A Associação de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America) declarou oficialmente uma greve nesta terça-feira (2), depois de seis semanas de negociações infrutíferas com a Aliança dos Produtores de Cinema e Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers).
A Associação está buscando melhorias nas condições de trabalho, incluindo um aumento na remuneração mínima, mudanças nos planos de saúde e revisão dos regulamentos atuais, entre outras reivindicações. Grandes estúdios de Hollywood, como a Netflix, Disney e Warner Bros., foram envolvidos nas negociações.
Esta é a primeira greve da classe desde 2008, quando inúmeros projetos foram afetados por uma paralisação de 100 dias até que um acordo fosse alcançado. Dada a história do movimento, é provável que várias produções sejam interrompidas até que a situação se resolva.
Você sabia que a paralisação de 2007 foi responsável pelo decaimento de um filme? Mais especificamente, um live-action de Dragon Ball?
Filme afetado foi dragon ball evolution
Em 2007, a greve dos roteiristas em Hollywood durou cem dias e afetou diversos aspectos da indústria cinematográfica, incluindo a cerimônia do Globo de Ouro, que não ocorreu naquele ano, e ameaçou a transmissão do Oscar.
Os roteiristas se uniram a outros trabalhadores da indústria para pressionar os estúdios de Hollywood a repassar uma parte dos lucros das produções e negociar outras pautas. No entanto, na época, não se previa o verdadeiro impacto da greve nos processos criativos das produções.
A paralisação resultou em prejuízos estimados entre US$ 350 milhões e US$ 1,5 bilhão, com muitos projetos sendo suspensos ou cancelados. Um dos principais efeitos da greve foi o lançamento de filmes que normalmente não teriam espaço nas telas, como foi o caso de Dragonball Evolution, uma adaptação live-action do popular mangá e anime.
O filme foi amplamente criticado por fãs e críticos, principalmente pela sua trama fraca, atuações e desvio em relação ao material original.