Oppenheimer: neto do físico removeria ao menos uma cena do filme de Christopher Nolan

Matheus Martins

Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan da Universal Studios, chegou aos cinemas e está fazendo um belo de um sucesso. Para alguns, o filme é como uma ópera de apogeu e uma luta sobre moralidade e o pior lado da face humana na criação de uma das armas mais potentes criadas na 2 Guerra Mundial.

Entretanto, Charles Oppenheimer, o neto do físico, identificou imprecisões no roteiro do filme que podem levantar uma problemática

Charles ressaltou uma cena específica que, de acordo com ele, não retrata a realidade com precisão.

No filme, que se baseia no livro “Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano”, há uma cena em que Oppenheimer supostamente tenta assassinar seu professor ao colocar veneno em uma maçã verde. No entanto, ele se arrepende no último momento e descarta a fruta no lixo. Para o Times, Charles questionou a veracidade desse episódio representado.

“Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e considerado verdadeiro.”

De acordo com Charles, a informação surgiu de algumas fontes sobre uma viagem de férias de primavera. No entanto, todos os repórteres originais dessa história relataram que não tinham conhecimento do que Robert Oppenheimer estava realmente falando.

Apesar da discordância nesse detalhe, Charles afirmou que não se incomodou com a cena no filme. Ele explicou que, em algumas ocasiões, “os fatos são distorcidos por um jogo de telefone sem fio” e que problemas podem surgir se alguém conhecer a história em profundidade.

Além disso, Charles elogiou a dramatização de algumas partes do filme. Ele considerou a conversa entre Einstein e Oppenheimer no final como muito eficaz, mesmo que não fosse verdadeira.

Vale lembrar que a cena é um dos momentos mais cruciais para um conflito entre Oppenheimer e Strauss, que teve grande parte das acusações feiras contra o físico no filme.

Com um elenco primoroso, composto por Cillian Murphy, Florence Pugh, Robert Downey Jr., Emily Blunt e Matt Damon, o filme ainda se encontra em cartaz nos cinemas.

Deixe um comentário