God of War: Ragnarök estreou há uma semana e já está dando o que falar.
Desde um grande número de indicaçõs ao TGA a códigos do jogo faltando em edições especiais de alguns jogadores, é inegável a repercussão que o game da Santa Monica Studios vai gerar nos próximos anos.
Porém, uma cena em particular do game faz um paralelo a uma das séries mais assistidas da HBO Max no ano, House of Dragon.
Estrelada por Matt Smith, Milly Alcock, Emma D’Arcy, Olivia Cooke e Paddy Considine, “A Casa do Dragão” é uma prequel de Game of Thrones que se passa duzentos anos antes da produção original. Focada na linhagem Targaryen, a série foca nas intrigas políticas e familiares do Rei Viserys e da sucessão ao trono da Princesa Rhaenyra.
E por mais que o universo criado por George R. R. Martin pouco tenha a ver com as aventuras nórdicas do Matador de deuses do mundo dos videogames, uma cena do jogo lembra muito um dos maiores confrontos da primeira temporada da série.
Aviso: Há spoilers de God Of War: Ragnarök e House of Dragon!
Logo no capítulo 7, quando Atreus fica responsável por recuperar parte da Máscara de Loki, e a consegue para Odin, em seguida acontece um confronto envolvendo Sif, a esposa do Deus Thor, e o filho de Kratos.
Justo quando Thor parece inclinado a pegar a máscara e dá-la a Odin, o “Pai de Todos” aparece e parabeniza Atreus pela sua conquista… deixando um enfurecido Deus do Trovão se sentindo ressentido. É nessa hora que Sif, sua esposa, chega para acusar Atreus (e com provas) de ter matado Heimdall.
Para Sif, esse acontecimento vai contra uma das ordens de Odin; a de que sangue Aesir não deveria mais ser derramado. Mas, quando ela tenta levar o filho de Kratos pelos seus atos, é impedida por ninguém que Odin que ordena que o garoto seja deixado em paz.
A decisão de Odin deixa Sif revoltada, sedenta por justiça e vingança, já que o Pai-de-todos está favorecendo apenas um dos lados prejudicados nessa grande guerra. Inconsolável, ela vai até Thor e pede que ele faça algo à respeito pelos filhos mortos do casal. Então Thor, munido de fúria, ataca Atreus.
Uma cena muito parecida acontece no sétimo episódio de House of Dragon quando os filhos de Rhaenyra, Jace e Lucerys, saem na porrada com Aemond, o filho de Alicent, após ele roubar o direito dos dragões de suas primas, Baela e Rhaena.
Não é uma simples briguinha. Na ocasião, Aemond fica sem um olho, e como forma de conseguir vingança, Alicent ordena que o Rei Viserys faça alguma coisa para punir seus netos… coisa que ele não faz. Alicent então pega a Adaga de Catspaw para fazer justiça com as próprias mãos.
Essa relação entre “família em primeiro lugar” faz um paralelo entre duas das histórias de fantasias que mais repercutiram nesse ano. E com certeza demonstraram (mesmo em alguns casos, como HOD, sem mostrar nada) o perigo que o duelo entre esses gigantes poderiam causar em cada história.
God of War: Ragnarök está disponível para os consoles de PlayStation 4 e PlayStation 5.
A primeira temporada de House of Dragon está disponível completa no catálogo da HBO Max.