Na quinta-feira (01), durante a CCXP22, um novo trailer de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania junto com a estreia do primeiro de Guardiões da Galáxia – Vol. 3 foram divulgados, dando a quem estava no evento os primeiros vislumbres do que podemos esperar daqui para frente na Fase 5 de filmes do MCU.
E com um trailer exclusivo apenas para algumas pessoas que estavam no painel, muito se especula sobre qual será o foco da Marvel para a franquia agora. Para a Fase 4, o multiverso foi sem dúvida o principal assunto. Mas e para a fase cinco? O que Kevin Feige e todos os roteiristas podem estar planejando para quem está acompanhando?
A teoria de que mortes irão marcar essa nova fase não é nada absurda.
Afinal de contas, foram as mortes causadas por Thanos que fizeram grande parte da audiência perceber que naquele tempo o “Senhor dos Estalos” era uma grande ameaça aos Vingadores.
E embora a Fase 4 não tenha sido de todo muito leve, com a notícia de que a Marvel levou os feedbacks da sua audiência a sério podemos esperar algumas mudanças daqui para frente.
Talvez eles estejam pensando que a nação Marvel precise ser lembrada de que a A Casa das Ideias também pode ser sombria quando quer: a morte de Loki, as vítimas do estalo, as perdas (aparentemente) irreversíveis de Natasha e Tony. Além de diversos outros fatores, na época, acabamos aprendendo bem rápido que o vilão roxo não estava ali para brincadeira.
E talvez – só talvez – a Marvel esteja interessada em repetir essa fórmula novamente.
Kang e morte como ameaça na Fase 5
Desde o anúncio de que uma variante de Kang (interpretada pelo talentoso Jonathan Majors) irá definir os próximos filmes da saga dos Vingadores, muito vem se especulando do que o vilão será capaz de fazer para se tornar tão relevante para o universo Marvel daqui para frente.
E a conclusão que chegamos é a de que as mortes podem ser um caminho muito óbvio para isso.
De acordo com fontes que estavam presentes no painel da Marvel Studios na CCXP22, uma descrição de um segundo vídeo exibido mostra que Kang consegue encurralar Scott Lang, o Homem-Formiga, e acaba pisando em sua cabeça. Em seguida, a cena corta para o capacete do herói quebrado rolando no chão, indicando que Scott possa ter morrido em um confronto com Kang.
Muitos fãs levaram isso como uma tentativa da Marvel de enganar sua audiência, assim como foi feito com as aparições surpresas dos aranhas de Tobey Maguire e Andrew Garfield no ano passado.
Porém, se a Marvel realmente levou os feedbacks das suas últimas produções como uma lição, devem ter entendido que a manobra de enganar sua audiência, por mais excitante que seja às vezes, já tenha se tornado uma tática batida a essa altura do campeonato. E o próximo passo depois de reconhecer isso é mudar o jogo.
Igualmente em Guardiões da Galáxia Vol. 3, temos uma situação parecida: o longa em que iremos nos despedir da equipe de Peter Quill deu muitos sinais no seu primeiro trailer de que o adeus será uma parte grandiosa do enredo do filme. Não só para os guardiões do espaço em si, mas para a vida de alguns personagens.
Vemos Rocket dizendo que “nós” iremos “viajar uma última vez para o infinito”, Quill gritando enquanto um coágulo de sangue é derramado de uma espécie de tubo e Mantis chorando. Isso pode significar que Rocket realmente irá morrer, como tudo está sendo apontado?
A teoria ganha ainda mais peso quando descobrimos que parte da história de Rocket será revelada no filme, já que alguns fãs apontaram a presença de Lady Lylla em uma cena rápida no trailer. Para quem não sabe, Lady Lylla é a alma gêmea de Rocket Raccoon e sofreu os mesmos experimentos que deram habilidade ao personagem.
Mas qual é o ponto de mostrar essa personagem? Bem, a única razão para mostrar a história de origem de Rocket a essa altura é um plano para que desenvolvamos simpatia pelo personagem antes de ele ser morto. O que não é de todo impossível dado a outras cenas onde Rocket aparece no chão e dizendo que está cansado de fugir.
Muitos irão teorizar que essa informação também é uma espécie de “bait” para nos pegar de surpresa mais para frente. Mas pensem comigo, revelar algo que tem chances de realmente acontecer depois de filmes e filmes “enganando” os marvetes, não seria o verdadeiro bait que nos deixaria de queixo caído?
E se a Marvel revelou mesmo ao público essas duas mortes prematuras? Isso não seria chocante?
Se esse for mesmo o plano, isso é inovação na sua forma mais pura.
Quem irá morrer?
As apostas estão altas, mas existem duas mortes que deixariam os fãs da Marvel em choque e, consequentemente, cientes de que Kevin Feige não está mais para brincadeira:
Scott Lang e Rocket.
Com tudo o que vimos acontecendo nos trailers divulgados, é obvio que passamos a nos preocupar com essas personagens. Nos importamos com Rocket não fugindo do seu passado e acabando morto nas mãos do Alto Evolucionário – que será interpretado por Chukwudi Iwuji de O Pacificador.
Nos importamos com Scott, que mesmo depois de ser lembrado de que tem tudo, possui a grande possibilidade de perder alguém que ama – isso se ele mesmo não for morto no processo.
Os dois personagens, além de serem carismáticos e importantes para a audiência, sendo mortos logo na etapa inicial de uma nova fase para a Marvel nos deixaria assustados e excitados com o que pode vir pela frente.
Seja uma destruição em massa de vários personagens importante nas mãos de Kang (tal como Thanos fez) ou uma jornada de vingança sendo travada por um dos Guardiões da Galáxia depois de Rocket ser morto, ambas as coisas nos deixariam com medo e torcendo por uma conclusão mais para frente.
Mesmo que esse não seja exatamente o plano, não dá para negar que a expectativa para Vingadores: A Dinastia Kang aumentaria muito depois dessa ideia de extermínio.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania chega aos cinemas no dia 16 de fevereiro de 2023.
Guardiões da Galáxia Vol. 3 chega aos cinemas no dia 5 de maio de 2023.
Vingadores: Dinastia Kang está previsto para alguma parte de 2025 segundo o calendário da Marvel.