O anúncio de Alan Wake 2 percorreu um longo caminho até aqui. O game da Remedy, que estreia mês que vem nas plataformas, acabou ficando de fora do Summer Game Fest de 2022 por ainda estar em desenvolvimento.
Então foi apenas neste ano que ficamos por dentro de mais detalhes sobre o jogo.
O título já está (quase) entre nós, tão perto do quanto se pode esperar, e tem requintes de horror insano com inspiraçôes de Silent Hill e no autor de terror aclamado Stephen King.
De olho nas novidades que saem toda semana, todos querem saber o que se pode esperar do novo game.
Num survival horror cheio de terror paralelo, o jogo promete uma atmosfera bucólica e aterrorizante que honra clássicos do horror cósmico com primor.
Com dois personagens jogáveis – além de novos characters que podem ser desbloqueados com o tempo, o game é uma exploração munida a elementos de investigação e ação que lembra bastante a atmosfera de Silent Hill.
Sem nem sequer ter saído, Alan Wake 2 já conta com duas DLCs confirmadas para até o ano que vem.
Tela de Game Over
Conforme informações vazadas por um fâ no Reddit na semana passada, a tela de game over de Alan Wake 2 segue bem a premissa de horror que combina com o jogo.
Nela, vemos uma sequência horrorosa com direito a sangue e Alan baleado na cabeça segundos após surtar com alguma coisa.
Inovações gráficas
Espere por inovações gráficas no novo da Remedy.
Em prévias divulgadas do jogo no mês passado, é possível ver a qualidade gráfica, que finalmente faz jus com visuais de última geração que irão elevar o nível de imersão.
História
Em Alan Wake 2, adentramos a cidade de Bright Falls, uma zona atormentada por mortes ritualísticas recentes. A agente do FBI Saga Anderson chega para investigar uma onda de assassinatos. Porém, nada acaba por aí – a coisa fica ainda mais complicada quando Anderson encontra uma série de páginas de uma obra de terror que a passa a ganhar vida diante dos seus olhos.
Do outro lado dessa história temos Alan Wake, um escritor que trava uma batalha em um mundo além da compreensão humana enquanto altera a própria realidade que escreve. Não será fácil, já que insistir em lutar contra as forças sombrias que o prendem também é se perder num pesadelo capaz de fazê-lo perder sua sanidade.
O objetivo dos jogadores é lançar uma luz na fonte do terror sombrio que engoliu a cidade. Seja lá qual for.
Jogabilidade
Writer’s Room – Sistema de investigação
Chamada de “Sala do Escritor”, o local será a porta de entrada de Alan Wake para o “Dark Place”, e uma maneira de acessar pistas. Basicamente será uma zona para montar o quadro geral que ajudará a solucionar segredos do jogo.
A tela contará com uma TV para Alan assistir a um Talk-Show e reunir arquivos de investigação que podem ser coletados ao longo do walk-through.
O game também contará com um gameplay com mecânicas implantadas que fazem com que as missões do jogo possam ser feitas em qualquer ordem, tudo para melhorar a experiência de jogadores e sem perder o foco narrativo.
Os combates serão estratégicos, mais focados na ação e exploração e com dificuldades gradativas que vão desde inimigos à cenários.
Sistema puzzle
Haverá dois tipos de quebra-cabeças em Alan Wake 2: aqueles que são opcionais e que recompensam os jogadores e os obrigatórios, onde resolvê-los ajudará na campanha principal e na narrativa do jogo.
Enquanto interage com NPCs você pode usar uma lâmpada espectral que irá tirar a luz do caminho e revelar detalhes novos que alteram a realidade.
Espere por mesas de investigação para cada personagem via Touchpad com menu de pausa e baús de armazenamento em salas checkpoints.
No entanto, o modo 60fps que foi tão prometido pela desenvolvedora ficará de fora da versão do jogo para Xbox Series S, o que é uma perca tremenda para usuários do console.
Data, preço e disponibilidade
Alan Wake 2 está programado para ser lançado em 27 de outubro, disponível para PC, PS5 e Xbox Series X|S.
As edições vão desde uma versão padrão de R$ 270,90 a uma versão de luxo de R$ 359,90 reais.