Segundo a Wired, que teve uma entrevista exclusiva com Jim Ryan, CEO da Sony, tudo indica que o próximo controle do PlayStation 5 se chamará Dualshock 5 e será surpreendente.
Dualshock 5 chega com o PS5 no final de 2020
Muitos sites estão chamando a notícia com o foco na data de lançamento do PS5, sim o videogame chega em 2020, no fim do ano, justo na época que tá todo mundo pronto para torrar uma grana e quem sabe comprar um presentinho pro(a) filho(a).
Além disso, os maiores lançamentos costumam ser no fim do ano, imagino que estão trabalhando em algo grande para acompanhar a chegada, já que Death Stranding e The Last of US II chegam já em 2019. A estratégia também será seguida pela Microsoft, o próximo Xbox será lançado próximo do natal.
Mas o que tem de diferente no próximo controle?
Com o anúncio do ano de lançamento, já que nem o mês foi revelado (todos imaginamos Dezembro, mas vai saber), a principal novidade fica por conta do controle. Foi falado um pouco mais sobre o SSD, mas isso deixou de ser novidade em abril, quando a Sony falou um monte sobre o assunto.
O CEO foi bastante sucinto em sua nota no Blog oficial da PlayStation. Ele comentou de maneira resumida o que podemos esperar do próximo controle do console. E são basicamente dois pontos:
- 1 – Um novo sistema tátil: Hoje o controle do PlayStation 4, o Dualshock 4, tem vibrações semelhantes para tudo que você faz no jogo. A vibração de um soco na cara é a mesma da batida de um carro e a promessa é mudar a resposta do controle justamente para esse tipo de situação.
Então, basicamente, o Dualshock 5 terá a possibilidade de vibrar de diferentes maneiras, passando sensações diferentes de acordo com as ocasiões. O CEO comenta que será possível distinguir quando você está andando por um gramado e quando está passando pela lama com o novo sistema do controle.
Eu realmente estou curioso para saber como isso será feito. Em uma primeira impressão, isso me faz pensar que o controle será maior, para suportar algum mecanismo mais robusto.
- 2 – L2/R2 mais precisos e com resistência: Essa segunda diferença parece ainda mais difícil de entender. Na verdade, parece simples, mas eu realmente quero ver como eles serão capazes de entregar isso sem colocar o preço do Dualshock 5 na lua.
Segundo Ryan, o L2 e o R2 serão mais precisos, até aí nenhuma novidade, do Dualshock 3 para o 4 já foi possível notar diferença. Mas além disso, foi acrescentado um mecanismo de resistência no movimento.
Ele pode ser suave e resistente como quando você se prepara para atirar como um arco e flecha, ou pode ter interrupções como quando você está arrancando com um carro em um terreno rochoso.
Agora é com os desenvolvedores
O controle está nas mãos dos desenvolvedores agora, que já receberam uma versão para começarem a dar feedbacks e fazerem seus testes. Se esses dois pontos forem mesmo verdade, pode ser que o Dualshock 5, se ele se chamar assim mesmo, seja realmente revolucionário.
Abaixo, a análise do novo trailer de The Last of Us II Parte 2, esse que deve se tornar um dos melhores jogos da década.