Matilda: 5 curiosidades sobre o musical da Netflix

Matheus Martins

Matilda – O Musical lançou no final do ano passado e conquistou diversos assinantes, rapidamente alcançando o Top 10 de mais assistidos da plataforma. Nessa nova releitura do clássico de 1996, a versão é um musical sobre bullying, revolta e questões da vida que rapidamente viralizou graças às danças contagiantes presentes no filme.

Dirigido por Matthew Warchus, a produção é estrelada pela atriz mirim Alisha Weir e os veteranos Lashana Lynch (Capitã Marvel, 007 – Sem Tempo Para Morrer), Emma Thompson (Cruella), Andrea Riseborough e Stephen Graham, além de um elenco super-talentoso.

Embora todos estejam ligados no especial agora, existem algumas curiosidades e segredos dos bastidores que os fãs podem ainda não estarem cem por cento ligados ao assistirem apenas uma vez. Confira abaixo!

1. As Crianças

Com certeza, uma das partes mais em destaque de Matilda, tanto para a versão teatro quanto para os longas, são as crianças. São elas quem compõem as lições do filme e sofrem na mão da grande vilã, a Sra. Trunchbull.

Mas uma curiosidade que realmente vai surpreender a todos é que as crianças fazem todo o trabalho de cantar, dançar e interpretar sozinhas, sem qualquer necessidade do uso de dublês nas cenas. Segundo Thompson, que interpreta Trunchbull, as crianças foram absolutamente notáveis em entrevista para uma coletiva de imprensa do filme em Londres.

“[as crianças] trabalharam por nove meses em números musicais. A quantidade de trabalho que elas fizeram foi imensa. Quando elas estavam no set, era como estar com um grupo de guerreiros. Foi maravilhoso estar com elas e as amo tanto.

Thompson até mesmo relatou uma situação em que viveu no set ao demonstrar seu encanto pelo elenco mirim. Quando, em uma tentativa de demonstrar carinho, as abraçava, por exemplo, Matthew (o diretor) dizia que supostamente elas deveriam temer a atriz ao invés de amá-la.

Uma das sequências que seguem sendo mais elogiadas no filme é a dublagem de School Song feita pela roteirista Mariana Elisabetsky onde a versão brasileira da música combina com cada uma das letras que aparecem na cena de introdução da escola.

2. Anne Hathaway e Ralph Fiennes no papel

Embora o filme conte com um elenco incrível, a atriz Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) e o ator Ralph Fiennes foram reconsiderados para o papel de Trunchbull no lugar de Emma Thompson.

Anne, que já se envolveu em polêmicas por interpretar no remake de Convenção das Bruxas (2020) foi a escolha original da produção já nos estágios de pré-produção, mas devido as medidas de viagem do Covid-19 que estavam em vigor na época, a atriz acabou abandonando o projeto. A recusa fez os produtores procurarem alguém que vivesse na Grã-Bretanha.

Já Ralph que interpretou o lendário Lorde Voldemort na franquia Harry Potter também estava cotado para viver Trunchbull já que na versão para o teatro a personagem é comumente interpretada por diversos atores masculinos.

3. Uma Lesão

Como Matilda – O Musical é um filme que exige bastante acrobacias em meio às cenas de dança, era meio que inevitável que alguém acabasse se machucando. E essa pessoa foi a atriz Emma Thompson que acabou sofrendo uma lesão no tornozelo.

Ao comentar sobre sua experiência durante as gravações, Emma relatou que o incidente fez com que ela duvidasse da sua própria capacidade de realizar algumas coreografias devido a sua idade. Deve-se lembrar que a atriz tem nada menos do que 63 anos de idade.

‘Eu caí sem motivo e fraturei meu tornozelo, e pensei: ‘Isso é meio estranho, eu nunca me machuquei assim. É porque estou envelhecendo”, disse a atriz.

4. Desde 2013…

Embora tenha sido lançado apenas em 2022, o filme está em produção desde 2013 – ano que coincide com o favoritismo da sua versão para teatro na Broadway.

É que devido ao sucesso do musical da companhia de dança Royal Shakespeare em 2011, não demorou até informações sobre um possível filme começaram a circular por aí. No entanto, foi apenas em 2020 que a Netflix resolveu abrir o jogo de vez e confirmar que coproduziria o filme.

Matilda é uma das últimas obras publicadas pelo autor Road Dahl.

5. Aparições Especiais

Mara Wilson e Pam Ferris, que interpretaram as versões de Matilda e Trunchbull do original também estavam planejadas como participações especiais no filme. No entanto, Wilson recusou a oportunidade afirmando que não voaria até a inglaterra para apenas um dia de filmagem.

Já Ferris não pode fazer uma aparição devido a ensaios para uma peça de teatro.

Essas foram as 5 Curiosidades de Matilda – O Musical da Netflix. Qual delas é a sua favorita? Deixa a gente saber nos comentários!

Deixe um comentário