Transformers: os piores (ou melhores) filmes da franquia

Matheus Martins

Transformers é uma franquia de filmes de ação e ficção científica baseada na linha de brinquedos homônima da Hasbro. Desde 2007, já foram lançados sete filmes dirigidos por Michael Bay, Travis Knight e Steven Caple Jr., que arrecadaram mais de 5 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais. Mas nem todos os filmes são igualmente apreciados pelos fãs e críticos. Neste artigo, vamos analisar os piores (ou melhores) filmes da franquia, levando em conta aspectos como roteiro, atuação, efeitos especiais e diversão.

Num contexto geral, os filmes são completamente mal-avaliados pela crítica especializada, rechaçados e excluídos de outras grandes franquias, com exceção de Bumblebee que é o único com uma nota maior e decente nos sites agregadores de críticas. Por essa razão, muitos dos filmes apresentados aqui possuem notas muito abaixo da média.

7. Transformers: O Último Cavaleiro

Parece que dar uma de Camelot em Transformers não foi uma escolha muito boa, já que o filme O Último Cavaleiro é um dos piores avaliados pela crítica. O filme, que segue com Mark Wahlberg no papel principal, é visto como tudo aquilo que pode dar errado com uma franquia blockbuster, além de extremamente cansativo. O longa foi chamado de estúpido, errático, uma falha de um diretor que trabalha incasavelmente para entregar mais do mesmo.

Com 16% de aprovação no Rotten Tomatoes, e míseros 27% no Metacritic, o filme vai e volta com a mesma fórmula: humanos que apoiam Autobots, humanos que não apoiam. Humanos que não apoiam tentam escravizar os Autobots, então se segue a mesma ladainha de sempre. Boa parte da crítica saiu das sessões desejando sair mais cedo, enquanto outras ficaram tempo o suficiente para avaliar que o filme apresenta tantos personagens desde sua cena de introdução e reserva muito pouco tempo para realmente se aprofundar em entendermos realmente o que eles estão fazendo ali.

6. Transformers: A Era da Extinção

Não ajuda nada quando um filme covardemente foi feito para superar aqueles já existentes, e com A Era da Extinção (que vem antes de O Último Cavaleiro), esse truque não passou despercebido pela crítica. Muitos críticos notaram que o filme não fez qualquer menção aos personagens, especialmente Sam Whitwicky, que era o coração da franquia.

Os problemas de Transformers sempre existiram, e aqui são aprofundados pela crítica: uma ação lixuosa (não confundir com luxo), um estilo de escrita que mais soa como um tiro disperso, humanos bobôs e robôs sem nenhum desenvolvimento; todos defeitos atrelados a Michael Bay, que fica responsável pelas notas abaixo de 20 e 40.

5. Transformers: A Vingança dos Derrotados

Se olharmos para a trilogia original, também não existe nada de muito diferente dali – afinal, os problemas apresentados mais parte teriam que vir de algum lugar, não é mesmo? E para muitos, a ação do segundo filme é aumentada, junamente com seus defeitos. Os críticos não gostaram de tantos KABOOMS e POWS e que partem do começo até o fim a cada minuto do filme.

Para muitos, apesar do filme ser indicado a crianças de 14 anos, eles não vêem como uma criança pode não se sentir cansada com as horas de computação gráfica e mesmas piadinhas envolvendo humanos bobos e robôs oblíquos com frases ensaiadas – isso quando eles falam. A Vingança dos Derrotados não chega nem na metade de uma média, contando com 20% de aprovação no Rotten Tomatoes, e 35% no Metacritic.

4. Transformers: O Lado Oculto da Lua

Quando falamos que a crítica é bastante dura com os filmes, não estamos brincando. Mesmo depois de uma longa e incansável trajetória, os especialistas continuaram a desafiar e questionar Bay por continuar fazendo mais filmes de Transformers, que ainda continuaram, pelo menos para alguns, bobos, sem sentido, idiota e ridículo em várias maneiras.

Algumas das críticas, apesar de serem incisivas, até que apoiaram a visão de que esse era o filme que Transformers deveria ter feito desde o começo, mas já era tarde demais e o estigma sobre uma mera saga de robôs rapidamente transformada em uma guerrinha sobre qualidade ameaçou colocar o filme de volta para a caixa de brinquedos. Se ele não tivesse sido ressuscitado três anos depois, é claro.

3. Transformers: O Despertar das Feras

É um pouco surpreendentemente que o novo filme de 2023 tenha se esquivado da maldição. Com um pouco de esperança, O Despertar das Feras não tirou a franquia do lado verde, mas conseguiu se estabelecer com 53% de aprovação do público até o momento; o que não é perfeito, mas é bom. No Metacritic, a situação continua a mesma dos outros filmes, mas pelo menos passa dos 40 de aprovação nos números atualizados.

O que a crítica está dizendo sobre o filme? Muitos dizem que apesar de repetir a fórmula dos antigos (e muito odiados) filmes, aqui a coisa meio que parece e pode andar para direção certa, sem a mão esdrúxula de Michael Bay e atuações de Anthony Ramos e Dominique Fishback, que recentemente brilharam em produções premiadas, o longa até que consegue ser alvo de uma diversão aproveitável.

2. Transformers

Ninguém faz nada como o original. Assim como os seus erros.

Apesar de ser apontado como tendo uma forma ridícula e um script ridículo, houve quem defendeu o mérito de Bay de conseguir encontrar nossas crianças anteriores em um filme que promove ação, humor e divertimento com sua fórmula introdutória a uma das sagas mais conhecidas nos dias de hoje. O filme se salva da maldição das avaliações com 57% de aprovação no Rotten Tomatoes, e 61% no Metacritic, chegando a um lugar onde muitos não chegariam por vários anos.

1. Bumblebee

E por falar em vários anos, onze anos se passaram para que um filme de Transformers se qualificasse como favorito pelo público, ainda com um Selo Fresh de qualidade. Bumblebee é o filme mais bem-avaliado de todos os circuitos de crítica, sendo descrito como divertido e uma ótima mudança em comparação aos filmes anteriores.

Neste novo filme, a diversão é garantida, mas não é a única coisa a ser elogiada. O filme que era para ser um despretensioso spin-off sobreviveu a uma bolha própria que é sólida, segura, bastante capaz de revitalizar uma franquia e fazer as pessoas acreditarem em Transformers de novo. Muitos até torceram para que essa natureza achada como um tesouro em Bumblebee fosse explorado em outros filmes mais tarde, já que muitas histórias poderiam ser contadas do mesmo jeito agradável que este foi.

Essa foi a lista de filmes de Transformers mais bem (e mal) avaliados pela crítica. Qual deles é o seu favorito?

Deixe um comentário