Greve dos roteiristas pode chegar ao fim, segundo site

Matheus Martins

Desde que começou, a greve dos roteiristas tem impactado diversas produções que sofreram atrasos e cancelamentos. Mas, ao que tudo indica, tudo isso pode chegar ao fim.

Segundo o Deadline, o WGA, sindicato dos roteiristas, teria conseguido um acordo justo com os estúdios através de um contrato.

A informação é de que o acordo se refere serão 3 anos vigentes, com condições que vão desde o regularmento no uso das polêmicas IA até os pagamentos por residuais de filmes e séries no streaming.

O anúncio do final da greve deve ser anunciado a qualquer momento.

A greve começou no dia 2 de Maio de 2023, e já é uma das mais longas da Indústria de Hollywood, tendo durado 145 dias atualmente.

O recorde se dá pelas falhas de tentativas entre os sindicatos e os estúdios, que não conseguiram entrar em consenso. Das medidas impostas, exigências de aumento salarial até condições melhores estavam inclusas. Mas o maior problema é a desvalorização do trabalho através de IA’s (inteligência artificial) na escrita original de roteiros.

Agora, o novo acordo coloca um fim em períodos de contratação menos ou inferior ao valor de 3 anos.

Diversas séries, como Cobra Kai, Stranger Things, Euphoria e The Last of Us sofreram com a paralisação, atrasando em dois ou mais as datas de lançamento.

Fim da greve de roteiristas… não de atores

A nota do Deadline não dá nenhuma garantia para a greve dos atores, que teve início dois meses após a dos roteiristas.

As exigências da greve dos atores vão de o desvio de resíduos de exibições de filmes e séries do streaming, além do uso de computação gráfica em rostos de figurantes como foi o caso da série WandaVision da Disney.

Veja também:

Deixe um comentário