Os Melhores filmes do Batman no Rotten Tomatoes

Matheus Martins

Desde a sua estreia nas páginas dos quadrinhos em 1939, o Batman se tornou um dos super-heróis mais icônicos e amados da cultura pop. Com seu alter ego, Bruce Wayne, o vigilante mascarado de Gotham City conquistou o coração de milhões de fãs ao redor do mundo, seja nas histórias em quadrinhos, nas séries de TV, nos jogos ou, é claro, no cinema.

Com uma rica galeria de vilões, uma personalidade sombria e uma abordagem mais realista dos super-heróis, o Batman cativou o público e deu origem a uma série de adaptações cinematográficas memoráveis. Neste artigo, vamos explorar os melhores filmes do Batman, segundo a popular plataforma de críticas Rotten Tomatoes.

Sobre o Batman

LEGO Batman: O Filme (2017)

LEGO Batman: O Filme é um filme de animação de 2017 que é um spin-off do filme Uma Aventura LEGO de 2014. O filme conta a história de Batman, um herói egocêntrico e solitário que precisa aprender a trabalhar em equipe e a lidar com seus sentimentos pelo Coringa, seu arquinimigo. O filme é uma comédia cheia de referências à cultura pop e aos quadrinhos da DC Comics., com direção de Chris McKay e com as vozes de Will Arnett, Michael Cera, Rosario Dawson e Zach Galifianakis.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Batman enfrenta seu maior desafio quando o Coringa, um gênio do crime psicopata, ameaça mergulhar Gotham City no caos. Com a ajuda do tenente Gordon e do promotor Harvey Dent, o Cavaleiro das Trevas tenta impedir os planos malignos do Palhaço do Crime, mas a que custo?

O filme é a segunda parte da trilogia do Batman iniciada em Batman Begins e concluída em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O filme mostra a luta de Batman contra o Coringa, um criminoso psicopata que quer espalhar o caos em Gotham City. O filme também explora o dilema moral de Batman, que precisa decidir até onde ir para proteger a cidade e as pessoas que ama. O filme foi aclamado pela crítica e pelo público, sendo considerado um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. O filme recebeu oito indicações ao Oscar, vencendo duas: “Melhor Ator Coadjuvante” para Heath Ledger, que morreu antes da estreia do filme, e “Melhor Edição de Som”.

Batman: O Retorno (1992)

Batman: O Retorno é um filme de 1992 dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton, Danny DeVito e Michelle Pfeiffer. O filme é a continuação de Batman (1989) e mostra o confronto de Batman com o Pinguim, um criminoso deformado que quer se tornar prefeito de Gotham City, e com a Mulher-Gato, uma ladra sedutora que tem uma relação ambígua com o herói. O filme é marcado pelo estilo gótico e sombrio de Burton, que criou uma atmosfera de terror e fantasia para retratar os personagens. O filme recebeu críticas positivas, elogiando as atuações, os efeitos visuais, a trilha sonora e a direção de arte. O filme também foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 260 milhões de dólares no mundo todo.

The Batman (2022)

The Batman, lançado no ano passado, foi a nova releitura do personage, dessa vez na visão de Matt Reeves (Planeta dos Macacos) e protagonizado por Robert Pattinson (Crepúsculo) como o herói de Gotham City. O mostra o segundo ano de Bruce Wayne como Batman, enfrentando o Charada, um assassino em série que deixa pistas enigmáticas para desafiar o detetive.

O filme também tem a presença da Mulher-Gato, uma ladra que tem uma relação complicada com Batman, e do Pinguim, um gângster que quer ascender no submundo do crime. O filme possui uma história noir e sombria, explorando o lado mais humano e vulnerável de Batman. foi um sucesso de bilheteria, arrecadando  $134 milhões em seu primeiro fim de semana nos Estados Unidos, sendo a segunda maior abertura da pandemia.

No mercado internacional, o filme faturou $120 milhões em 74 países, totalizando $248.5 milhões mundialmente Até o momento, o filme já acumula $770.9 milhões globalmente, sendo um dos filmes mais rentáveis do ano.

Batman Vs. Duas Caras (2017)

Batman Vs. Two Faces é um filme de animação lançado diretamente em vídeo em 2017, produzido pela Warner Bros. Animation e distribuído pela Warner Bros. Home Entertainment. É uma sequência de Batman: O Retorno do Cruzado Encapuzado e é baseado na série de TV Batman dos anos 60.

O filme mostra Batman e Robin enfrentando o Duas-Caras, um vilão que tem metade do rosto deformado e uma personalidade dividida entre o bem e o mal. O filme tem as vozes de Adam West, Burt Ward e Julie Newmar reprisando seus papéis de Batman, Robin e Mulher-Gato da série original. O filme também tem a voz de William Shatner como o Duas-Caras, que nunca apareceu na série original. Foi o último trabalho de Adam West como Batman, pois ele faleceu antes do lançamento do filme.

Batman Ninja (2018)

Batman: Ninja é um filme de animação lançado diretamente em vídeo em 2018, produzido pela Warner Bros. Animation e Kamikaze Douga e distribuído pela Warner Bros. Home Entertainment.

O filme mostra Batman e seus aliados e inimigos sendo transportados da Gotham City moderna para o Japão feudal por uma máquina do tempo criada pelo Gorila Grodd. Lá, eles se envolvem em uma guerra entre os senhores feudais, que assumem as formas de vilões como o Coringa, o Pinguim, o Duas-Caras e o Exterminador. Batman precisa usar sua inteligência e seus recursos limitados para restaurar a ordem e voltar para o presente. O filme tem um estilo de anime e foi inspirado nos quadrinhos da DC Comics. O filme tem as vozes de Kōichi Yamadera, Wataru Takagi, Ai Kakuma e Rie Kugimiya na versão original japonesa e de Roger Craig Smith, Tony Hale, Grey Griffin e Tara Strong na versão dublada em inglês.

Para a crítica, esse filme foi desperdiçado porque não soube aproveitar o potencial da ideia de levar o Batman para o Japão feudal e se perdeu em cenas absurdas e sem sentido. Muitos críticos reclamaram que o filme não respeitou a essência do personagem e dos seus vilões, e que usou elementos exagerados e desnecessários, como robôs gigantes e transformações.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi mais um dos filmes da trilogia dirigida por Christopher Nolan e estrelado por Christian Bale, Tom Hardy e Anne Hathaway. O filme é a terceira e última parte. Ele mostra o retorno de Batman após oito anos de reclusão, quando ele precisa enfrentar o terrorista Bane, que planeja destruir Gotham City com uma bomba nuclear.

O filme também apresenta a Mulher-Gato, uma ladra que se envolve com Bruce Wayne e Batman. Ele também foi um sucesso de crítica e público, sendo elogiado pela direção, roteiro, atuações, trilha sonora e efeitos visuais, além de ser um dos mais rentáveis de 2012, arrecadando mais de um bilhão de dólares no mundo todo.

Batman: Sangue Ruim (2016)

Batman: Sangue Ruim é um filme de animação lançado diretamente em vídeo em 2016, produzido pela Warner Bros. Animation e distribuído pela Warner Bros. Home Entertainment. O filme é parte do Universo Animado da DC Comics e mostra o que acontece quando Batman desaparece misteriosamente após uma luta com um inimigo desconhecido.

Nesse cenário, Asa Noturna assume o manto do Batman e Robin se torna seu parceiro, enquanto tentam descobrir o paradeiro de Bruce Wayne. Eles também contam com a ajuda de Batwoman e Batwing, dois novos heróis que surgem em Gotham City. Juntos, eles enfrentam uma nova ameaça liderada por Heretic, um clone de Damian Wayne que quer destruir a Bat-Família.

Sangue Ruim foi responsável por expandir a Bat-Família ao introduzir Batwoman e Batwing no Universo Animado da DC Comics, além de mostrar a evolução de Asa Noturna e Robin como heróis independentes. O filme também explorou a relação entre Batman e seus aliados, mostrando que eles são mais do que uma equipe, são uma família.

Deixe um comentário