Giancarlo Esposito: conheça o ator de Breaking Bad que está em Far Cry 6

Giancarlo Esposito: conheça o ator de Breaking Bad que está em Far Cry 6

O vazamento de uma lista da Playstation Store de Hong Kong revelou ao mundo gamer que Giancarlo Esposito estaria em Far Cry 6.

Dois dias depois, no evento Ubisoft Forward, o ator foi apresentado como o vilão Anton Castillo, um ditador da nação de Yara que busca fazer uma revolução.

No jogo, Castillo é enfrentado pelo protagonista Dani Rojas, que deverá reunir esforços para conter a expansão do tirano.

O ator deu uma entrevista à Ubisoft para falar sobre sua participação no jogo. Assista aqui.

Imagem de divulgação do Far Cry 6

O sucesso de Giancarlo em Breaking Bad

Esse não foi, entretanto, o maior destaque de Giancarlo no mundo do entretenimento. O ator despertou muito o interesse do público após sua participação na série Breaking Bad como Gustavo Fring.

A obra recebeu 28 prêmios, entre eles, cinco Emmys e um Globo de Ouro. Lá, ele interpretava um líder de um dos maiores cartéis internacionais de drogas que se disfarçava como gerente da lanchonete Los Pollos Hermanos.

Giancarlo Esposito como Gustavo Fring

Durante algum tempo, “Gus” foi o chefe de Walt e Jesse, protagonistas da série e iniciantes no mundo da produção e tráfico de metanfetamina.

Porém, em um certo momento, os interesses se tornaram conflitantes e Gus teve que agir de forma a proteger seu negócio.

Recomendo que você assista a série para conferir a história completa, vale muito a pena.

Keanu Reeves e suas aparições em Cyberpunk 2077

O início da carreira do ator

Embora Breaking Bad tenha rendido uma indicação ao Emmy como Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática e a vitória no Critics’ Choice Awards na mesma categoria, sua carreira iniciou bem antes.

Giancarlo Esposito realizou seu primeiro trabalho aos 8 anos. Sendo sua mãe uma cantora de ópera, o pequeno Giancarlo teve seu “début” na Broadway, no musical Maggie Flynn.

Giancarlo Esposito (à direita) e seu irmão Vincent Esposito (à esquerda), na estreia do musical “Maggie Flynn”

Ao longo da década de 1970, outras participações marcaram sua infância, como The Me Nobody Knows, Meringly We Roll Along e Seesaw. Nos anos 1980, ele recebeu o Obie Award e o Prêmio Mundial de Teatro.

Foi aí que atraiu a atenção do diretor Spike Lee, que o escalou para os filmes School Daze (1988) e Messenger, que não chegou a ser realizado.

Em diversos dos seus papéis Giancarlo Esposito é retratado como um criminoso, e essa imagem associada a pessoas negras é algo contra o que ele luta.

Como exemplo dessas representações, temos Breaking Bad, já citada, além de Rei de Nova York e Fresh, filmes em que ele representa traficantes de drogas.

Meio afro-americano e meio italiano, o ator já participou de variados debates sobre racismo e empoderamento humano.

Outros filmes e séries com Giancarlo Esposito

Observamos, apesar de tudo, que interpretando vilões ou não o seu talento é inegável.

Conheça algumas das principais séries em que ele está presente:

Cena do filme Faça a Coisa Certa, de Spike Lee

Faça a Coisa Certa é um filme de comédia que conta a história da tensão racial no distrito do Brooklyn. Embora a maior parte dos habitantes do local seja negra, existe uma parede numa pizzaria do bairro coberta por fotos de ídolos ítalo-americanos.

O personagem Buggin’ Out (Giancarlo Esposito) questiona esse fato, e quando não é atendido, promove um boicote à pizzaria que dá sequência à história. Embora seja de 1989, continua sendo um filme bastante atual.

Pôster da série Better Call Saul

Better Call Saul é a prequel de Breaking Bad, que se passa seis anos antes de Saul Goodman conhecer Walter White. Nessa história, é possível acompanhar o processo de transformação de Jimmy McGill em Saul Goodman. E, é claro, temos a participação de Gustavo Fring.

Cena da série The Get Down, da Netflix

The Get Down é uma série musical que tem como palco o desenvolvimento do Hip-Hop em Nova York e o fim da fase Disco, com foco principalmente no Bronx.

A história retrata os moradores da área e sua relação com a música e arte que fazem parte do movimento que nascia ali. Giancarlo Esposito interpreta o Pastor Ramon Cruz, líder religioso da Igreja Pentecostal local.

Cena da série The Mandalorian

Por fim, The Mandalorian é uma série que se passa no universo de Star Wars, alguns anos após O Retorno do Jedi.

Nela assistimos à atuação de Giancarlo como Moff Gideon, um ex-governador do Império Galáctico que teve sua vida transformada após a destruição da segunda Estrela da Morte pelos rebeldes.

Mas e aí, já conhecia alguns dos trabalhos do ator que citamos aqui? O que mais gostou de saber sobre ele? Comente!

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo apaixonada por games, animes e cinema (e que não recusa uma boa xícara de chá)