“Euphoria” da Netflix é um retrato bem mais leve da reabilitação de pessoas com distúrbios

Matheus Martins

Recentemente, a Netflix adicionou ao seu catálogo a série Everything Now, que aqui no Brasil chegou pelo título “Tudo Para Ontem” – um retrato perfeito da ansiedade geral que toma conta de tantos adolescentes da nova geração que precisam enfrentar o mundo e suas novas adversidades na era da tecnologia.

Na história dela, conhecemos Mia (Sophie Wilde), uma jovem que acaba de receber alta do hospital após meses internadas após lidar com um quadro grave de anorexia. Em contato com o mundo lá fora pela primeira vez depois de um tempo, a adolescente de dezesseis anos cria uma lista de experiências pelas quais quer passar para chegar ao nível dos seus colegas e amigos.

Apesar de ter um tema bem auto-centrado e uma proposta única, é impossível não comparar Tudo Para Ontem com outra série bem parecida – sim, estou falando de Euphoria da HBO, onde também acompanhamos uma jovem lidando com as questões do mundo de fora após passar um bom tempo na reabilitação.

Estrelada pela protagonista do mais recente terror da A24, aqui também temos uma Mia, porém menos sombria e com ambos pais e mães vivos. Na trama também estrelam Alex Hassell, o Translúcido de The Boys e Vivienne Acheampong de Sandman.

Os astros interpretam os pais de Mia, que serão fundamentais para a jornada da personagem.

Ao contrário da Rue de Levinson, Mia vai lidar essencialmente com sua recuperação indo de passo em passo, toda atrapalhada e constrangida com o que esse novo mundo tem a oferecer; seus amigos já tiveram boa parte das experiências mais incríveis, fumam e bebem e guardam segredos dela.

Enquanto os segredos prometem trazer os momentos mais tensos, a parte de entrar em toque com as primeiras vezes da personagem são o que irão carregar a narrativa, os arcos e as histórias em cada episódio.

As chances que Mia dá a si mesma de viver uma nova vida com uma pegada mais humorística são o que tornam tudo mais leve. No entanto, não vá desavisado: quando o drama chega, é impossível não cair no clichê que assombra tantas outras produções do catálogo.

É uma série sobre primeiros amores, primeiras decepções com um toque de Sex Education.

Tudo pra Ontem está disponível na Netflix.

Deixe um comentário