a aparição do falecido ator Lance Reddick como Zeus, o encontro de Percy com Poseidon e a profecia – que aqui leva o nome do episódio – que se cumpre, revelando um dos maiores segredos da série e que serão importantes para as próximas temporadas do show.

Visto como um episódio à parte, a execução pode tanto satisfazer como desagradar o público, que vem clamando por uma ação com mais riscos e uma empolgação por parte do texto. Embora tenha a essência impregnada de Percy Jackson em seu DNA, é fato que o simples ato de adaptar frases e cenas do livro não seguram o quesito de produção ou atuação, que são essenciais para uma boa série. Dito isso, Percy continua um jovem ousado pela lente de Scobell com direito a uma ação do roteiro que faz com que seu confronto a Zeus pareça mais crítico. O que acaba sendo completado por Lance, que toca um temeroso deus do trovão pegando emprestado suas atuações em filmes antigos.

Um toque especial do episódio é a conversa em grego entre Poseidon e Zeus, algo que remete a filmes de ação antigos como A Múmia onde ter um contexto mais antigo é usado para dar mais peso a esses personagens. É claro que com o contexto sabemos que esses dois seres possuem zilhões de anos, mas tê-los se encontrando em roupas tão mundanas e com o debate nunca saindo do campo da normalidade, é só mais uma terça-feira para quem assistiu aos episódios anteriores onde fomos introduzidos a novos personagens com o mesmo contexto. A produção podia surpreender um pouco o público antes de partir direto para o final que soa corrido.

Sei que muitos amam a revelação final sobre Luke nos livros, mas a série do Disney Plus não deitou para a adaptação crua dessa cena, investindo em uma cena diferente, mas com o exato peso que ela exige. Reclamo sobre o modo como construíram muito rapidamente o passo que faria com que Luke “escorregasse” em suas verdades; talvez fosse mais fácil fazer o vilão desenvolver melhor sua mentira antes de ser pego nela pelo próprio Percy.

Mas muito embora o episódio tenha sido decepcionante nesse sentido, ele compensa na tensão que é criada com a cena da revelação e com Annabeth ouvindo toda a verdade sobre seu amigo de anos. Foi uma sequência de cenas emocionantes, com direito as atuações definitivas de Scobell, Charlie Bushnell e Leah Jeffries.

A série concluiu bem?

Em conclusão, Percy Jackson e os Olimpianos acertou boa parte da representação do que uma série baseada nos livros de Riordan podem proporcionar para os fãs. Porém, a pressa com o que alguns capítulos são apressados em sua narrativa, além da falta de criatividade trouxeum potencial que não foi executado totalmente, e que pode ensinar os produtores a serem mais empenhados numa segunda temporada.

Série: Percy Jackson e os Olimpianos

Direção:  Anders Engstrom, Jet Wilkinson e James Bobin.

Elenco: Walker Scobell, Leah Jeffries, Aryan Simhadri, Charlie Bushnell, Lance Reddick, Jessica Parker Kennedy, Suzanne Cryer.

Nota: 9,00.

Novos episódios de Percy Jackson e os Olimpianos estreiam toda terça-feira às 23h no Disney Plus.

Deixe um comentário