NVIDIA Quadro RTX (Ampere) terá mais de 10.000 núcleos CUDA e 48 GB de memória GDDR6 [Rumor]

NVIDIA Quadro RTX (Ampere) terá mais de 10.000 núcleos CUDA e 48 GB de memória GDDR6 [Rumor]

A NVIDIA revelou recentemente suas placas Ampere GeForce RTX série 30 voltadas para o consumidor e, em breve, a empresa apresentará suas placas gráficas Quadro RTX de prosumer e workstation voltadas para o consumidor na linha Ampere também.

Placa de vídeo RTX 3090 - Lançada pela Nvidia Recentemente

A linha NVIDIA Quadro RTX foi apresentada pela primeira vez com GPUs Turing e em breve será atualizada para a nova arquitetura gráfica Ampere. Em um tweet de Moore’s Law is Dead (via Videocardz), vemos uma imagem indicando que a próxima geração apresenta o GPU GA102 completo.

A imagem vazada mostra o Painel de controle da NVIDIA, que lista várias especificações importantes da própria placa. Não foi declarado como a placa seria chamada, mas rumores estão mencionando o nome Quadro RTX A6000.

As especificações listam 10752 núcleos CUDA que são organizados em 84 SMs. Este é o GPU Ampere GA102 completo que estamos procurando, que deve ser mais rápido do que a GeForce RTX 3090, já que contém 2% mais núcleos.

A placa do rumor, que poderá se chamar RTX A6000, opera a um clock de boost de 1860 MHz, que deve ser igual a cerca de 40 TFLOPs de potência de computação.

Em termos de memória, o chip gráfico terá um total de 48 GB de memória GDDR6 rodando em uma interface de barramento de 384 bits. Isso deve ser igual a uma largura de banda total de 768 GB / s.

Agora a largura de banda ainda é menor do que a NVIDIA GeForce RTX 3090, que deve atingir quase 936 GB / s, uma vez que utiliza matrizes de memória GDDR6X. É definitivamente uma escolha interessante e pode significar que podemos acabar vendo a implementação do padrão de memória GDDR6X no próximo ano com um Quadro SKU de última geração, já que os chips GDDR6X de maior densidade estarão em produção em massa no início de 2021. Também há conversas sobre um novo Variante do Titan em breve, mas não temos detalhes.

Fonte: Videocardz

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)